Usucapião em loteamento irregular

Informativo STJ 700 (Tema 1025)

23/07/2021 às 12:45
Leia nesta página:

Usucapião em loteamento irregular. Informativo STJ 700 (Tema 1025).

Inicialmente, cumpre esclarecer que loteamento irregular é aquele que carece de regularidade registral no Cartório de Registro de Imóveis.

Sem o devido registro é ilegal a abertura de matrícula dos lotes, o que impossibilita o comprador adquirir o direito real de propriedade.

Existem casos onde o loteador tenta regularizar a documentação imobiliária transferindo a propriedade por desmembramento. Entretanto, essa prática é vedada e a matrícula mãe (da terra loteada) acaba sendo bloqueada, o que impede a prática de quaisquer novos atos na matrícula, impedindo a transferência da propriedade.

Veja! O parcelamento do solo urbano poderá ocorrer por meio de loteamento (com abertura de novas vias de circulação) ou desmembramento (com o aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias).

É o que determina o art. 2° da lei n° 6.766/79:

Art. 2o. O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento, observadas as disposições desta Lei e as das legislações estaduais e municipais pertinentes.

§ 1o Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

§ 2o Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

Ocorre que, nos “loteamentos” irregulares existe a abertura de novas vias que se ligam ao sistema viário existente, o que impossibilita a individualização dos lotes por “desmembramento”.

Nesse sentido, a segunda turma do STJ, por unanimidade, no REsp 1.818.564-DF (Tema 1025), decidiu pela possibilidade de aquisição da propriedade por usucapião  de imóvel particular desprovido de registro, decorrente de loteamento irregular.

Assim foi o destaque publicado no Informativo 700 do STJ:

É cabível a aquisição de imóveis particulares situados no Setor Tradicional de Planaltina/DF, por usucapião, ainda que pendente o processo de regularização urbanística.

Na prática, o instituto da usucapião se caracteriza pela aquisição originária do direito real de propriedade, o que possibilita a regularização imobiliária ainda que se trate de imóvel irregular, tendo em vista que tem a peculiar característica de nascer para o direito, produzindo plenos efeitos, sem a necessidade da preexistência de outro proprietário e “limpando” o registro imobiliário.

Ubirajara Guimarães (@ugprofessor)

Veja mais em www.ubirajaraguimaraes.com.br

Sobre o autor
Ubirajara Guimarães

Direito Imobiliário | @ugprofessor | www.ubirajaraguimaraes.com.br Professor. Palestrante. Parecerista. Advogado (Militante em Direito Imobiliário e Tributário no setor público e privado). Corretor de Imóveis e Conselheiro Suplente do CRECI-Ba 9ª Reg., Assessor do Secretário da Fazenda do Município de Lauro de Freitas/Ba., Membro de Comissão de Avaliação Imobiliária do Município de Lauro de Freitas/Ba., Membro da Comissão de Loteamentos e Comunidades Planejadas e da Comissão de Notarial e Registral do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM. Bacharel em Direito (F2J). Pós-Graduado em Direito Imobiliário (UNIFACS). Pós-Graduado em Direito Tributário (IBET). Pós-Graduado em Direito Público com Módulo de Extensão em Metodologia do Ensino Superior (UNIFACS). Pós-Graduado em Direito e Política Ambiental (F2J). Tecnólogo - Curso de Nível Superior de Formação Específica em Gestão Imobiliária (UNIFACS). Técnico em Transações Imobiliárias (IEN).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos