Um olhar sobre a democracia no Brasil diante dos desgastes das instituições políticas

27/07/2021 às 14:03
Leia nesta página:

A complexa crise brasileira - que comporta variados elementos de naturezas diversas - e que vem se arrastando ao longo dos anos, agora tem demonstrado um poder desestabilizador, trazendo à tona o mal-estar da democracia brasileira.

A crise brasileira é complexa, e certamente comporta variados elementos, por sua vez de naturezas diversas. Ela não é produto de anos recentes, mas se arrasta ao longo dos anos, com variações de ritmo e força, e que agora, entretanto, mais que em outros momentos, se acentua em profundidade e poder desestabilizador. As tradições e dilemas históricos do país, os sintomas que foram se acumulando ao longos dos anos fizeram a sociedade explodir de insatisfação em meados de junho de 2013[1], trazendo à tona a soma das crises institucionais e o mal-estar da democracia brasileira.

Anos após 2013 ainda se vê uma conjuntura seriamente complexa, a crise se profundou e a desilusão social atingiu o campo democrático, fortalecido por discursos autoritários dos setores sociais ultraconservadores e regressistas que atacaram as instituições e os órgãos públicos reforçando desconfiança da população e descrença na própria democracia.[2] Tal situação nos coloca hoje em estado de alerta sob as ameaças que os direitos conquistados no lento caminho democrático tem sofrido.

Diante da crise política, econômica e social se tem visualizado um processo de desinstitucionalização dos direitos[3], desconstrução da democracia e a desmoralização dos partidos políticos somando-se aos desgastes que as instituições de representação política têm vivenciado devido aos altos níveis de corrupção que tem acentuando a confusão entre o interesse público e o privado. Como se sabe, o interesse pessoal da minoria sempre esteve a cima do interesse coletivo na história brasileira.[4] Esse processo tem impossibilitando ainda mais construção de uma ampla cidadania, ao contrário, o sentimento de desamparo, insegurança e descontentamento tem se apossado do espaço do cidadão.

A democracia e a cidadania brasileira ainda são atravessadas de contradições, devido aos anos de instabilidade política, rupturas democráticas e governos autoritários que impossibilitaram um real exercício da cidadania por parte de grande parcela da população.[5] As heranças de uma cultura política autoritária e altamente excludente deixou marcas profundas na formação da sociedade brasileira e sua persistência tem proporcionado um aprofundamento da desigualdade, da exclusão social e a falta de efetivação dos direitos constitucionais.

Os direitos que compõem a cidadania ainda não são amplamente conhecidos pelos cidadãos, principalmente, os grupos sociais que mais necessitam e vivem à margem da sociedade, aqueles que vivem sob a falta de garantia dos direitos civis, da segurança e do acesso à justiça, que se sentem desamparados pelos governos e pelas leis.[6] A profunda desigualdade social compromete o exercício da cidadania devido a exclusão social e o distanciamento desses indivíduos da participação política, no qual a educação –  elemento essencial para o conhecimento dos direitos[7] – ainda é restrita,  permanecendo como uma forte barreira social.[8]

Os jogos de contrarreformas que tem atravessado as instituições políticas, principalmente nos últimos anos, tem transformado o Estado em um instrumento de dominação, aproximando de uma política autoritária, na contramão da luta democrática, e busca reverter as conquistas realizadas na Constituição de 1988. O espírito de renovação que sustentou a nova a República de 1988 foi se desintegrando ao longo dos anos e agora a Constituição Cidadã se agoniza junto a democracia.

Os desafios de pensar o Brasil hoje consiste em consolidar um projeto político que promova revalorização democrática como construção social coletiva. Torna-se um papel fundamental pensar a democracia como instrumento de inclusão dos excluídos como atores sociais, políticos e que promova a confiança da sociedade nas instituições estatais representativas, que fomente a participação e a cooperação. O fortalecimento das instituições democráticas, políticas e o sentimento de nação somente tomará folego quando a grande parcela de excluídos forem incorporados no processo social e forem capazes de obter suas conquistas sociais, quando a cultura democrática for absorvida pela sociedade. Pensar o Brasil hoje é principalmente refletir e debater exaustivamente o tipo de país que nós pretendemos ter.


[1] Conferir: https://www.brasildefato.com.br/2018/06/13/jornadas-de-junho-de-2013-foram-um-marco-nos-protesto-populares-no-brasil visitado em 27 de julho de 2021.

[2] NOGUEIRA, Marco Aurélio. Partidos, movimentos, democracia: riscos e desafios do século XXI. In: Journal of Democracy em Português, Volume 8, Número 2, São Paulo, Novembro de 2019. p. 40.

[3] AMORIM, Maria Salete Souza de. Cidadania e participação democrática. Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, Abril de 2007, UFSC, Florianópolis.

[4] SALLES, Ricardo. O Brasil num olhar. In: BOCAYUVA, Pedro Cláudio Cunca; VEIGA, Sandra Mayrink. (orgs.). Afinal, que país é esse? Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

[5] REALE Júnior, Miguel. Democracia e Cidadania no Brasil. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, v. 21, Março/2002 p. 261-272.

[6] CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. p. 212 – 218.

[7] CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. p. 212.

[8] Conferir: SENADO FEDERAL. Site Institucional: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/11/brasil-tem-11-milhoes-de-analfabetos-aponta-ibge visitado 26 de Julho de 2021; População abaixo da linha da pobreza triplica e atinge 27 milhões de brasileiros – Site CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/04/08/populacao-abaixo-da-linha-da-pobreza-triplica-e-atinge-27-milhoes-de-brasileiros visitado 26 de Julho de 2021.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos