Violência psicológica contra a mulher: Nova Lei criminaliza e cria Programa "Sinal Vermelho"

30/07/2021 às 16:43
Leia nesta página:

Violência Psicológica agora tem previsão penal específica, a pena será de 1 a 4 anos de detenção, com o aumento de 1/3 da pena caso a lesão seja grave, gravíssima ou resulte em morte.

Sancionada dia 28 de julho de 2021 a nova lei de proteção à mulher, que traz importante avanço para segurança da vítima, como para a lenta alteração da cultura machista brasileira.

O projeto de Lei 741/2021 define o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como uma das medidas de combate à violência contra a mulher.

A nova lei insere no Código Penal o crime de violência doméstica; aumenta a pena do crime de lesão corporal ocasionado por conta do gênero, instituiu pena de reclusão e estabelece oficialmente o Programa Sinal Vermelho para a Violência Doméstica, que contará com a ajuda de empresas públicas e privadas.

violencia contra mulher

NOVIDADES

A nova legislação insere o crime de violência psicológica contra a mulher no Código Penal.

A lei Maria da Penha (lei 11.340/06) já previa, em seu art. 7º inciso II, a violência psicológica como sendo um dos tipos de violência contra a mulher, porém não existia no ordenamento jurídico penal uma tipologia penal que criminalizasse essa conduta.

De acordo com a Maria da Penha, violência psicológica consiste em "qualquer conduta que cause dano emocional, prejudique ou perturbe o pleno desenvolvimento, ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento e humilhação".

A intenção do legislador é penalizar comentários e críticas que degradam a autoestima da mulher, de forma que, com o tempo, ela própria passe a duvidar de si mesma, sentindo-se mais vulnerável e dependente do companheiro (vitimas de narcisistas que se tornam codependentes, mulheres fragilizadas por ataques constantes a autoestima, no início sutis e posteriormente degradantes e/ou agressivos, por exemplo).

Uma amostra são as constantes afirmações por parte do parceiro como: "Você é burra", "Você não faz nada direito", " Você não pode viver sem mim", “Ninguém fará por você o que eu faço”, "Mulher honesta não usa essa roupa curta", "Ninguém te acha bonita", "sou a única pessoa que consegue te aguentar" , "Tem algo errado com você", "Você é mesmo uma pessoa horrível", "Todo mundo te odeia", "Eu sou a única pessoa que te ama"... etc., etc., etc...

Apenas com a Maria da Penha, quando uma mulher era vítima de violência psicológica, tentava-se enquadrar a questão nos tipos penais de injúria e difamação, o que agora é crime de violência psicológica com previsão penal. Era uma lacuna legislativa, finalmente preenchida.

A nova lei também define um aumento de pena no caso da lesão praticada contra a mulher. Se a lesão for praticada por razões de condição de sexo feminino, a pena será de 1 a 4 anos de detenção, com o aumento de 1/3 da pena caso a lesão seja grave, gravíssima ou resulte em morte.

Antes do agravante, a pena era de detenção de três a um ano.

PROGRAMA SINAL VERMELHO

  Também faz parte da nova lei o Programa Sinal Vermelho, que é uma campanha iniciada pela AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros e pelo CNJ em que a mulher, vítima de violência, poderá procurar uma farmácia cadastrada e mostrar ao atendente um "X" escrito em vermelho na palma da mão, como forma de denúncia de violência de forma discreta. 

O atendente, devidamente orientado e informado sobre o código vermelho, deverá entrar em contato com a polícia para que seja prestada a ajuda.

Outras empresas e instituições também podem atuar, o Banco do Brasil já aderiu à campanha, por exemplo. A intenção é que a iniciativa se expanda e se torne uma forma rápida e discreta para que a mulher denuncie o agressor, já que muitas vezes a violência psicológica é tamanha que a vítima não tem condições (ou medo e vergonha) de pedir ajuda a familiares ou amigos.

Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se informado e atualizado. Curta e compartilhe com quem precisa dessas informações!Nota: As informações fornecidas são genéricas e não poderão ser considerada uma consultoria jurídica ou vir a vincular o advogado ao leitor.

Recomenda-se que eventuais litígios ou casos particulares sejam analisadas por profissional habilitado e especializado, pois circunstâncias peculiares de cada podem implicar em alterações das legislações aplicáveis.Em caso de reprodução total ou parcial do artigo, é obrigatória a citação da fonte, pelos direitos autorais da autora.

*****Colegas advogado (a): Atuamos em regime de parceria, não respondemos questionamentos encaminhados por e-mail ou qualquer outra plataforma sobre dúvidas legais, não emitimos parecer ou dicas sobre casos específicos ou pontuais de seus clientes ou familiares. Obrigada.

Sobre a autora
Sofia Jacob

Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. Atendimento a brasileiros e estrangeiros (inglês e francês). MBA Internacional em Gestão Ambiental pela UFPR. Curso de Contratos Internacionais pela Harvard Law School: Relationship of Contracts to Agency, Partnership, Corporations. Formação em Life Coach. Curso de Produtividade, gestão do tempo e propósito pela PUC/RS. Autora de artigos jurídicos premiados. 2 E-books publicados. É inerente a profissão buscar a superação de limites. Advogar é essencialmente nunca esmorecer e obter a satisfação dos legítimos direitos daqueles que lhes confiaram o trabalho e a arte da defesa jurídica. Contatos: [email protected] Whatsapp +55 41992069378 Nas nossas redes sociais temos diversos artigos e dicas sobre direito de família internacional (divórcio internacional, casamento no exterior, pensão alimentícia em euro/dólar, partilha de bens, guarda de menores, herança internacional, inventário, imigração, cidadania, etc.) Escrito por Sofia Jacob, Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. As informações fornecidas nos artigos são genéricas e não poderão ser considerada uma consultoria jurídica ou vir a vincular o advogado ao leitor. Recomenda-se que eventuais litígios ou casos particulares sejam analisadas por profissional habilitado e especializado, pois circunstâncias peculiares de cada podem implicar em alterações das legislações aplicáveis. Em caso de reprodução total ou parcial do artigo, é obrigatória a citação da fonte, pelos direitos autorais da autora. Colegas advogado (a): Não respondemos questionamentos encaminhados por e-mail ou WhatsApp sobre dúvidas legais, não emitimos dicas sobre casos específicos de seus clientes ou familiares. Trabalhamos com pareceres ou consultas agendadas. Alunos: Aguardem as lives ou nossas aulas na plataforma. Obrigada.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos