Você conhece o procedimento de interdição?

Leia nesta página:

Para falar sobre interdição, primeiro precisamos esclarecer o que é capacidade, que nada mais é, do que a aptidão que a pessoa tem de adquirir e exercer direitos ou, seja, o que qualifica os indivíduos para praticar todos os atos da vida civil sozinhos.

Para falar sobre interdição, primeiro precisamos esclarecer o que é capacidade, que nada mais é, do que a aptidão que a pessoa tem de adquirir e exercer direitos ou, seja, o que qualifica os indivíduos para praticar todos os atos da vida civil sozinhos. A capacidade de fato é relativamente presumida a partir dos 18 anos de idade, todavia, há situações em que pode vir a ser afastada, e é aí que entra o procedimento de interdição.

Algumas pessoas, por conta da sua condição mental ou física, transitória ou permanentemente, podem vir a perder ao longo da vida o discernimento para praticar determinados atos cotidianos e pela lei são considerados incapazes de exercer suas vontades. Este assunto sofreu grandes alterações com a Lei 13.146/15, o famoso Estatuto da Pessoa com Deficiência. Anteriormente, falava-se a em interdição absoluta, quando o interditado era impedido de exercer todo e qualquer ato, sem a presença de seu curador (o designado para gerir e cuidar de seus atos), bem como, em interdição parcial, na qual se impede apenas a prática de parte de determinados atos, nos limites que fixados em sentença judicial.

Ocorre que a interdição absoluta não é mais autorizada pela lei, tendo em vista que o Estatuto renovado, prevê que a pessoa com deficiência não poderá sofrer nenhuma espécie de descriminação e a sua condição, em regra, não afetará a sua plena capacidade civil, para conduzir a própria vida. Antes, o Art. 1.767 do Código Civil, trazia um rol que enumerava todas as situações nas quais determinadas pessoas poderiam ser interditadas, dentre elas estavam os indivíduos com deficiência intelectual ou mental. O conteúdo foi alterado em face do Estatuto, passando a constar: aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade; os ébrios habituais e os viciados em tóxicos; e os pródigos.

Atualmente, os deficientes podem vir a ser interditados apenas quando constatado que não podem exprimir a sua vontade, não conseguindo gerir a própria vida, e ainda assim, a interdição deverá se dar de modo parcial, para algumas situações. O objetivo dessa mudança no mundo jurídico é evitar desigualdades e resguardar a dignidade da pessoa com deficiência. Além de que, é importante relembrar que a interdição é uma medida excepcional, limitando-se ao campo financeiro, ao âmbito patrimonial, conforme disciplina o Art. 85 da 13.146/15, o que significa dizer, como regra geral, que o ato não deve atingir as escolhas sobre a própria existência do indivíduo.

Segundo o Art. 747 do Código Civil, o pedido de interdição é feito ao Juiz, por meio de um advogado ou defensor público e é normalmente realizado pelos pais, cônjuge, parentes próximos, Ministério Público ou qualquer outra pessoa interessada. Saiba que o Ministério Público só poderá promover a interdição no caso de doença mental grave e, se os demais legitimados não existirem, não promoverem ou não tiverem aptidão para fazer a interdição. Nesse contexto, caso o Ministério Público não seja parte, atuará como fiscal da lei, verificando se o processo corre alinhado às normas citadas.

É importante que antes de entrar com a ação, a família converse com seu advogado ou defensor para definir quais as situações em que o interditado irá necessitar de apoio. Após a entrada da ação e decorrer do processo, o juiz, em audiência, chama o possível interditado a sua presença, para que ele fale sobre sua vida, negócios, bens e outros aspectos, de modo que se possa verificar o seu desenvolvimento intelectual ou estado mental. Além de, claro, analisar o laudo médico, que é de suma importância nesses casos, demonstrando tecnicamente a situação.

Se constatada a incapacidade do indivíduo, o juiz deverá  nomear um curador apropriado à circunstância. Nos termos do Art. 1.762 do Código Civil, será atestada a situação de desenvolvimento do interditado, os limites da responsabilidade do curador para cuidar e gerir os atos do incapaz - que poderão resumir-se, por exemplo, às restrições financeiras, como fazer empréstimos, assinar recibos de alto valor, vender, hipotecar, casar com comunhão total de bens etc. Proferida a sentença, a mesma deve ser levada ao Registro Civil de Pessoas Naturais.

Destaca-se ainda que, a partir do reconhecimento da incapacidade parcial, a pessoa interditada ainda permanecerá como dependente dos pais para fins de pensão por morte, plano de saúde, dentre outros direitos. Vale ressaltar que, a interdição pode encerrar a qualquer momento, desde que exista a cura da deficiência, doença ou situação, em caso transitório.

Sobre a autora
Danielle Almeida Corrêa Pimenta

Especialista em Direito de Família e Sucessões. Advogada desde 2007, com pós-graduação em Direito de Família e Sucessões. Membro da OAB-SP, da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e do Instituto Brasileiro de Direito de Família(IBDFAM). Possui mais de 40 certificações em cursos de extensão na área de família e sucessões. Profissional com expressiva vivência em mediação de conflitos familiares, focada em sempre buscar um caminho conciliatório entre as partes envolvidas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos