Juiz defere Recuperação Judicial da Unifemm e caso pode servir para o Cruzeiro

Caso pode servir para o Cruzeiro

Leia nesta página:

Associações e Fundações podem ser beneficiados por Recuperação Judicial

Em recente decisão o juiz da 1º Vara Cível de Sete Lagoas - MG, Dr. Roberto das Graças Silva, deferiu a Recuperação Judicial da Unifemm - Fundação Educacional Monsenhor Messias. A decisão é polêmica, tendo em vista que a Recuperação Judicial é um instituto jurídico criado para amparar sociedades empresárias. (Processo 5003595-71.2021.8.13.0672)

Ao longo dos anos várias fundações e associações brasileiras tiveram os pedidos de Recuperação Judicial e Falência indeferidos, justamente pela ausência de previsão legal. Todavia, em deliberação de setembro de 2020 a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve decisão dada pela 5ª Vara Empresarial que aceitou o pedido de recuperação judicial da Universidade Cândido Mendes e da sua mantenedora, a Associação Sociedade Brasileira de Instrução - ASBI.

O caso é bastante parecido com o da Unifemm, haja vista que a Fundação Educacional Monselhor Messias é a mantenedora do Centro Universitário de Sete Lagoas-MG. A decisão de deferimento da Recuperação Judicial emitida por um membro do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) pode beneficiar o Cruzeiro Esporte Clube, o multicampeão time mineiro que passa por sérias dificuldades financeiras.

Vários dirigentes do Cruzeiro já manifestaram o entendimento da impossibilidade de o Cruzeiro (associação) ingressar com pedido de Recuperação Judicial tendo em vista que o clube possui personalidade jurídica de associação. Todavia, a decisão da 1º Vara Cível de Sete Lagoas abre o precedente para o clube ingressar com pedido de Recuperação Judicial tendo em vista que o juiz é membro do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), mesmo tribunal que deverá julgar, na comarca de Belo Horizonte, um possível pedido de Recuperação Judicial do Cruzeiro.

Explicou o juiz sobre a possibilidade de as associações e fundações ingressarem com pedido de Recuperação Judicial:

“Ou seja, embora a lei não contemple expressamente a possibilidade de se conceder o benefício da recuperação judicial às fundações bem como às associações e entidades sem fins lucrativos, a meu modesto aviso, esposo o entendimento de que dentro das circunstâncias que emolduram a espécie, o instituto deve ser concedido não só às fundações, mas também às entidades sem fins lucrativos”.

A controversa decisão do magistrado, portanto, abre lacuna para que o Cruzeiro Esporte Clube ingresse com pedido de Recuperação Judicial.

A sentença é ainda mais polêmica quando ao compulsar os autos verifica-se que a Fundação não apresentou Demonstração de Fluxo de Caixa e documentos hábeis que possibilitem a continuidade da atividade empresarial. Isso mesmo, os processos de Recuperação Judicial possuem fundamento no princípio da “preservação da empresa”. Entretanto a Unifemm e o Cruzeiro não são empresas, como vão dar continuidade na atividade empresarial?

O Dr. Roberto, magistrado do caso, justificou sua decisão com fulcro no princípio da hermenêutica, observe-se: ”De sorte que, guiado pelo princípio de hermenêutica já referido em linhas transatas, e especialmente pela bússola trazida à lume pelo artigo 47 da Lei de Regência”. Dessarte, entendeu o juiz que com base na interpretação de leis e princípios é possível amparar as Recuperações Judiciais de Fundações e Associações na Lei de Falências (11.101/2005).

O caso da Unifemm é bastante similar ao do Cruzeiro. A Fundação possui Patrimônio Líquido próximo de zero, conjuntura esta de falência e não de Recuperação Judicial. Contudo, o magistrado deferiu a Recuperação sem perícia prévia, sem análise apurada das demonstrações financeiras e demais documentos contábeis. O magistrado determinou a Recuperação Judicial com a apresentação, tão somente, de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado de Exercício, sem conferências. No período de Pandemia do Covid-19 os juízes vem dispensando a perícia prévia apara acelerar o salvamento das sociedades empresárias.

Portanto, a discutível decisão é um importante precedente para ser utilizado pelo Cruzeiro Esporte Clube, tendo em vista que a 1º Vara Cível de Sete Lagoas –MG está localizada a menos de 100 km da sede do tetracampeão brasileiro de futebol. Ainda, o famigerado Sada Cruzeiro, várias vezes campeão mundial de voleibol, mandou vários de seus jogos no ginásio da Fundação Monsenhor Messias, agora em Recuperação Judicial.

Espera-se, portanto, que a assessoria jurídica do Cruzeiro esteja atenta para o precedente e ingresse, no mesmo tribunal, com o pedido de Recuperação Judicial do clube, utilizando-se do caso da Unifemm como prova emprestada, esta é a orientação deste humilde torcedor do maior clube futebolístico de Minas Gerais.

Clique aqui para ler a decisão do magistrado no processo da Fundação Monsenhor Messias.

Sobre o autor
Francisco de Paula Antunes Pereira

Advogado, Administrador, Contador, pós-graduado em Contabilidade Empresarial e Auditoria, pós-graduado em Gestão de Pessoas, pós-graduado em Direito Constitucional. Mestre em Direito pela Fumec com ênfase em Esfera Pública e Controle, Doutorando.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Caso de Recuperação Judicial pode beneficiar o Cruzeiro

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos