DESAFIOS JURÍDICOS E SOCIAIS DURANTE A PANDEMIA

06/05/2021 às 09:53
Leia nesta página:

O impacto da pandemia nas questões jurídicas e sociais e os desafios atuais na busca pela justiça.

“Pandemias evidenciam e acentuam desigualdades preexistentes, elevando o risco de agitação social”. Essa é uma das conclusões do estudo publicado pelo Jornal Estadão no início de maio (2021), cujo texto intitulado “Expansão após pandemia: o que a história mostra”, replicado e traduzido de um artigo do jornal The Economist, busca explicar o que o mundo veio aprendendo ao longo das pandemias e intempéries da história humana, desde a cólera que atingiu a França em 1830, o surto de varíola em 1870, a gripe espanhola em 1920 e as 2 guerras mundiais.

Desde março de 2020 o vírus COVID-19 vem impactando a economia mundial, apresentando os mais diferentes desafios nas relações familiares e pessoais, nas questões de trabalho, com relação ao empresariado, no desafio para cura e profilaxia da doença, nas determinações governamentais, e ao que o estudo citado indica, ainda vai trazer diferentes conflitos e por um bom tempo, já que o estudo explica que “as agitações sociais parecem atingir picos 2 anos após o fim da pandemia”.

Ora, o Poder Judiciário, poder responsável pela paz social, finalizou o ano de 2.019 ainda com 77,1 milhões de processos aguardando alguma solução definitiva, com taxa de congestionamento de 69%, ou seja, em cada 100 processos apenas 31 são solucionados definitivamente, então, considerando que de cada 100 mil habitantes apenas 12.000 ingressaram com ação judicial em 2019 (dados do relatório do CNJ – Justiça em Números), é certo que vamos precisar de ajuda extra para fortalecer a justiça, a igualdade, o desenvolvimento, a segurança, a liberdade e o bem-estar de todos, nesses próximos anos. Então, com que podemos contar?

Afinal, se existem direitos, na contrapartida há deveres e obrigações que descumpridos podem ser penalizados e assim, usando das leis vigentes e das técnicas jurídicas, é possível atuar para educar cidadãos, empresas e o próprio Estado a buscar funcionar melhor para conquistar a ordem, o progresso e a almejada paz social!

Importante aos interessados em responsabilizar-se pela construção de um Brasil melhor, saber dos seus direitos e deveres para poderem reclamar quando necessário, lembrando que  as leis estão dispostas no site do governo http://www4.planalto.gov.br/legislacao/ , inclusive a Constituição Federal e o Código de Defesa do Consumidor; há cartilhas de direitos no site da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - https://www.oab.org.br/publicacoes-cartilhas ; nos de defesa do consumidor; em muitos outros locais virtuais, facilmente acessados pelo telefone móvel ou computador.

É o esforço de todos nós brasileiros na busca de informação quanto às Leis, deveres e direitos dispostos para nossa organização em sociedade, e é essa atitude que vai favorecer a boa transição desse tempo de pandemia para um “novo novo” de fato melhor para todos, com expansão econômica e paz social.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos