1.INTRODUÇÃO
O livro "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" (1904-1905), as ideias expressas por Weber sobre o espírito capitalista e sua origem no protestantismo ainda são objeto de controvérsias.
Weber observa que a religião protestante é predominante entre as classes capitalistas alemãs. Sendo a diferença entre capitalistas protestantes e capitalistas católicos, Weber conclui que a ideologia protestante promove, de uma forma ou de outra, a construção do capitalismo.
O capitalismo age como uma ordem extraordinária na qual o indivíduo está inexoravelmente preso, o empreendedor que não se conforma com a ética capitalista está destinado a desaparecer.
No final, como esperado, a riqueza acumulada perverteu o espírito puritano e enfraqueceu até mesmo o secularismo secular, no entanto, conforme Weber diz que "o capitalismo vitorioso não precisa mais desse apoio religioso, pois repousa sobre alicerces mecânicos".
2. A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO – Resenha.
Escrito entre 1904 e 1905, A ética protestante e o espírito do capitalismo é a obra fundamental e mais conhecida de Max Weber, um filósofo e sociólogo alemão que também era um homem político; Em suas investigações históricas, ele sempre encontrou um ponto de apoio para as questões mais urgentes e atuais da vida política alemã antes e depois da guerra.
O livro "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" (1904-1905) é, junto com suas palestras "O Político e o Cientista", a obra mais conhecida de Max Weber. Apesar dos anos desde sua publicação, as ideias expressas por Weber sobre o espírito capitalista e sua origem no protestantismo ainda são objeto de controvérsias.
Weber observa que a religião protestante é predominante entre as classes capitalistas alemãs. Sendo a diferença entre capitalistas protestantes e capitalistas católicos, Weber conclui que a ideologia protestante promove, de uma forma ou de outra, a construção do capitalismo.
Mas qual é o espírito do capitalismo? Vale a pena perguntar. A ética do capitalismo afirma que o objetivo supremo da nossa vida é a aquisição de riqueza por si só, a busca de enriquecimento não é vista como um meio para um fim; o empresário capitalista não procura enriquecer para se aposentar, mas busca enriquecimento para si mesmo. Prazer, descanso ou aposentadoria não são os objetivos da mentalidade capitalista, embora possa ser o fim dos membros das economias capitalistas que não estão integrados ao sistema.
É característico do pensamento de Max Weber que ele critica a concepção materialista da história; para o sociólogo alemão, não apenas os interesses econômicos determinam a evolução histórica, o movimento das classes e as grandes correntes sociais, mas também influenciam, e principalmente, os fatores psicológicos e religiosos. A partir dessa posição geral, Weber passou a olhar na história das religiões para as concepções que favoreceram ou pararam o desenvolvimento do capitalismo, chegando à conclusão de que o capitalismo é o herdeiro do calvinismo e do puritanismo, ou seja, daquelas correntes originadas a Reforma Protestante na qual a salvação nunca pode vir da renúncia ao mundo, mas de uma incessante atividade moral e material.
Embora o reformador João Calvino tivesse adotado as ideias essenciais de Lutero em sua juventude (negação da autoridade papal, livre interpretação da Bíblia e salvação pela fé), logo surgiram discrepâncias doutrinárias, particularmente no que diz respeito à predestinação. Na teologia calvinista (que prevaleceria com algumas variações em vários países da Europa central e do norte e entre os puritanos ingleses, de cuja emigração o puritanismo americano prossegue), a onisciência divina conhece o destino de todo homem; O homem é salvo não por suas boas obras, mas porque ele foi escolhido por Deus para esse destino. Por outro lado, boas ações são também um comportamento previsto por Deus, de modo que os homens destinados à salvação também estão destinados a levar uma vida justa.
Paradoxalmente, em vez de levar à inação, essa doutrina teve um efeito profundamente moralizante entre os crentes, que, de alguma forma, se esforçaram para alcançar uma integridade moral absoluta que lhes permitisse supor que eles estavam entre o grupo dos escolhidos a salvação. O próprio Calvino prescreveu o rigor moral e, em face de qualquer tipo de ociosidade ou retirada do mundo, a dedicação do trabalho duro; outro aspecto doutrinal de grande relevância para o desenvolvimento econômico foi aceitar, em contraste com o catolicismo, a legitimidade dos empréstimos com juros.
Para os calvinistas e puritanos, impulsionados especialmente por sua rigidez para dar a todas as coisas humanas um significado sagrado e obter desse significado a confirmação de sua fé em ser escolhidos para a salvação, o trabalho e sua organização racional tornam-se uma ordem. Isto é para ser estabelecido na realidade e na vida, uma ordem que, para o calvinista, é uma fé e uma missão, é a execução da vontade divina. Dedicado ao trabalho e aos negócios, o homem organiza e racionaliza o trabalho e a produção, enriquece a vida humana e interpreta sua vitória comercial da mesma forma que suas realizações na auto perfeição moral: como indicações da escolha de Deus, que Deus tem decidiu sua salvação e a de sua família e ancestralidade.
O objetivo não é a acumulação de capital, nem a satisfação e a alegria que pode produzir; mas, sem ser um fim em si mesmo, esse objetivo guia a organização da vida. O trabalho do homem de negócios moderno, portanto, tem uma fundação religiosa; a organização e a luta comercial estão intimamente ligadas a uma visão de mundo segundo a qual os mais ativos, os melhores (em suma, os eleitos) se organizam, produzem e enriquecem, enquanto os outros, os não eleitos, perdem fatalmente suas batalhas, eles recusam e decaem.
Com estas conclusões, a vida social e econômica é revelada, na filosofia de Weber, como determinada por elementos irracionais e imprevisíveis, e a história se manifesta como um processo muito mais complexo do que o descrito pelo marxismo, não redutível ao esquema do marxismo. Luta de classes como o motor da história. Dentro do próprio núcleo dos eventos econômicos mais típicos, como o capitalismo, a visão da vida e os fatores psicológicos têm uma importância predominante. Até o próprio capitalismo pode ser entendido como uma religião, a religião da atividade e da vitória, tipicamente ligada à concepção ocidental de vida; o seu oposto não é tanto o espírito proletário e comunista como o espírito aristocrático de renúncia e contemplação.
Nestes contrastes, o trabalho de Weber adquire um significado que vai além dos limites estritamente sociológicos e econômicos. Diante de atitudes de passividade e renúncia, o futuro da civilização é baseado na forma ativa, embora limitada e injusta, da vida moderna. Desta forma, Weber anuncia, em algumas ousadas concepções políticas, uma organização sócio-política na qual o princípio do chefe, do "Führer", ao qual as massas são confiadas, reconhecendo nele o exaltar e o próprio diretor, é reconhecido como fundamental. Instintos de força. No entanto, esta visão não exclui uma classe política dominante, da mesma forma que não admite uma política imperialista até depois de alcançar uma unidade social e nacional.
O capitalismo age como uma ordem extraordinária na qual o indivíduo está inexoravelmente preso, o empreendedor que não se conforma com a ética capitalista está destinado a desaparecer.
No entanto, não devemos confundir a eterna "auri sacra fames", a simples ganância com o capitalismo porque, contra o desejo imoderado de obter dinheiro de qualquer forma, o capitalismo admite que nem tudo é válido. O fim é o acúmulo de benefícios por si só, mas esse acúmulo de benefícios deve ser feito de uma maneira que respeite as regras do jogo econômico. A fraude, peculato, desfalque ou nepotismo não são comportamentos aceitáveis dentro da economia capitalista, de fato, a busca da corrupção econômica nas sociedades capitalistas é um marco quase sem precedentes na história da humanidade. Ao contrário do simples desejo por dinheiro, o capitalismo aceita regras precisas e mais ou menos inquebráveis para o jogo econômico.
O capitalismo esteve muitas vezes prestes a se estabelecer, na antiguidade mediterrânea ou no Oriente, mas sempre se chocou com a mentalidade "tradicionalista" segundo a qual um homem trabalha com o propósito de viver ou, no máximo, de viver bem. Muitos comerciantes fizeram capital que usavam para acessar a nobreza ou para viver de rendas, isso quebrou a dinâmica capitalista de buscar mais e mais riqueza e investir os lucros na obtenção de mais benefícios. Em conflito com a mentalidade natural segundo a qual a riqueza é um meio e não um fim em si, o capitalismo tinha dificuldade em se impor como uma mentalidade predominante. Então, como surgiu o capitalismo se fosse contrário ao tradicionalismo secular?
O catolicismo que considerava este mundo manchado pelo pecado original era perfeitamente conformado à mentalidade tradicionalista, os retiros monásticos são um exemplo disso: a verdadeira vida é a vida contemplativa, longe da transitoriedade do mundo. Com Lutero a visão do trabalho mudou no cristianismo e se tornou uma manifestação palpável de amor ao próximo, diante de Deus toda profissão tem o mesmo valor. A característica da reforma foi acentuar o valor ético do trabalho como profissão. Mas em Lutero o espírito do tradicionalismo ainda está vivo, uma vez que o pressuposto da profissão era algo que o homem tinha que desempenhar como uma missão imposta por Deus; a única coisa nova era o desaparecimento dos chamados "deveres ascéticos" (superiores aos "deveres para com o mundo") e o fim da conformidade com a situação atribuída a cada um na vida social ou profissional.
O calvinismo acredita na predestinação da salvação. O homem não pode fazer nada para salvar a si mesmo, ele não é nada comparado a Deus; é o próprio Deus que concede graça aos eleitos. Enquanto o católico pode obter o perdão dos seus pecados na confissão e a luterana poderia reparar com boas obras atos de fraqueza, o calvinista não podia fazer nada para obter a graça de Deus e a vinda do próprio Deus e não podia fazer nada homem. No entanto, havia um sinal que traía os escolhidos por Deus: sua pureza moral que se estende a todos os atos de sua vida, mesmo os menores. Este puritanismo moral levado ao campo profissional fez com que o cumprimento do dever de trabalho fosse por si só, evitando o descanso na riqueza e a ostentação eram sinais da graça divina. O zeloso puritano calvinista conduziu uma vida eticamente planejada e metodizada em todas as áreas de sua existência para buscar neste cumprimento da norma a certeza de ter obtido a graça. Essa ânsia puritana no trabalho, tão distante da mentalidade tradicionalista, foi o que permitiu o surgimento do capitalismo na Holanda e na Europa Central, onde predominava a população puritana.
No final, como esperado, a riqueza acumulada perverteu o espírito puritano e enfraqueceu até mesmo o secularismo secular, no entanto, conforme Weber diz que "o capitalismo vitorioso não precisa mais desse apoio religioso, pois repousa sobre alicerces mecânicos". Em outras palavras, uma vez que o capitalismo foi estabelecido, ele assumiu uma vida própria, criando necessidades e construindo os meios para sua perpetuação, sem a necessidade de a ideologia puritana continuar apoiando-a.
Democrata e crítico da democracia, absolutista, mas crítico dos aspectos imaturos do absolutismo, sociólogo e político, historiador imparcial e ao mesmo tempo apaixonado, Max Weber não é importante apenas para a harmonia de seus múltiplos interesses, mas também para a força com que Ele sabia como dar forma e expressão a posições previamente opostas. Ele não é um filósofo abstrato que reduz as contradições em nome da humanidade e da clareza da ciência, mas um homem que vive suas contradições experimentando os limites e a impossibilidade de considerá-los de um ponto de vista unilateral e dogmático.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui se, que nestes contrastes, o trabalho de Weber adquire um significado que vai além dos limites estritamente sociológicos e econômicos. Diante de atitudes de passividade e renúncia, o futuro da civilização é baseado na forma ativa, embora limitada e injusta, da vida moderna. Desta forma, Weber anuncia, em algumas ousadas concepções políticas, uma organização sócio-política na qual o princípio do chefe, do "Führer", ao qual as massas são confiadas, reconhecendo nele o exaltar e o próprio diretor, é reconhecido como fundamental. Instintos de força. No entanto, esta visão não exclui uma classe política dominante, da mesma forma que não admite uma política imperialista até depois de alcançar uma unidade social e nacional.
REFERÊNCIAS
- WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira. 1983.
NERY, Delidio Pereira: Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci - Graduado em História e Geografia pela Universidade Católica Claretiano - Graduado em Pedagogia pela Universidade Unigran - Graduado em Recursos Humanos pela Universidade Pitágoras - Graduando em História pela Universidade Federal de Goiás - Pós-graduado em História e Cultura do Brasil - Educação Especial e Inclusiva - Gestão de Pessoas e Liderança - Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Educação e Sociedade - Psicopedagogia.