Parceria na advocacia: vantagens e desvantagens

Resumo:


  • A parceria jurídica é uma estratégia para escritórios de advocacia ampliarem suas áreas de atuação e otimizarem recursos, semelhante às parcerias em outros setores, como empresas que trabalham com produtos como desengraxante alcalino ou balcão refrigerado pequeno.

  • Advogar em parceria pode trazer vantagens como redução de custos, otimização do tempo e ampliação do leque de serviços oferecidos, permitindo atender a uma clientela mais diversificada, como empreendedores de diferentes setores.

  • Entretanto, existem desvantagens como a necessidade de alinhamento no atendimento ao cliente, a dificuldade na mensuração de resultados e a divisão de honorários, o que requer confiança e cooperação entre os parceiros jurídicos.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Contudo, é comum que haja dúvida sobre advogar em parceria. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te explicar quais são as vantagens e desvantagens de formar parceiras na advocacia. Confira!

A parceria jurídica é essencial para colocar em prática nos escritórios de advocacia. Assim como as empresas de outros segmentos, como as que atuam com desengraxante alcalino atuam com parceiros, é possível formar parcerias nos pequenos escritórios e empresas jurídicas que já estão consagradas no mercado.

Decerto que os advogados possuem um grande volume de demanda e podem obter uma certa dificuldade para concluir tarefas no prazo. 

Desse modo, advogar em parceria pode ser a alternativa ideal para solucionar os problemas e obter uma rotina de trabalho eficiente. Afinal, pode contribuir significativamente para otimizar a rotina a fim de obter serviços de qualidade e promover a satisfação dos clientes.

Contudo, é comum que haja dúvida sobre advogar em parceria. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te explicar quais são as vantagens e desvantagens de formar parceiras na advocacia. Confira!

O que é advogar em parceria?

A parceria na advocacia ocorre quando os advogados ou escritório de advocacia se unem a outros profissionais do ramo jurídico com o objetivo de suprir as necessidades. 

Por exemplo, é possível formar parcerias em direitos trabalhistas, a fim de atender essa área que não é especialista. Assim,passa a obter mais clientes, sejam de empresas que atuam com balcão refrigerado pequeno, lojas, entre outros.

Ou seja, o escritório passa a atrair clientes que buscam por serviços que você não faz inicialmente, mas vão ter o conhecimento da qualidade oferecida por você e seu parceiro na advocacia. 

Vantagens e desvantagens formar parceria jurídica

A parceria na advocacia oferece algumas vantagens e desvantagens. Veja a seguir:

Vantagens

Não há como negar que reduzir custos e otimizar o tempo é o desejo de muitos gestores, inclusive dos advogados.

Ao formar parceria na advocacia, é possível ampliar as áreas de atuação na advocacia, ou seja, passa a adotar novas especialidades para alcançar mais clientes. 

Assim, em casos de obter parceiros em outras regiões, não há necessidade de se deslocar para realizar audiências, haja vista que os casos podem ficam responsáveis pelos correspondentes em outra cidade.

Logo, se você não é especialista em direito empresarial quer obter um leque de clientes, como empreendedores que atuam com fabricação de mesa rústica de madeira, entre outros segmentos.

Desvantagens

Como todo lado tem vantagens e benefícios, também há algumas desvantagens. Embora sejam poucos, é ideal compreender quais são elas antes de buscar por parcerias no seu escritório de advocacia.

Uma das principais desvantagens é a relação com os clientes, visto que cada escritório pode obter um modo de realizar o atendimento e nas formas de lidar com o público. Logo, é ideal manter o alinhamento na parceria para oferecer o serviço com qualidade.

Além disso, ao formar parcerias com outros escritórios, decerto que há divisão de responsabilidades. E, ao dividir as tarefas se torna mais difícil mensurar os resultados. Por essa razão é imprescindível contar com parceiros confiáveis, pois todas suas ações podem impactar na imagem do seu escritório.


 

Por fim, também há divisão dos honorários. Portanto, mesmo que o seu escritório conseguir captar clientes, o seu parceiro também irá receber o pagamento e vice-versa. 


 

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.


 

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Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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