O ESG e o papel do advogado

Leia nesta página:

Os critérios ESG e o seu papel na construção de um novo parâmetro para o desenvolvimento de atividades econômicas.

O ESG e o papel do advogado

Luciana Lanna

Os critérios ESG (do inglês Environmental, Social e Governance) e o seu papel na construção de um novo parâmetro para o desenvolvimento de atividades econômicas têm sido amplamente debatidos em todos os setores da sociedade. Isso porque o engajamento dos investidores e o comportamento dos consumidores estão levando as empresas a se reinventarem e considerarem a sustentabilidade corporativa nos seus modelos de negócio.

Mas essa pressão do mercado financeiro e da sociedade não é por acaso. Já está comprovado que as empresas que adotam critérios ESG performam melhor no longo prazo, recuperam-se mais rapidamente em cenários de crise, e, como consequência, percebe-se um movimento do capital em direção às empresas que incorporam esses critérios, tanto internamente, quanto em toda cadeia de valor do negócio. Portanto, o engajamento das partes interessadas, ou, stakeholders, é parte fundamental nesse cenário em que a sustentabilidade é a palavra de ordem.

A grande contribuição que a sigla ESG trouxe para a já tão discutida sustentabilidade empresarial seja, talvez, o aceleramento do processo de compreensão e implementação do conceito de sustentabilidade, no sentido amplo da palavra, que no final do dia, significa reduzir a incerteza em um fluxo incerto. Significa encontrar uma forma de desenvolver a atividade econômica dentro dos limites planetários, contribuindo para um sistema econômico regenerativo e retributivo.

O conjunto de práticas que integram questões ambientais, sociais e de governança são, portanto, uma importante ferramenta de controle de riscos e as decisões de investimento ESG são criações de valor de longo prazo para os negócios.

Os desafios estão postos: a relação da empresa com os diferentes stakeholders, os internos e com o público externo, relação com a comunidade, a cadeia de fornecedores, capacitação dos conselhos de administração e tantos outros desafios, e o advogado, sem dúvida, tem um papel importante nessa jornada de incorporação dos critérios ESG dentro das empresas. 

Provavelmente o principal papel do advogado é criar caminhos e possibilidades que permitam que a empresa passe a trabalhar as questões como aquelas de direito trabalhista e ambiental, que hoje são tratadas como gestão de risco e administração de passivo, como uma questão estratégica. Essa transição de mindset é fundamental.  

O mapeamento de materialidade da empresa é fundamental para embasar a sua estratégia de contribuição ao desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o advogado desempenha uma importante função de olhar e ensinar a ver de forma diferente e isso poderá ser feito através de um compliance ESG. Essa é uma análise que transcende a conformidade legal.

Para ilustrar, em uma auditoria de compliance ESG, quando se analisa a jornada de trabalho, verifica-se o controle de ponto, o pagamento de hora extra, mas também se existe jornada excessiva, no ambiental, não basta verificar o cumprimento de condicionantes da licença ambiental, deve-se ir além, como a utilização de preceitos da  economia circular através da utilização de matéria-prima reciclada no processo produtivo, gestão dos recursos hídricos e eficiência energética, para citar alguns exemplos.

É certo que as empresas de grande porte estão mais expostas e são mais exigidas, mas isso reflete em toda a sua cadeia de valor, dessa forma, invariavelmente, essas grandes empresas acabam sendo até mais rigorosas do que os próprios dispositivos legais, junto à sua cadeia de fornecedores. Isso significa que empresas de médio e pequeno porte deverão igualmente atender aos critérios ESG.

Auditar a cadeia produtiva é um grande desafio, mas percebe-se que vem sendo feito. Ademais, cada vez com maior frequência, passa-se a olhar o entorno, a comunidade que é impactada diretamente. A falta de um compliance com esse olhar amplo e sistêmico tem gerado impactos extremamente negativos como o dano reputacional de empresas em razão da cadeia de fornecedores.

Por fim, o advogado passa a assumir protagonismo no contexto ESG, quando consegue trazer o olhar estratégico frente às questões que atualmente são encaradas como passivo. Uma vez que a empresa já tenha claro um mapa de riscos e de materialidade, o advogado passa a trabalhar na execução da estratégia corporativa, trazendo os melhores resultados, em outras palavras, sua principal função é concretizar as estratégias ESG da empresa para que se tenha o menor risco possível, trazendo competitividade, resiliência e longevidade para o modelo de negócio do cliente.

Luciana Lanna é advogada especialista em Direito Ambiental, pós-graduada em Regime Jurídico dos Recursos Naturais e coordenadora da área Ambiental e Sustentabilidade do Lemos Advocacia para Negócios.

Sobre a autora
Roncon & Graça Comunicações

Assessoria de Comunicação/Imprensa

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos