Como demonstrar com perfeição o necessário “animus domini” para a aquisição por Usucapião?

31/07/2021 às 22:00
Leia nesta página:

O êxito na ação ou procedimento de Usucapião está intimamente ligado à demonstração da existência da posse com ânimo de dono (animus domini).

A USUCAPIÃO ACONTECE quando reunidos os requisitos que a Lei exige para a sua configuração. Parece simples lendo assim (e na verdade é mesmo), na medida em que seu reconhecimento depende exclusivamente da demonstração cabal do preenchimento dos requisitos. E não adianta o pretendente ter algum deles mas não todos. Como sempre falamos, os requisitos variarão conforme a modalidade mas a MATRIZ da prescrição aquisitiva sempre reclamará TEMPO, COISA e POSSE. Especificamente quanto a este último requisito, não serve QUALQUER POSSE: a posse precisa ser qualificada, ela tem que ostentar ânimo de DONO, o tão chamado "ANIMUS DOMINI"... mas como comprovar que a posse do caso em questão tem ANIMUS DOMINI, tanto no Processo Judicial quanto no Procedimento EXTRAJUDICIAL, em Cartório?

Contar com a experiência de um Advogado Especialista - especialmente quando tal profissional puder orientar DESDE OS PRIMÓRDIOS, quando o pretendente nem mesmo tenha sequer adentrado na posse pode fazer toda a diferença. SIM, infelizmente nem todos os requerentes têm o CUIDADO de guardar a documentação necessária pelo prazo requerido para a Usucapião e podem nem mesmo saber o que guardar, o que fazer, o que utilizar para demonstrar os requisitos, a POSSE QUALIFICADA.

Como ensina o Mestre, Desembargador Aposentado e hoje Advogado Dr. BENEDITO SILVÉRIO RIBEIRO, depois de mais de 41 anos de Magistratura (Tratado de Usucapião. 2012) "em cada caso deverá ser percucientemente analisado o comportamento do possuidor". Continua o brilhante jurista paulista:

 

"(...) O possuidor deve proceder da forma como procede o PROPRIETÁRIO. (...) O pagamento de impostos e taxas é dado INDICATIVO do domínio, sobretudo no referente a terrenos desocupados ou baldios, em que não há um contato direto do possuidor. Além disso, a feitura de CERCAS, fixação de marcos divisórios e tapumes consistem em eventos ou FATOS REVELADORES DA PROPRIEDADE. A posse, no caso, resume-se na EXTERIORIZAÇÃO do domínio, bastando a simples disponibilidade jurídica do bem. (...) A FALTA DE PAGAMENTO de impostos não arreda a posse com animus domini, já que o pagamento implica encargo tributário. (...) A construção de BENFEITORIAS (casa e acessões, como CHIQUEIRO, GALINHEIRO, paiol etc.), conquanto demonstre EXERCÍCIO EFETIVO DA POSSE, animada pelo intento psicológico do possuidor, não constitui pressuposto à configuração desse animus. (...) Exterioriza-se a posse pela PLANTAÇÃO e formação de um pomar, independentemente de benfeitorias, bastando que o imóvel seja CERCADO E LIMPO. (...) Sendo a posse a APARÊNCIA DO DOMÍNIO, basta ao prescribente que SE COLOQUE NA POSIÇÃO DE VERDADEIRO DOMINUS, isto é, com o ANIMUS DOMINI inerente a este, afastando conduta semelhante por parte de outrem".

A Lei não deu exemplos objetivos - o que é muito bom e abre espaço para a boa atuação do Advogado, considerando as PECULIARIDADES de cada caso - exigindo, todavia e sempre, que o requerente POSSUA COMO SEU o imóvel que pretende seja reconhecida a Usucapião. Nesse sentido também se mostra MANSA e PACÍFICA a jurisprudência, que sinaliza:

 

"TJSC. 00009160720118240163. J. em: 06/08/2020. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIA. (...) SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. (...) ALEGADO NÃO PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS PARA A AQUISIÇÃO DE PROPRIEDADE POR USUCAPIÃO. TESE REJEITADA. (...) IMÓVEL URBANO. LIMPEZA, PLANTAÇÃO, CRIAÇÃO DE ANIMAIS E COLOCAÇÃO DE CERCA. CONJUNTO PROBATÓRIO QUE DEMONSTRA O USO DO BEM PELOS SUPLICANTES COM" ANIMUS DOMINI ", DE FORMA MANSA, PACÍFICA E CONTÍNUA POR MAIS DE 10 ANOS. DECISÃO DE PROCEDÊNCIA MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO".
Sobre o autor
Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ - OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos