Animais nos condomínios e nos hotéis, multipropriedade, afins

Aspectos legais e entendimentos dos Tribunais.

Leia nesta página:

Questionamentos ainda pairam sobre a situação de animais em condomínios, sobretudo em hotéis e afins. O que a jurisprudência e a doutrina diz a respeito?

 

Animais nos condomínios e nos hotéis, multipropriedade, afins. Aspectos legais e entendimentos dos Tribunais.

 

O tema foi objeto de grandes debates e discutido exaustivamente, ao ponto de já se ter entendimento jurisprudencial que pacificou qualquer controvérsia. O Colendo Superior Tribunal de Justiça já determinou que não podem as convenções condominiais proibirem a permanência de animais nos condomínios, por ser flagrante violação ao direito de propriedade insculpido na legislação infraconstitucional e na própria Magna Carta.

 

O Superior Tribunal de Justiça já se pronunciou sobre o tema, donde colhemos a seguinte ementa:

 

DIREITO CIVIL. CONDOMINIO. ASSEMBLEIA GERAL. IMPOSIÇÃO DE MULTA PELA MANUTENÇÃO DE ANIMAL EM UNIDADE AUTONOMA. NULIDADE DA DELIBERAÇÃO. CONVENÇÃO E REGIMENTO INTERNO. PRECEDENTE DA TURMA. RECURSO DESACOLHIDO. I - A condômino assiste legitimidade para postular em juízo a nulidade de deliberação, tomada em assembleia geral, que contrarie a lei, a convenção ou o regimento interno do condomínio. II - A exegese conferida pelas instancias ordinárias a referidas normas internas não se mostra passível de analise em sede de recurso especial (Enunciado n. 5 da Sumula/STJ). III - Fixado, com base na interpretação levada a efeito, que somente animais que causem incômodo ou risco a segurança e saúde dos condôminos e que não podem ser mantidos nos apartamentos, descabe, na instancia extraordinária, rever conclusão, lastreada no exame da prova, que concluiu pela permanência do pequeno cão. (STJ – Resp. 10250/RS RECURSO ESPECIAL 1991/0007439-0 – Relator MIN. SALVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA – j. 23/03/1993).

 

Esta mesma colenda corte decidiu, recentemente, que, no julgamento do Recurso Especial de nº 1.783.076-DF, Rel. Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, Terceira Turma, decidido por unanimidade, em 14/05/2019, é ilegítima a restrição genérica contida em convenção condominial que proíbe a criação e guarda de animais de quaisquer espécies em unidades autônomas.

 

A lei determina, inclusive, que os regimentos internos dos condomínios estabeleça normas para que aqueles que possuam animais (pets) em suas unidades obedeçam criteriosos protocolos para que seja assegurado aos condôminos a segurança, a saúde e a salubridade, respeitando-se, inclusive, as normas relativas ao barulho que os bichinhos possam vir a provocar nas unidades que ocupam.

 

A doutrina, já se manifesta no sentido da vedação genérica a criação de animais em condomínio:

 

(...) se o animal não perturbar o sossego ou ameaçar a integridade e saúde dos demais condôminos, nada impedirá que o proprietário possa opor-se à convenção, invocando as normas gerais acerca do direito de vizinhança (art. 1.277 do CC). F ARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson; NETTO, Felipe Braga. Manual de Direito Civil, 3ª Ed. JusPodivm, pg1571, 2019.

 

 

O Conselho da Justiça Federal, nesse mesmo sentido, editou o enunciado 566: "A cláusula convencional que restringe a permanência de animais em unidades autônomas residenciais deve ser valorada à luz dos parâmetros legais de sossego, insalubridade e periculosidade".

 

Contudo, ainda resistem algumas convenções de alguns condomínios as quais insistem na proibição, ilegal, diga-se de passagem, da permanência de animais nos condomínios. Porém, tais convenções são “letra morta”, merecendo a pronta reformulação, por violarem de modo expresso a lei e a Constituição Federal.

 

Tem surgido questionamento interessante no que tange àquelas propriedades, unidades, inseridas em pool hoteleiro, muito comum nos dias atuais, no que diz respeito a que inquilinos possam levar seus pets para ocuparem a unidade, no período em que permaneçam usando aquela propriedade.

 

Exemplificativamente, admita-se que João seja proprietário de uma unidade em um hotel, participe do pool hoteleiro e sua unidade tenha sido locada por Ana, dona de um cachorro da raça Shitsu, que sempre a acompanha nas viagens que faz pelo Brasil.

 

Ela leva o pequeno bichinho na sua companhia e, para sua surpresa, ao chegar no hotel, o animal não pode hospedar-se com ela, porque o regimento interno impede que hospedes estejam nas unidades com animais de estimação.

 

Nesse caso, perguntar-se-ia se aquele regimento interno e a convenção daquele condomínio de hotéis poderia de fato proibir o ingresso de hóspedes que estivessem com animais a tira colo.

 

Do fato emergem situações que demandam cautela para serem analisadas.  A primeira diz respeito ao fato de que a legislação trata de modo expresso de condomínios residenciais. Uma primeira corrente interpretativa da legislação pertinente a matéria poderia muito bem afirmar que não se estende aos hotéis, porquanto hotel não é residência, porquanto a sua utilização é para fins de lazer e comerciais.

 

Assim sendo, se uma norma interna do hotel não permitisse a permanência de animais juntamente com os hóspedes não violaria a Constituição nem o Código Civil, porque não se trata de uma permanência do bichinho em uma unidade residencial autônoma.  

 

Uma segunda corrente interpretativa diria que tanto a legislação, quanto a decisão pacificada do STJ acerca do tema abrange, inclusive os hotéis, as pousadas, os pools hoteleiros e afins, de modo que a proibição seria uma afronta ao que já foi amplamente discutido e debatido.

 

Mas, de toda forma, descremos que a proibição de convenções que impeçam a presença de animais em hotéis seja uma afronta à legislação, sobretudo porque existe uma vastidão de empreendimentos na rede hoteleira que admite a presença do pet do hóspede, durante o período de hospedagem. Aliás, trata-se de um atrativo a mais desses hotéis para angariar mais clientela, que não dispensa a companhia de seu animalzinho de estimação nas viagens que costuma fazer.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 

Desse modo, a rede hoteleira se mostra diversificada ao conter empreendimentos que permitam a hospedagem do dono com seu animal de estimação. Os que não permitem de modo algum ferem a lei.

 

Assim sendo, resta comprovada que a proibição por parte de alguns hotéis de que hóspedes ingressem naquele hotel para lá hospedarem com seus animais de estimação não afronta de modo algum a Constituição Federal e nem a legislação civil.

 

Em que pese o argumento dos proprietários de multipropriedade, pools hoteleiros e afins, de que estariam sendo violados no seu direito de propriedade, tal não subsiste, porquanto não se trata de uma propriedade residencial e, sim, para fins comerciais e o hotel se reserva ao direito de permitir a permanência de animais em suas unidades ou não.

 

 

João Ricardo C. de Oliveira Toledo, advogado, especialista em direito imobiliário, condominial, cível e tributário, professor de cursos de pós-graduação em direito, consultor jurídico e parecerista.

 

 

 

 

Sobre o autor
João Ricardo Cardoso de Oliveira

Advogado, atuante nas áreas imobiliária, condominial, tributária. Parecerista e professor. Especialista em Direito Imobiliário com MBA, Direito Condominial e Direito Constitucional.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O presente artigo foi elaborado com o intuito de lançar luz sobre uma questão ainda suscitada em condomínios e hotéis que diz respeito a presença de animais nestes recintos. Trouxemos o posicionamento jurisprudencial e doutrinários acerca do tema.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos