REDES SOCIAIS VICIANTES

Qual a legalidade dos Instrumentos de Controle social dos Aplicativos?

24/07/2021 às 17:01
Leia nesta página:

A nova Nicotina das pessoas, é o celular com ele as pessoas passam milhares de horas grudadas em seus aparelhos.

Bolhas, filtros, algoritmos, preconceito, economia de atenção, liberdade de expressão, autonomia informacional, tudo junto e misturado no universo das redes sociais.

Entre os cinco sites mais acessados no mundo, quatro são redes sociais, isso dá a dimensão do papel delas em nossas rotinas e se você fizer uma pesquisa entre seus amigos sobre onde eles leram, viram ou ouviram a notícia compartilhada, vai ter a certeza de que as redes sociais podem estar criando um universo paralelo, onde o conteúdo recebido é filtrado pelos algoritmos das redes sociais com o único propósito de reter sua atenção, afinal, o negócio das redes sociais é e sempre será sua atenção, mantendo a lógica de quanto mais tempo mais dados, quanto mais dados, mais tempo, e assim se vende publicidade, produtos, serviços e marcas, que são construídas e “falsos mitos erguidos”.

Logo, bolhas para Beslay e Hakala (2007, p. 71) eram entendidas como “um espaço temporário, bem definido, que servia para juntar todas as interfaces, formatos e concordâncias para o gerenciamento de dados pessoais, de grupos, públicos e interações informacionais”.

A bolha criada pela segregação de conteúdo e de pessoas por algoritmos, que para muitos era vista como uma atividade baseada em privacidade, personalização, prioridade, locação, ambiente, circunstâncias e tempo é como “uma membrana semitransparente que pode ser sintonizada para funcionar de modo diferente dependendo do movimento e direção dos dados”.

Dessa maneira, o fluxo informacional para dentro da bolha baseia-se em requisições e necessidade de informação, pois, bolhas podem ser criadas quando quer que sejam necessárias para uma comunidade ou para uso global (Santaella, 2010, p. 166).

Em poucos anos o conceito e a percepção da intervenção dos algoritmos que segregam pessoas e conteúdos para gerar mais atenção evoluiu, seja pelo avançar de um design que prende atenção, seja pela divisão das pessoas em grupos cada dia mais homogêneos, o que empobreceu o debate, ainda que a forma radical de expor a diferença seja a maior das armas neste distanciamento.

Os algoritmos operam para detecção do perfil psíquico, social, econômico, político, enfim, a detecção da forma mentis do usuário, com publicidades que cada dia mais ficam personalizadas para o nosso gosto e necessidade, tudo com o propósito de fazer o match point do marketing digital, a chamada “conversão”.

Para isso vasculham nosso histórico de buscas e curtidas, parametrizam o nosso tempo em cada conteúdo, tudo milimetricamente estudado pelos senhores de nossas escolhas, “os algoritmos”.

Os celulares são de fato a nova nicotina, na fila do banco, na espera do consultório, somos por designs cada dia mais responsivos, embriagados de novas doses viciantes, que nos transforma em prisioneiros de suas telas.

Nossa perspectiva de vida mudou, de grandes telas e páginas de livros e revistas, para as minúsculas telas de nossos celulares, onde tudo é registrado para te oferecer novas e maiores doses.

Um vício que controla mundos paralelos de aceitação plena e distanciamento físico em troca do fraterno abraço, de um curtir no lugar de um: “Olá como vai. Tudo bem?”

É preciso uma desintoxicação digital para percebermos que existe vida longe do mundo digital e que tem muito por ser conversado, lido e discutido fora das telas dos nossos celulares.

Sobre o autor
Charles M. Machado

Charles M. Machado é advogado formado pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, consultor jurídico no Brasil e no Exterior, nas áreas de Direito Tributário e Mercado de Capitais. Foi professor nos Cursos de Pós Graduação e Extensão no IBET, nas disciplinas de Tributação Internacional e Imposto de Renda. Pós Graduado em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca na Espanha. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários, onde também é palestrante. Autor de Diversas Obras de Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos