Ações de revisão do FGTS: o que é verdade e o que é lenda.

07/05/2021 às 09:14
Leia nesta página:

Ações de revisão do FGTS: o que é verdade e o que é lenda. O que é a ação de revisão do FGTS? Quem pode dar entrada nessas ações? E como está essa decisão na Justiça? Qual a expectativa de êxito? Até quando dar entrada na ação? Quem vai receber e quando?

O que é a ação de revisão do FGTS?

Todo trabalhador possui direito a receber mensalmente em uma conta vinculada à Caixa Econômica Federal depósito de 8% sobre o valor de seu salário. O valor depositado nessa conta é atualizado monetariamente, utilizando-se o índice da Taxa Referencial (TR) + 3% ao ano. O problema é que essa atualização não alcança o índice da inflação. Ou seja, o valor depositado acaba sendo corroído pela inflação, e isso traz prejuízos ao trabalhador.

Contudo, a inflação possui índice que atende à sua correção, tal índice é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor ou INPC. Portanto, medida muito mais justa para evitar que o saldo do FGTS dos trabalhadores seja corroído ao longo do tempo, seria mudar o índice de atualização do FGTS, de TR para INPC. Esse é justamente o que se pede com as ações de revisões do FGTS, que seja alterado seu índice de correção, para um índice mais justo, que acompanhe a inflação, seja pelo INPC ou pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

Quem pode dar entrada nessas ações?

Todo e qualquer trabalhador que tenha exercido profissão de carteira assinada entre os anos de 1999 a 2013, inclusive aqueles que já sacaram os valores da conta.

E como está essa decisão na Justiça?

Atualmente, a decisão acerca desse direito aos trabalhadores está pendente de julgamento na mais alta Corte do País, o Supremo Tribunal Federal. Todavia, mesmo pendente de julgamento, as expectativas de êxito são boas, pois em caso similar, o próprio STF já decidiu que a TR não é um índice justo para acompanhar rendimentos, tendo em vista que não acompanha as inflações. Essa decisão foi dada pela Corte quanto à discussão acerca dos índices que deveriam ser utilizados para corrigir os precatórios.

Assim, se já há um precedente a favor da própria Corte, espera-se que o STF mantenha seu entendimento sobre o assunto, dando ganho de causa aos trabalhadores.

É preciso ressaltar ainda que a Corte ainda pode julgar pela procedência do pedido, ou seja, pela correção dos valores de FGTS, porém, com modulação de efeitos, ou seja, estabelecer a partir de quando valerá tal decisão, se com efeitos retroativos, ou somente a partir de determinando período, não incluindo todos os trabalhadores de 1999 a 2013.

O julgamento do STF sobre o caso ocorrerá no próximo dia 13 de maio de 2021.

Qual a expectativa de êxito? Até quando dar entrada na ação?

Claramente a correção do FGTS pela TR, inferior à inflação, fere a Constituição Federal. Não se discute isso. O índice é de fato, inconstitucional, pelo que o direito à correção deve ser assegurado pelo STF, dando ganho de causa aos trabalhadores.

O problema é que, segundo dados do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador – IFGT, 60 milhões de trabalhadores terão direito à correção, impactando em um prejuízo aos cofres públicos de R$ 538 bilhões de reais. Por isso, que a decisão do STF tende a se situar muito mais no campo político do que jurídico. E isso tem solução. O instituto da modulação de efeitos das decisões da corte existe justamente para casos como esse, em que é possível dar ganho de causa mas limitar tais direitos a um certo período de tempo ou mesmo concedendo ajustes para as condições do pagamento, amenizando o prejuízo aos cofres públicos.

Quem vai receber e quando?

É justamente em decorrência dessa possibilidade de modulação de efeitos que entra a necessidade de atenção quanto ao prazo para dar entrada na ação! Em casos anteriores, similares, para amenizar o prejuízo aos cofres públicos, o STF já decidiu a favor dos trabalhadores, mas limitando o direito a quem já deu entrada na ação até a data da decisão. Se isso ocorrer, a decisão só valerá para quem já deu entrada na ação até o dia 13 de maio de 2021.

Não há como ter certeza, se isso ocorrerá, todavia, o ingresso da ação antes dessa data é uma medida de precaução para evitar a perda do direito.

O Mota Advogados conta com uma equipe com especialização e ampla experiência no setor tributário à disposição de seus clientes para qualquer esclarecimento.

Sobre o autor
Aécio Mota de Sousa

Advogado Tributarista. Assessor Jurídico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e da Parnaíba - Codevasf. Sócio Fundador do Aécio Mota Advocacia. Ex-Subprocurador da Câmara Municipal do Crato/CE. Ex-membro do Fundo Previdenciário Municipal de Juazeiro do Norte/CE - Previjuno. Ex-Juiz Leigo do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJCE. Pós-graduado em Contabilidade Tributária pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte - Unijuazeiro.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Atendendo a pedidos, resolvi fazer um artigo explicando as recentes notícias acerca das ações de revisão do FGTS, o que é verdade, o que é mito, e quanto ao prazo para ingresso do pleito judicial.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos