Fim da aposentadoria por idade | você não pode ser prejudicado

13/07/2021 às 11:03
Leia nesta página:

Aposentadoria por idade do INSS, veja os documentos necessários para solicitar o benefício

Em 2019, com Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, tivemos a maior e mais prejudicial reforma da previdência. A qual repercutirá, em médio e logo prazo, negativamente na vida de milhares de trabalhadores brasileiros.

Dentre os retrocessos, acham-se a unificação das espécies de benefícios, pondo fim nas aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, as quais passam a ser tratadas como aposentadoria programada. Como se fosse possível programar tal momento, no cenário de desemprego que o governo proporciona.

 Para que quem já havia preenchido os requisitos, até a publicação da reforma da previdência de 2019, as regras são as seguintes:

Para homem, 65 anos de idade, e 60 anos de idade, se mulher, reduzido em 5 anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal. (CF/88, art. 201, § 7º II)

No caso do trabalhador urbano, que se filiaram à previdência a partir de 25 de julho de 1991, precisam comprovar 180 contribuições mensais.

Regra de Transição por idade (INSS): Nessa regra, serão preenchidos 2 requisitos. Primeiro, deve ter 65 anos e 15 anos de contribuição aos homens e 60 anos com 15 anos de contribuição às mulheres.

Em janeiro de 2020, serão acrescentados seis meses a cada ano de idade mínima de aposentadoria (mulheres), chegando a 62 anos até 2023. Os homens também terão esse acréscimo, até chegar a 20 anos em 2029.

Após a reforma da previdência (Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

É assegurada aposentadoria no Regime Geral De Previdência Social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:

65 anos de idade, se homem, e 62 anos de idade, se mulher, observado tempo mínimo de contribuição de 15 anos de tempo de contribuição, se mulher, e 20 anos de tempo de contribuição, se homem.

DO CÁLCULO DA APOSENTADORIA POR IDADE

O cálculo da aposentadoria por idade, consistirá numa renda mensal de 70% do salário-de-benefício, mais 1% deste, por grupo de 12 contribuições, não podendo ultrapassar 100% do salário-de-benefício. (art. 50 da Lei 8.213/91)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR A APOSENTADORIA POR IDADE (INSS)

A solicitação pode ser feita em uma agência do INSS ou pelo aplicativo MEU INSS ou SITE.

Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP);

Documento pessoal de identificação (pode ser Carteira de identidade RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS);

Número de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF [INSCRIÇÃO CPF INTERNET - Receita Federal do Brasil (RFB)];

Certidão de Nascimento ou Casamento;

Documentos que comprovem o exercício de atividades ou o tempo de contribuição para períodos anteriores a julho de 1994. Pode ser a CTPS;

Certificado do Sindicato de Trabalhadores Avulsos ou do órgão Gestor de Mão-de-obra.

Sobre o autor
Valter dos Santos

Acesse: www.professorvalterdossantos.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos