Guia rápido sobre workflow para advogados

Leia nesta página:

Principais aspectos sobre o workflow para advogados.

Assim como uma empresa fabricante de piso industrial, um escritório de advogados também precisa buscar formas de otimizar seus processos de trabalho no dia a dia.

A otimização de processos de trabalho permite maior produtividade e qualidade nos serviços prestados.

E com a evolução da tecnologia, surgiram diversos meios de otimização para o dia a dia de trabalho dos advogados. Dentre as opções está o workflow.

Neste texto, iremos apresentar um guia rápido sobre o workflow para advogados. Fique conosco e acompanhe.

O que é workflow?

Workflow em uma tradução livre que quer dizer fluxo de trabalho. Pode ser descrito como uma funcionalidade de automação. 

Essa funcionalidade agrupa as etapas e informações relacionadas à execução de determinado trabalho, com o intuito de otimizar seu fluxo.

Uma empresa fabricante de dispositivos para sinalização de segurança que aplica e organiza suas etapas do dia a dia, consegue construir um fluxo de trabalho mais otimizado.

É assim que acontece com um escritório de advocacia que utiliza um workflow que é capaz de trazer para o escritório eficiência, organização e interação entre os membros do escritório.

Hoje em dia, dificilmente um profissional da área advocatícia trabalha sozinho em seu escritório. Por isso, um workflow traz tanta utilidade, pois permite que um grupo de profissionais façam diferentes tarefas e consigam se comunicar entre si.

Além disso, essa funcionalidade delimita o trabalho, organizando as atividades e permitindo o cumprimento dos prazos estabelecidos de modo eficiente.

Mesmo profissionais que trabalham sozinhos, seja em um escritório de advocacia ou em uma fábrica de conectores elétricos, também necessitam de um fluxo organizado, pois isso é o que evita que o profissional fique sobrecarregado. Isso só é possível com separação e sistematização das atividades, estruturando melhor a rotina, que é exatamente o que faz o workflow.

Veja os diferentes modelos de workflow

Agora que já vimos o que é um workflow, vamos conhecer seus diferentes modelos.

  • Workflow ad hoc: neste workflow não existe um padrão de movimentação de informações e dados previamente. É a melhor opção para pequenos grupos de profissionais que querem contar com uma estrutura simples e eficiente de trabalho;

  • Workflow administrativo: é voltado para fluxos de trabalho com processos repetitivos e previsíveis. Cada uma das tarefas tem regras de coordenação simples;

  • Workflow de produção: o workflow de produção é voltado para fluxos de trabalho com informações mais complexas a serem administradas e processos mais críticos.

Esse modelo de workflow consegue gerar diferentes sistemas de informação.

É possível dizer que ter um workflow tornou-se essencial para os profissionais do meio advocatício. 

Fazer uso do workflow é garantir melhor aproveitamento do tempo de trabalho no dia a dia, sendo possível que cada setor da companhia integre seus respectivos workflows para melhor comunicação entre si.

Em suma, seja qual for o segmento de trabalho de um profissional, a automação dos processos é essencial para obter melhores resultados e tornar todo o trabalho ainda mais eficiente e com alto padrão de qualidade.

Sobre as autoras
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos