Não consigo a assinatura dos confinantes na Planta e Memorial para Usucapião Extrajudicial. E agora?

23/07/2021 às 06:34
Leia nesta página:

Essa e outras incidências na Usucapião Extrajudicial estão reguladas no Provimento CNJ 65/2017.

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL não admite conflito - até porque, conflito sobre o imóvel é matéria que o JUIZ DE DIREITO deve dar solução, respeitada a ampla defesa, ampla dilação probatória etc - ou seja, elementos estranhos aos atos praticados em Cartório - ainda que um ponto de esperança extrajudicial verifiquemos, desde já, no artigo 18 do PROVIMENTO CNJ 65/2017 que permite ao ilustre Registrador Imobiliário promover a conciliação ou a mediação entre as partes, valendo a transcrição:

"Art. 18. Em caso de impugnação do pedido de reconhecimento extrajudicial da usucapião apresentada por qualquer dos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo ou na matrícula dos imóveis confinantes, por ente público ou por terceiro interessado, o OFICIAL de registro de imóveis tentará promover a CONCILIAÇÃO ou a MEDIAÇÃO entre as partes interessadas.
§. 1º Sendo infrutífera a conciliação ou a mediação mencionada no caputdeste artigo, persistindo a impugnação, o oficial de registro de imóveis lavrará relatório circunstanciado de todo o processamento da usucapião".

Prestígio desde já reconhecido ao trabalho do Delegatário em promover a paz social e evitar mais um processo no já assoberbado Judiciário brasileiro. É importante rememorar que o procedimento de Usucapião Extrajudicial via de regra buscará obter já no bojo da ATA NOTARIAL a assinatura dos Titulares dos direitos registrados ou averbados na matrícula do IMÓVEL USUCAPIENDO assim como dos IMÓVEIS CONFINANTES - porém, se não for possível neste momento - o que é muito recomendável - a solução já está ditada no mesmo Provimento CNJ 65/2017 que apresenta as seguintes opções:

a) DOCUMENTO AUTÔNOMO de anuência expressa formalizado por documento particular com firma reconhecida ou por instrumento público (§ 7º do art. 10);
b) MANIFESTAÇÃO feita ao Escrevente encarregado da intimação mediante assinatura de certidão específica de concordância lavrada no ato pelo preposto (§ 8º do art. 10);
c) NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL feita pelo Oficial do RGI - Registro de Imóveis - ou pelo Oficial do RTD - Registro de Títulos e Documentos (caput do art. 10) - podendo inclusive ser realizada por Carta com Aviso de Recebimento - AR - e também podendo ser realizada mediante o comparecimento da parte notificanda em Cartório (§ 1º, art. 10);
d) EDITAL publicado, por duas vezes, em jornal local de grande circulação, pelo prazo de quinze dias cada um (art. 11).

O ilustre Registrador Imobiliário MARCELO COUTO, em obra sempre consultada e muito recomendada (USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - Doutrina e Jurisprudência. 2019) comenta oportunamente:

"Como se verifica, o EDITAL é a solução não apenas quando o notificando não for encontrado nos endereços conhecidos, como também na hipótese de não se saber seu paradeiro. Diante da previsão legal de intimação por edital quando não for encontrado o interessado, mostra-se descabida a intimação por hora certa".

POR FIM, necessário apontar pontos importantes nesta fase: a inércia dos notificandos considerar-se-á como CONCORDÂNCIA nos termos da parte final do caput do art. 10 do citado Provimento. O EDITAL pode ser publicado através de MEIO ELETRÔNICO bastando que haja ato normatizando a questão no Estado (no Rio de Janeiro temos o Provimento CGJ/RJ 56/2018). EXISTEM CASOS onde mesmo no Procedimento Extrajudicial de Usucapião não será necessária a ANUÊNCIA dos confrontantes e titulares dos direitos registrados/averbados na matrícula. Você já sabe quais são os casos? Falaremos em próxima postagem!

Sobre o autor
Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ - OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos