MUST UNIVERSITY
O PAPEL DO DESIGNER INSTITUCIONAL PARA CURSOS EDUCACIONAIS
Laudicea Almeida Santos
Mestranda em Tecnologia Emergente da Educação
Resumo
A educação digital tem sido uma das maiores propostas de ensino aprendizado pois, o conhecimento ultrapassou os limites territoriais e proporcionou um engajamento sólido na educação. Outrora, os cursos ministrados à distância tinham um olhar preconceituoso em relação as aulas transmitidas de forma digital, porém, o processo de aprendizagem continua aliou-se as mídias sociais a qual, é irrefutável estar distante dessa nova realidade. Nesse contexto, temos que pontuar de forma significativa os profissionais que estão envolvidos em projetos multimídias de educação, por isso, necessitasse de uma equipe multidisciplinar que seja capaz de planejar um projeto educacional composto por professores, tutores, web Designers, conteudistas e principalmente Designer Instrucional; o qual tem o papel fundamental para o desenvolvimento de um projeto pedagógico EAD (ensino a distância), esse profissional é o grande arquiteto de um processo de aprendizagem pois, o mesmo fara um plano de ação de execução com o uso do custo benefício com uma gestão articulada do público alvo que se pretende ensinar. Contudo, não podemos deixar de complementar esse trabalho com atuação de profissionais que venham a corroborar com um crescimento mais ativo e tornando o discente autônomo e produtor de conhecimento, ou seja, tornar um cidadão critico, atualizado e comprometido com a busca do conhecimento. Atualmente, o Designer Instrucional tem ganhado visibilidade no mercado de trabalho devido ao grande acesso de aulas digitais nas suas diversas modalidades e a tecnologia se atualiza constantemente. E por isso, requer desse profissional constante atualizações das ferramentas digitais que surgem constantemente.
Palavras-chave: 1- Processo de Aprendizagem, 2- Planejamento Educacional, 3- Atualização Digital, 4- Produção de Conhecimento.
Abstract
Digital education has been one of the greatest proposals for teaching and learning because knowledge has crossed territorial boundaries and provided a solid engagement in education. In the past, the courses taught at a distance had a prejudiced view in relation to the classes transmitted digitally, however, the learning process continues to be combined with social media which, it is irrefutable to be distant from this new reality. In this context, we have to significantly score professionals who are involved in multimedia education projects, therefore, it would need a multidisciplinary team that is able to plan an educational project composed of teachers, tutors, web designers, content and especially instructional designer ; which has the fundamental role for the development of a distance learning pedagogical project (distance learning), this professional is the great architect of a learning process because, he will make an execution action plan with the use of the cost benefit with a articulated management of the target audience to be taught. However, we cannot fail to complement this work with the performance of professionals who will corroborate with a more active growth and make the student autonomous and producer of knowledge, that is, make a citizen critical, updated and committed to the search for knowledge. Currently, the instructional designer has gained visibility in the job market due to the wide access to digital classes in its various modalities and the technology is constantly updated. And because of that, it requires from this professional constant updates of the digital tools that appear constantly.
Keywords: 1- Learning Process, 2- Educational Planning, 3- Digital Update, 4- Knowledge Production.
2
1 Introdução
A educação é um meio de fazer o indivíduo desenvolver nas várias áreas de conhecimento. Além disso, o profissional de educação deve ser adequadamente preparado para desenvolver projetos pedagógicos de cunho educacional, pois, vivemos constantemente num contexto multimídia com a interação de vários elementos que contribuem para o processo educacional. Por tanto, é indispensável que as habilidades tanto o Design Educacional como Instrucional tem uma relevância significativa para aprendizagem.
A criação de um projeto pedagógico vai além da teoria e pode ser adicionado a um design instrucional, o qual possui um amplo conhecimento e habilidades técnicas que são atreladas as potencialidades que podem ser envolvidas em um projeto educacional. E por isso, faz-se necessário que a capacitação seja o alvo maior para esse profissional, o mesmo deve estar alinhado ao cenário tecnológico que nos cerca. Atualmente, observamos a gama de projetos de ensino à distância tem crescido de forma grandiosa e globalizado. A educação online permite a construção do conhecimento por meio de ferramentas baseadas na web [Bittencourt e Costa 2010].
Desse modo, é importante que o planejamento educacional tenha alguns requisitos que compreendem uma adequação de conteúdos com público alvo, objetivos claros no processo de criação, observar potencialidades que podem ser exploradas na abordagem instrucional. Esse planejamento, deve criar um cenário interativo para a criação e cursos online, os quais venham ser facilitadores no processo de ensino aprendizagem. Segundo Romero Tori, “o corolário é a convergência entre educação à distância e educação
3
convencional, rumo a um novo conceito, que integra o potencial de aproximação oferecido pelas tecnologias interativas ao melhor da educação tradicional” (Idem, 2004).
O plano e mídia educacional para o ensino EAD desenvolvido por um Design Instrucional deve ter calculado o orçamento custo benefício amparado por uma gestão que observe o tipo de curso implantado, o público que deve ser alcançado, interação e dinamismo, todos previamente analisados e avaliados constantemente a fim de obter uma formação que esteja estruturada de forma produzir conteúdos digitais atualizados com a realidade tecnológica mediática. Conforme Shiraiwa et al (2009:112) deve-se reunir as ferramentas necessárias para a compreensão, planejamento, contextualização e representação da informação tendo como foco o usuário.
É primordial que o Design instrucional tenha uma sensibilidade para conhecer de forma ampla e organizada os problemas e a demanda do ensino que se propõe, pois, o feedback é a resposta principal do seu projeto. Porém, esse profissional deve atuar como um facilitador e comunicador de um aprender passível de flexibilização do decorrer do plano de ação e execução. Segundo Filatro (2008), é a atividade e ensino que se utiliza da comunicação para facilitar a aprendizagem. Smith & Ragan (1999) a definem como a facilitação intencional em relação às metas de aprendizagem identificadas.
2 Desenvolvimento
2.1 A Interação Entre Design Instrucional e a Teoria Pedagógica na Pratica.
É possível observar que a profissão de Design Instrucional ou seja, o novo pedagogo da era digital teve seu reconhecimento no Brasil, O Ministério do Trabalho, por
4
meio da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), classificou em março de 2008 a ocupação do Designer Educacional e a sua família: 2394 Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - 2394-35 – Designer educacional/Designer instrucional – Desenhista instrucional, Projetista instrucional [4]. Isso, é o novo paradigma que tenha a função de melhorar o ensino aprendizagem a medida em que há uma interação entre esses profissionais referendados com o intuito de unidos propaguem um ensino de qualidade, interativo e com resultados efetivos que foram baseados em um planejamento educacional.
Por outro lado, não podemos negar que a teoria pedagógica é um caminho de junção entre a tecnologia e a educação, pois, estão conjugados num propósito ímpar de construir conhecimento em forma digital para adequação de ferramentas tecnológicas inegáveis para o conhecimento. O Design é um instrumento que dá visibilidade a uma ideia, a um conceito. (CATAPAN, et al., 2013). Nesse contexto, criar uma separação entre um Design Educacional e um Design Instrucional é um mero paradoxo porque, ambos são interligados entre a teoria e a arquitetura de ferramentas digitais importantes para a fluidez da aprendizagem. O conhecimento é uma construção continua, fluídica, dinâmica que, em rede, toma uma perspectiva inédita como possibilidade. (MORIN; MOIGNE, 2009).
Um exemplo para contextualizar com as referências citadas é um projeto desenvolvido na minha prática pedagógica juntando a teoria e a pratica em uma trilha de conhecimento através de ferramentas digitais. Esse projeto, tem a finalidade de ensinar redação aos alunos do ensino médio e na seleção de concursos públicos, denominado de https://redacaomaxima.com.br/, essa ferramenta tem proporcionado um conhecimento
5
ampliado com uma metodologia inovadora de aprender através dos próprios erros dos alunos. Na concretização do planejamento desse projeto foram utilizados além do acesso ao site o uso de WhatsApp como um meio de tirar dúvidas da escrita incluindo ortografia, sintaxe bem como, o a linguística, concordância nominal e verbal entre outros elementos que contribuem para uma Redação com nota máxima. Por isso, o planejamento foi efetuado e maneira dinâmica e sem as barreiras territoriais, pois os alunos utilizavam o aplicativo de WhatsApp com a fotografia da redação com o intuito e observação de legibilidade de que foi escrito e posteriormente os mesmos eram acompanhados constantemente num si tema integrativo de tirar dúvidas rotineiramente; e as avaliações eram desenvolvidas com a correções através de um relatório de erros e acertos, os quais eram enviados para os alunos.
É importante salientar que os resultados foram perceptíveis e bastante relevantes com aprovação de candidatos em várias seleções. Van Rooij (2010) define, com base no Project Management Institute (PMI), a gestão de projeto como um conjunto de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas organizadas para atender aos requisitos comuns de um projeto, que são documentados e reunidos em cinco grupos de processos, a saber: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Diante disso, pude observar com perspicácia e adequação dos conteúdos identificando os problemas de deficiência de aprendizagem em escrever, criar e executar uma redação de forma prática e eficiente.
Por tanto, observou-se uma evolução entre a pedagogia tradicional e a era do Design Instrucional como verdadeiros engenheiros de uma nova realidade de aprender, compreender através das tecnologias digitais. Para Van Rooij (2011), “as práticas do
6
Designer Instrucional exigem não apenas habilidade de Design Instrucional, mas competências e habilidades de gerenciamento de projeto”.
Considerações finais
Diante dos fatos, o planejamento educacional e algo que não se pode fazer de qualquer maneira, mas num processo continuo pela busca e concretização das melhores ferramentas digitais e o uso efetivo de uma equipe multidisciplinar com um devido preparo para sua efetivação. Há uma ligação pragmática entre a educação teórica pedagógica e o Design Instrucional, pois os mesmos se coadunam para elaborarem projetos que venham desenvolver o melhor material didático e multimídia com a finalidade de alcançar resultados positivos no ensino aprendizagem, sem deixar de estar atualizado com o contexto social de uma tecnologia que devemos a todo instante procurar conhecer o que há de novo no mundo digital para desenvolver um ensino de qualidade.
7
Referências Biográficas
“O designer instrucional e o designer educacional no campo da ead: conceito e prática” Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/9726.pdf.
“Designer educacional ou instrucional: o novo pedagogo da era digital”. Disponível em: < https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/2867>.
“O designer instrucional e o designer educacional no brasil: reflexões para uma visão teórica e prática na ead. ” Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/eco/article/view/3348
“Gestão e design instrucional: construindo intersecções”. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/151.pdf.
“Gestão e uso das mídias em projetos de educação de educação a distância’. Disponível em: https://revistas.pucsp.br//index.php/%20curriculum/article/viewFile/3099/2042
“O design da informação. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/cidi/CIDI-50.pdf