STF como legislador penal

Criminalização da transfobia

21/06/2021 às 07:22
Leia nesta página:

Este artigo versa sobre a complexidade do sistema judiciário brasileiro diante do julgamento da ADO 26, e como este poder lida com o seu ativsmo judicial e o limite da sua legitimidade democrática

Resumo: O presente ensaio versa sobre os limites legais impostos ao exercício da jurisdição, ao passo que, o crescente ativismo judicial inflama a Suprema Corte, fazendo-se necessário expor uma análise sobre este tema a partir da decisão que criminalizou a transfobia.

Palavras-chave: transfobia, ativismo, análise, limites

  1. Introdução

Com o advento da Constituição Federal de 1988, houve um avanço de jurisprudências referentes a políticas públicas, emanadas do poder judiciário, com posicionamentos voltados para minorias sociais. Tais decisões comprovam que o guardião da constituição ultrapassou a função de análise sistémica, resignada a tal pelos Cartas anteriores, e passou a imiscuir com veemência nas decisões proferidas pelo Poder Legislativo e no comportamento produzido pelo Poder Executivo. Porém, demonstra-se que esse comportamento não é apenas adotado por aqui. Países como Estados Unidos, Turquia, Canadá e Israel[1] já deixaram decisões, de extrema relevância, nas mãos das respectivas Suprema Corte de seus países. A questão a ser debatida é: até que ponto o judiciário deve emitir opiniões e se interpor nas competências originárias dos outros poderes? Quais são seus limites expressados pela constituição? Essa problemática aborda temas espinhosos como ativismo judicial e legitimidade democrática do Poder Judiciário. O método a ser abordado neste Ensaio é o dedutivo acompanhado de uma pesquisa qualitativa, que teve como base votos e artigos que falam sobre o assunto.

  1.  A Questão do ativismo.
Primeiramente, ativismo judicial é uma interpretação da constituição, feita de forma extensiva, “expandindo o seu sentido e alcance”[2]. Advinda, geralmente, de uma omissão do Poder Legislativo. O ativismo judicial tem sido bastante frequente no Brasil, desde o ano de 1988. Gerado por uma forte crise de representatividade do legislativo. Um exemplo bastante atual da interpretação extensiva feita pelo judiciário foi a AÇÃO DIRETA DE INCOSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO (ADO 26), a qual o Supremo Tribunal Federal entendeu que, enquanto não houvesse, por parte do Poder Legislativo, lei específica que criminalizasse a transfobia, ela seria enquadrada na lei 7.716/1989 (Lei do Racismo) com base no art.5°, incisos XLI e XLII.
 O primeiro ponto acerca dessa discussão é sobre a legitimidade do Supremo Tribunal para propor leis, pois essa decisão, apesar de ter um arcabouço histórico-cultural bastante forte e favorável a ela, desídia o princípio da separação dos três poderes conjuntamente com alguns artigos expostos na constituição. O Min. Ricardo Lewandowski, que foi um dos votos vencidos, reconheceu em seu voto a mora inconstitucional do Congresso, outrossim, identificou que expandir a interpretação do texto constitucional a essa situação não era viável, dado que, essa decisão vai de encontro ao art. 5°, inciso XXXIX, da Constituição, que diz: “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”; e constando que, como foi supracitado, ela (a decisão em prol da criminalização pelo STF) viria ferir o princípio da separação dos poderes, também, o princípio da reserva legal e o da segurança jurídica.
  1. Legitimidade Democrática
Doravante a constituinte de 1988, questiona-se com frequência a legitimidade do judiciário, principalmente a do Supremo Tribunal Federal, para superpor seu ânimo a do executivo e principalmente a do legislativo, ambos frutos de escolha da população. Como já explana o Ministro Luís Roberto Barroso (2012, p.28) sobre o tema da legitimidade democrática, no qual ele afirma que: “o fundamento normativo decorre, singelamente, do fato de que a Constituição brasileira atribui expressamente esse poder ao judiciário e, especialmente, ao Supremo Tribunal Federal”, todavia, essa função contramajoritária não deve extrapolar os limites expostos pela Constituição Federal; devendo o judiciário, principalmente a Suprema Corte, buscar um equilíbrio entre a autoconteção judicial e ativismo. Decerto que corroborando com a sustentação do princípio da separação dos três poderes, citado no tópico 2 e o princípio da reserva legal, há o Habeas Corpus 121.835 que adverte que:
Cumpre ter presente, sempre, que, em matéria penal, prevalece o postulado da reserva constitucional de lei em sentido formal, pois – não é demasiado enfatizar – a Constituição da República somente admite a lei interna como única fonte formal e direta de regras de direito penal.[3]
       Pendendo para este mesmo pensamento, tem-se a o art.15 do Pacto Internacional sobre Direito Civil e Político e o art.9° da Convenção Americana de Direitos Humanos. Observa-se, então, resquícios de um possível limite que a Suprema Corte insiste, muitas vezes, em ultrapassar para poder impor um ativismo baseado no valor moral presente na psique da maioria dos magistrados.
Conclusão:
Portanto, conclui-se que o Poder Judiciário, como guardião da Constituição (art.102, da Constituição Federal) tem legitimidade para se interpor de forma proativa em determinados fatos que podem ir de encontro com a Carta Magna Brasileira, elevando sua interpretação para alcançar temas que podem não estar explícitos na constituição. Por outro lado, não é de sua natureza a capacidade de postular leis; sendo resguardada está função ao Poder Legislativo, cabendo ao judiciário respeitar os princípios da constituição, da qual ele próprio é o guardião.
Os limites a serem observados pelo Poder Judiciário, nesse caso, estão presentes em sua própria jurisprudência e previsto no art.5°, XXXIX, da Constituição Federal.

.

Referências

BRASIL[Constituição(1988)]. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, Brasilia,DF: Senado Federal,2016p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf.Acesso em 14 maio.2021.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

BARROSO, Luís. JUDICIALIZAÇÃO, ATIVISMO E LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA. Rio de Janeiro: [Syn]Thesis, vol.5, n°1, 2012, p.23

BRASIL. Lei n° 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça e de cor. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm. Acessado em: 14 de maio de 2021.


[1] BARROSO, Luís. JUDICIALIZAÇÃO, ATIVISMO E LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA. Rio de Janeiro: [Syn]Thesis, vol.5, n°1, 2012, p.23

[2] Ibid., p.25

[3] Disponível em:  http://www.stf.jus.br

Acessado em: 14 de maio de 2021

Sobre a autora
Adryell Cardoso Silva

Graduação da Faculdade de Direito 8 de julho

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos