Pets precisam de tutores responsáveis!

Abandonar animais de estimação é crime

07/05/2021 às 21:51
Leia nesta página:

Os tutores devem ter a consciência da adoção responsável ao querer adquirir um animal, há encargos, o ônus da responsabilidade consciente deve ser um costume habitual, diferente do de abandonar os pets em locais públicos ou propriedades privadas.

 

Maus-tratos de animais é crime, denuncie - Prefeitura do Paulista -  Cuidando da cidade, trabalhando pra você.

Como é sabido há uma quantidade enorme de abandono de animais de estimação em locais públicos e propriedades privadas.

Muitos desses animais tiveram um lar, um tutor antes de serem abandonados.

Existem tutores os quais eximem-se da sua responsabilidade, praticando a crueldade do abandono desses seres sencientes.

O Poder Público e a sociedade são responsáveis pela preservação, proteção e cuidado do meio ambiente.

Quem quiser adotar um animal de estimação deve ter a consciência da responsabilidade de criar. Ou seja, não usar desculpas para eximir-se da responsabilidade que quis adquiri.

O Município todo ano faz a campanha de vacinação dos animais domésticos, poderia fazer um cadastro eletrônico do pet, do tutor, fazer um aplicativo para assim amenizar o abandono de animais. Um projeto: "Cadastro do meu pet!"

Uma lei específica também deve ser elaborada pelo poder Legislativo, seja municipal, estadual ou federal, pois os animais de estimação precisam de um respaldo legal mais abrangente, não basta mais o inciso VII, da CF e o art. 32 da Lei 9.605.

É necessário uma lei com eficácia para os delitos cometidos pelo tutor irresponsável.

Uma lei o qual beneficie o tutor responsável também é importante. O tutor responsável podia ter abatimentos em impostos municipais, estaduais e federais. Afinal, ter um pet exigem gastos, logo, não seria bom ter um desconto no Imposto de Renda?

Sobre a autora
Paula Silnas

Tenho as seguintes formações de graduação: Química, Direito e em Letras Língua Portuguesa. Duas especializações: de pós-graduação, uma em Direito Penal e a outra em Direito Civil. Uma pós-graduação em MBA em Psicopedagogia e Pedagogia de Administração de empresas. Professora. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9387077231738483 https://www.direitonet.com.br/artigos/perfil/exibir/339524

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos