1 - A ligação
Através de um duvidoso banco de dados, a instituição financeira entra em contato com o cliente, ligando para seu telefone particular e inicia o processo de OFERTA.
2 - A insistência
A persuasão e a duvidosa técnica de venda confundem o cliente, é comum utilizarem expressões como: "o dinheiro já está disponível, só me indica uma conta para transferir" ou "o senhor foi sorteado para participar desse programa de juros baixo", entre outras famosas frases feitas.
3 - O fechamento
Quando o cliente cede um pouco, é a hora em que o treinado funcionário ataca e faz o fechamento verbal do contrato. Solicita fotos dos documentos por WhatsApp e da o ok para transferência do valor ser realizada na conta do consumidor.
4 - As dúvidas
E agora? Onde está esse contrato?
É um consignado tradicional? Ou é um empréstimo à RMC (cartão consignado)?
Qual taxa de juros a ele aplicada?
As informações são obscuras.
Então vamos a solução...
Procure o telefone da instituição financeira que efetuou a transferência para sua conta;
Ligue, ANOTE O PROTOCOLO e solicite a segunda via do contrato;
Recebendo a segunda via entregue a um profissional para a avaliação da legalidade do contrato;
Não recebendo a segunda via (mais comum), abra uma reclamação junto ao Banco Central descrevendo o ocorrido;
Em seguida, procure um advogado especialista para a propositura de uma ação de exibição de documentos ou a que julgar adequada ao caso.