Você certamente já ouviu falar dos algoritmos utilizados pelas empresas de tecnologia e seu poder de persuasão, para muitos custa chamar de “o perfeito instrumento de modulação”, em outras palavras, modulação algorítmica.
A modulação algorítmica tem como propósito influenciar os comportamentos como a chamada manipulação de mídia. São inúmeros os casos ao longo de nossa história sobre esse tema que tratam sobre a escolha de conteúdo que interessam ao candidato de determinado setor.
Quando vamos para o registro das patentes vemos que os algoritmos hoje são todos devidamente registrados, justamente em razão da patente ser a primeira linha de defesa da propriedade intelectual.
Para se ter uma idéia os algoritmos que têm o poder de identificar padrões, seja de busca, seja de hábitos, tem atualmente cerca de 7 mil patentes, um número assustador. Desse número 7,4% pertencem a Samsung, 4% a Microsoft, o Google 3,5%, Facebook outros 3%, e assim vai. Quem lidera o número de registro de patentes são empresas de tecnologia.
Pois então, qual a importância do algoritmo? O algoritmo identifica através de inúmeros padrões repetitivos quais são suas preferências e é através deste estudo comportamental que a engenharia humana, por meio desses perfis, vai indicar para você que conteúdo irá ser mostrado na web.
O conteúdo que você recebe de anúncios, por exemplo, é pautado nos seus hábitos de consumo que o algoritmo identificou. Cada vez mais as pessoas deixam de ter uma livre escolha para ter uma escolha modulada por um algoritmo.
São os algoritmos comandando a nossa vida através das nossas escolhas alimentadas por dados e mais dados e mais dados.