Há medidas legais próprias para a separação societária. Mas esse tipo de procedimento também é impactado por aspectos econômico-financeiros. Estamos tratando precisamente da importância de se conhecer com exatidão o valor das quotas societárias.
A falta dessa informação pode ser decisiva mesmo com todos os cuidados legais devidamente tomados.
E isso porque a perspectiva de algum dos lados sair prejudicado pode dificultar imensamente as negociações para a dissolução.
Mas para que essa valoração tenha credibilidade é importante que ela seja feita a partir de meios especializados. Isso porque qualquer erro nesse tipo de cálculo pode induzir a grandes imprecisões e desigualdades. Por isso, dedicamos esse artigo ao assunto, tratando especialmente do papel do valuation (avaliação de empresas).
O que determina o valor das quotas da empresa ?
O valor das quotas de uma sociedade empresarial é determinado pelo valor da própria empresa. E a maneira mais contundente de calcular esse valor é por meio da mensuração do potencial futuro dessa empresa.
Por meio de cálculos usando o fluxo de caixa da empresa é possível entender toda a riqueza que ela tem potencial para gerar no futuro. E, depois, trazer esse montante ao valor presente. Isso garante um valor mais justo para a empresa que não considere apenas o momento presente.
Junto com isso, também é possível estimar seu valor a partir das circunstâncias atuais do próprio mercado. Isso é feito por meio do valor de venda de negócios muito parecidos ou de indicadores que funcionam como parâmetros de cálculo, como o Ebitda, por exemplo.
Por meio desses caminhos, é possível conhecer o valor da empresa, e, por consequência, o valor de suas cotas.
Mas o diferencial de utilizar esse percurso especializado do valuation é justamente a possibilidade de trabalhar com dados mais objetivos, originados de um processo com a credibilidade dos seus métodos e também a imparcialidade do avaliador.
Esses métodos só não são aplicáveis aos casos de dissolução total da sociedade quando a empresa pára de operar. Nesses casos, o mais indicado é sua liquidação, que consiste em deduzir os passivos dos ativos e distribuir as sobras proporcionalmente entre os sócios.
Como saber o valor das quotas pode ajudar ?
Estabelecemos alguns tópicos para definir a importância da valoração das quotas da empresa e demonstrar como isso pode ajudar:
-
Permitir uma negociação mais equitativa entre os sócios, o que tende a torná-la mais fácil;
-
Preservar a empresa por evitar desentendimentos que possam afetar a operação ou a imagem da marca;
-
Evitar futuros ressentimentos entre sócios que conseguiram definir uma dissolução amigável;
-
Deixar as portas abertas para que esse antigo sócio volte a ser um parceiro no futuro.
Conclusão
Nesse artigo tratamos sobre a importância de conhecer o valor das quotas junto com todos os outros cuidados legais que estão no entorno de uma separação societária. E mencionamos o quanto a avaliação econômico-financeira(valuation) é o caminho mais seguro para se obter esse tipo de informação.
Tratamos também sobre os inúmeros benefícios desse cuidado para os sócios. Esperamos que esse artigo tenha contribuído com as reflexões sobre esse tema e te ajude a fazer bons negócios.