No passado, a construção de máquinas industriais era feita apenas com os acessórios e dispositivos fundamentais, como as polias, as engrenagens, o motor Weg 2cv, etc. Porém, com as revoluções industriais e os avanços tecnológicos, essa não é mais a realidade, visto que muitos modelos apresentam sistema inteligente.
Quando pensamos nos investimentos em inovações no ramo jurídico, as coisas são um pouco mais complexas e lentas. Resumidamente, isso acontece devido ao fato que a profissão é uma das mais conservadoras que existem, fazendo com que muitos profissionais evitem as novidades para não fugir da base do Direito.
Só que ficar preso no passado é um dos erros mais terríveis que poderiam ser cometidos, pois o que a profissão tem de cautelosa com as novidades, ela tem de competitiva, sendo que os números mais recentes estimam que existem mais de um milhão de inscritos na OAB e mais de 800 mil estudantes de bacharel no País.
Desse modo, se tornar um advogado do futuro, que atualmente envolve implementar estratégias da Advocacia 4.0 e 5.0, é mais do que uma escolha, servindo como uma obrigação. Quer saber como se adaptar às novidades? Continue acompanhando esse artigo e saiba mais!
Invista em tecnologias
Se um fabricante de mesa rústica de madeira decidisse otimizar sua linha de produção, o primeiro passo que ele adotaria é a busca por novas ferramentas, que poderiam otimizar e garantir mais segurança para as atividades. Algo bem semelhante acontece quando pensamos em um advogado do futuro.
Para acompanhar o andamento da sociedade, é fundamental que haja um investimento inicial em novas tecnologias, assegurando processos mais rápidos e precisos. No setor jurídico, as opções de recursos que podem ser solicitadas por alguém que almeja ser um advogado do futuro são bem extensas, podendo incluir:
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Chatbots;
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Jurimetria;
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Blockchain;
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Machine learning;
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Inteligência artificial;
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Internet das Coisas (IoT);
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Entre outras.
Invista em marketing jurídico
Vamos combinar que não tem como um escritório de advocacia captar e criar uma boa base de clientes sem investir em marketing jurídico. Um advogado do futuro sabe disso e busca alternativas vantajosas para se promover sem ferir o Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Sobre o assunto, é válido citar que o setor jurídico impõe várias limitações sobre o que pode ou não ser feito no momento da divulgação, vedando 100% a veiculação de anúncios na TV e no rádio, bem como locais de utilização pública (praças, parques, etc) e eventos não jurídicos (shows, feiras de livros, jogos de futebol, etc).
Ademais, é sempre bom citar que os recursos permitidos devem ser voltados para informar o cliente, não para mercantilizar a profissão. Agora, focando no que é permitido, os profissionais podem marcar presença nas redes sociais, criar sites informativos, desenvolver podcasts, realizar lives e webinários, etc.
Invista em endomarketing
Uma empresa de tendas para eventos pode atuar com uma série de modelos da cobertura do mesmo jeito que um escritório de advocacia pode incluir diversos setores, variando de acordo com as áreas jurídicas ou até mesmo com áreas de atuação (Rh, gerência, limpeza, marketing, etc), devendo todas estarem alinhadas.
Com o investimento em endomarketing, uma empresa consegue reunir não apenas um advogado do futuro, mas um time de profissionais altamente qualificados, que vestem a camisa do time e busca sempre por novos desafios dentro da companhia, possibilitando a retenção de grandes talentos!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.