Seriais Killers, porque o Brasil almeja tanto um criminoso desses?

Leia nesta página:

Uma abordagem simples e direta sobre um assunto que aborda fatos de porque devemos temer que em nossa sociedade possa haver indivíduos classificados como seriais killers.

Após vinte dias de perseguições dentro das matas em busca do criminoso Lázaro Barbosa de Souza, na manhã do dia 28 de Junho de 2021, o caso obteve um desfecho com a sua morte, após a resistência a prisão e troca de tiros contra os oficiais da lei, que responderam esse ataque com igualitária força, ceifando de uma vez por todas a vida de um dos homens mais procurado nas últimas semanas, a qual todos nós acompanhamos através de notícias, sejam elas via redes sociais, jornais eletrônicos, físicos e televisivos; Entretanto é justamente por toda essa repercussão da mídia que eu senti, a necessidade de dar a minha humilde opinião sobre esse assunto. Não possuo um português muito culto e esse vem a ser o meu primeiro artigo, mas o que venho através desse material é mostrar para você caro leitor que está dedicando uma pequena parte do seu tempo para ler, demonstrar fatos dos quais eu penso há bastante tempo sobre o assunto acerca de seriais killers e a necessidade que a mídia muitas das vezes rotula esses indivíduos de forma equivocada. Antes de mais nada, não quero que esse artigo seja tendencioso ou até mesmo ofensivo contra a rede de jornalismo, eu acredito que a informação é de uma certa forma muito útil para a sociedade, mas infelizmente o excesso dela pode Seriais Killers, porque o Brasil almeja tanto um criminoso desses?causar o efeito contrário disso também. E através dessas próximas linhas irei abordar esse assunto, mostrando fatos de outrora sobre esses terríveis criminosos que existem no mundo e o porque devemos agradecer de não termos esses indivíduos em grandes proporções em nosso país.

Primeiramente quero dizer o porque acho que a mídia rotula esses indivíduos de forma errônea. Segundo uma análise social e psicológica feita pelo FBI e pela Agência Nacional de Justiça, nos Estados Unidos, realizadas pelo ex agente do FBI Robert Ressler e John Douglas, um colega de trabalho e também um agente da Unidade de Ciência Comportamental do FBI, através de várias entrevistas com criminosos na época isso permitiu uma forma de classificação desses indivíduos , um Serial Killer é um indivíduo que possui algumas características comuns entre eles, que seriam essas: pessoas que cometem três ou mais assassinatos, utilizando o mesmo modus operandi, em um intervalo de tempo que podem variar entre dias, semanas, meses ou até mesmo anos. São indivíduos que, justamente por seguirem um padrão de vítimas, raramente mudam o seu modo de ataque, com exceções de serem interrompidos ou até mesmo para evitar que uma testemunha possa reconhecer e denunciar sua localização. São indivíduos, cuidadosos, organizados e que possuem uma inteligência bem elevada, além disso são totalmente desprovidos de empatia. 

Observando esses aglomerados de características, logo dá para se notar que esses conjuntos não condizem com o comportamento de Lázaro, vamos pelos fatos. Lázaro não possuía um modus operandi, por onde ele passava, causava destruição e mortes das mais variadas formas, sem seguir nenhum padrão. Ele invadia chácaras e sítios aleatórios, mantinha preso os moradores, alguns ele matava outros não, às vezes estuprava mulheres, outras as obrigavam cozinhar para ele, furtava itens dos mais variados tipos como roupas, armas, munições, alimentos. Algumas casas ele deixava tudo revirado e destruído, outras ele queimava, ou seja ele não seguia um padrão de modus operandi, sempre variando nas mais diversas formas. Outro ponto a se ressaltar é a de que a mídia quase em toda sua totalidade, dizer que o mesmo possuía uma inteligência muito elevada por enganar por tanto tempo as forças policiais, o que não deixa de soar até um pouco, ofensivo, com as forças policiais empenhadas na busca pelo criminoso, mostrando que possivelmente a polícia é pouco preparada para tal caçada. Mas o que todos diziam de ser uma mente criminosa brilhante eu já vejo por outra perspectiva, onde na verdade, Lázaro desde muito novo já sabia como adentrar e sobreviver em matas fechadas, ou seja o que ele possuía era uma expertise em sobrevivência na mata, mas não que o mesmo possuía uma grande inteligência, prova disso foi o fato dele deixar tantas evidências por onde passava. Geralmente seriais killers, são muito metódicos em seus crimes, deixando ou nenhuma evidência para trás, justamente porque esses indivíduos prezam muito o seu anonimato para que dessa forma possam  causar mais assassinatos, buscando suas necessidades homicidas, durante meses até mesmo anos. Existem relatos de assassinos, que mataram dezenas de vítimas e nunca foram presos, um caso bem conhecido e que até hoje é lembrado no mundo todo foi o notório assassino londrino Jack, o Estripador, que no ano de 1988, assassinou várias prostitutas, com requintes de crueldade e alto grau de brutalidade e nunca foi preso, nem se quer a polícia na época sabia sua real identidade. É claro que na época as investigações policiais estavam bem defasadas, nem se comparando com os métodos atuais, dos quais hoje poderiam conseguir evidências e analisar com mais eficiência. Muitos desses métodos de investigações só foram descobertos pela ciência anos mais tarde. Voltando ao assassino que é considerado por muitos como o “pai” dos seriais killers, Jack sabia como se esconder a vista de todos e cometeu seus crimes sem punição alguma e jamais foi descoberta sua real identidade, apenas conjecturas de quem poderia ser.

Creio que o verdadeiro problema que existe em nosso país é infelizmente a facilidade que todos hoje em dia possuem em ter acesso a notícias rápidas e até mesmo “fakes” em celulares, computadores e televisão; E sem apurar essas informações, muitos compartilham em seus meios eletrônicos, causando pânico entre as pessoas. E como se já não bastasse, o jornalismo querendo dar uma resposta rápida para a sociedade, muitas das vezes, além de dar fama rápida para esses criminosos, os informam também de cada passo das operações policiais o que muitas das vezes acabam por atrapalhar as investigações, afinal de contas, criminosos também assistem jornais e acompanham notícias por meios dessas mídias sociais. Prova disso, foi a prisão na última quinta feira, dia 24, do fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, de 74 anos e do caseiro Alain Reis de Santana, de 33 anos,  que abrigaram Lázaro por alguns dias ofertando comida, provisões e o mesmo também tinha acesso a televisão onde assistia tudo sobre a operação que era feita para capturá-lo dificultando ainda mais as ações policiais. Eu acredito que o jornalismo brasileiro faz um importante trabalho, mas os mesmos não deveriam ser tão detalhistas, principalmente sobre as investigações policiais, porque isso acaba dando vantagem muito grande para o criminoso.

Outro grande erro na minha opinião cometido pela mídia, foi a propagação de idéias contrárias sobre religiões de descendência africana. Na qual eles diziam que Lázaro, carregava consigo, um livro de magia negra, passado a ele pela sua mãe. Não demorou para esse argumento cair na sociedade, como de que ele estava então “possuído” por uma entidade maligna, fazendo alusões a religiões como a Umbanda e o Candomblé. Confesso que nesse momento, percebi que muitas pessoas ainda tem esse preconceito em nosso país, o que sinceramente é uma grande ironia, uma vez sabendo de que essas religiões foram trazidas da África pelos escravos, na época da escravidão e que os mesmos acreditavam em suas divindades e entidades, uma vez que muitos de nós somos descendentes desses coitados e coitadas que foram trazidos até o Brasil, para sofrerem castigos e humilhações, em uma época que não existia Direitos Humanos ou alguém que se sensibilizasse com o destino deles. Sendo submetidos a trabalhos árduos, sem qualquer assistência ou pagamento. Infelizmente esse tipo de assunto já cai no que chamamos de intolerância religiosa, não existe crença ruim, mas sim adeptos dessa crença que acreditam das mais variadas formas e às vezes deturpam o conhecimento que é passado. Vamos analisar os fatos, muitos dizem que umbandistas e candoblecistas fazem pacto com o diabo e outros seres das trevas, da mesma forma que se um jovem se converte ao islamismo é um possível terrorista ou homem bomba. Na época em que vivemos com tantas informações é ridículo acreditar em pessoas que semeiam esses argumentos preconceituosos e de ódio pelas redes sociais. Todas religiões tiveram seus fanáticos, muitos já morreram e morrem diariamente pelas suas crenças religiosas, afinal de contas, na idade média, quantas pessoas não morreram pelos incontáveis anos da cruzada, propagada pela igreja? Creio que já passou da hora de mudarmos esse tipo de pensamento e respeitar a religião do próximo, mesmo que você não concorde com ela.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

No caso de Lázaro o correto a ser feito em meu ponto de vista, era necessário sim a informação pelos meios de reportagem, mas sem dar detalhes das operações. Foi descoberto que o criminoso tinha em seu poder um celular no qual ele conversava com inúmeras pessoas que com toda a certeza passavam para ele como a polícia estava efetuando as buscas, os modos adotados pelos policiais e quais áreas eles faziam buscas.

Em outros países criminosos quando fazem reféns em um prédio ou casas, além da polícia fazer o cerco no local, uma das prioridades é cortar a energia elétrica do local, para que assim o criminoso não possa ter informações das investigações sobre ele, algo que confesso que deveria ser adotado como padrão aqui em nosso país; É óbvio que no caso de Lázaro por ele não ficar muito tempo em um determinado local, isso complicou esse tipo de abordagem. Mas deveriam além de não alertar cada passo da operação policial, a mídia até mesmo propagar notícias falsas de propósito para enganar o criminoso, auxiliando a força tarefa policial a capturar o indivíduo de forma mais rápida e eficiente.

Porque eu acredito que não se deve propagar qualquer criminoso desse tipo como um serial killer? É justamente pelo fato de que devemos agradecer que indivíduos como esses não aparecem em nosso país aos montes, porque como dito acima, seriais killers são pessoas muito inteligentes, organizados e que se mantêm escondidos à vista de todos nós. São pessoas que devido a traumas passados, buscam um tipo específico de vítimas e matam elas de forma calculista e fria, onde infelizmente até serem pegos, muitas vítimas já foram feitas. Até mesmo em países onde a tecnologia policial é bem mais elevada e estruturada do que nosso país, existem seriais que nunca foram pegos, ou quando finalmente foram presos dezenas e até mesmo centenas de vítimas já haviam sido feitas. Exemplo disso temos o antigo e já falecido serial killer  americano Theodore Robert Bundy, conhecido pela mídia como Ted Bundy, onde durante os anos de 1974 à 1978, por vários estados americanos, utilizando de uma grande inteligência criminosa fez incontáveis vítimas mulheres, por onde passava e o mesmo após ter sido capturado em seu interrogatório gabou-se de ter sequestrado, estuprado e matado mais de 30 mulheres, no decorrer de vários anos, sendo que a polícia na época acreditava que ele era responsável por pelo menos os assassinatos de mais de 100 mulheres. O que preocupa quando se utiliza o termo serial killer na mídia é que indivíduos como esses por possuírem uma enorme frieza em seus crimes eles podem ser qualquer pessoa em nossa sociedade, pode ser desde um zelador de um prédio como um cirurgião renomado, eles estão acima de qualquer suspeita, são cuidadosos em suas ações e no que dizem, fingem possuir sentimentos e alguns até mesmo possuem famílias, trabalhos fixos, religião e um círculo de amizade sólida, fazendo com que ninguém próximo perceba seus instintos mais sombrios. Ou seja, essa glamourização em filmes, séries e até mesmo jornais, não sabem o quão perigoso e terrível é ter um homem ou mulher desse tipo andando entre nós, porque infelizmente muitas pessoas não sabem diferenciar o que é ficção do que é realidade.

São pessoas que ganham a confiança dos outros com enorme facilidade, buscando fraquezas e técnicas para evoluírem suas habilidades e refinando suas táticas de abordagem e sobrevivência no convívio com as pessoas ao seu redor; alguns possuem a habilidade de “entrar” na cabeça de suas vítimas ou até mesmo daqueles que os idolatram, fazendo com que cometam crimes a mando dos mesmos, exemplo disso foi de outro serial killer americano Charles Manson e seu culto de seguidores criado no final dos anos 60, responsável pelos mais hediondos crimes da época, em nome de Charles.

Devemos parar de dar tanta glamourização para esses indivíduos porque infelizmente muitas pessoas gostam desses homens e mulheres e se tornam até mesmo fãs desses criminosos; Exemplo disso quando o maníaco do parque foi preso, ele recebeu na prisão, dezenas de cartas de mulheres que se diziam apaixonadas e atraídas por ele, mesmo sabendo de seus terríveis crimes.

Lázaro não era um Serial Killer como muitos jornais o rotulavam, ele se enquadra mais no arquétipo de criminoso maníaco sexual, pela sua obsessão em estuprar e ver mulheres ficarem nuas enquanto cozinhava para ele. E o que mais preocupa é que algumas pessoas mesmo sabendo de todo o terror causado por esse indivíduo ainda o defendem de seus crimes, dizendo que a polícia não podia ter disparado tantas vezes, tentando buscar uma explicação racional do porque ele fez o que fez, quando na verdade o que ele tinha era um transtorno de personalidade e uma obsessão por poder, ao subjugar as mulheres e matando os homens para que ele não pudesse ser impedido de cometer seus crimes.

Para finalizar só gostaria de expressar que devemos parar de dar tanta ênfase nesse tipo de criminoso e parar de rotular de forma errada os mesmos. O criminoso teve seu fim, mas a investigação ainda está apenas no começo, porque agora o caso abre outras linhas de investigação, ao buscar as outras pessoas envolvidas em todos esses crimes e que possivelmente acobertaram e auxiliaram o maníaco sexual Lázaro.

Sobre o autor
Rodrigo Alberto Diniz Cavalheiro

Meu nome é Rodrigo e estou em busca de conhecimento que agregue para possíveis novos artigos, abordando de forma simples e direta para que o leitor se sinta confortável em ver o que é narrado e expressado. Não possuo graduação ainda, mas acredito que tudo se deve a um inicio. Devemos sair de nossa zona de conforto e explorar novos horizontes, visando melhorar a aprendizagem e conhecimento. Venho de uma família onde desde cedo tenho contato com as noticias policiais, devido ao meu pai ser policial civil do estado de São Paulo, ao qual acredito ter sido minha primeira inspiração desde criança, a ter esse gosto sobre as atividades de natureza policial e que com esse conhecimento apesar de não ser profissional, busco falar de forma clara, sobre assuntos relacionados a essa carreira maravilhosa que é a policia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Venho através desse meu primeiro artigo de forma simples e amadora, tentar expor as minhas ideias sobre esse assunto que infelizmente em nossa sociedade, parece haver uma certa glamourização. Acredito que o que eu venho expor possa ser o pensamento de outras pessoas. Por ser meu primeiro artigo, estou aberto a comentários e criticas construtivas afim de melhorar em possíveis novos artigos, sempre é claro tratando com respeito a todo o momento.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos