Preocupações atuais com relação ao armamento no mundo e a importância da conclusão de acordo entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos tendo por base a Carta das Nações Unidas

02/08/2021 às 13:33
Leia nesta página:

É relevante notar que a Carta das Nações Unidas foi criada no cenário internacional para a proteção dos direitos humanos em prol do pacifismo.

É indiscutível que a guerra durante uma boa parte da história da Sociedade Internacional representava um meio legítimo dos Estados se relacionarem. Porém, com o passar dos tempos, surge a Carta das Nações Unidas explicitando que o uso da força contra qualquer território é proibido. Mediante a isso, o Direito Internacional se incumbe de vedar o uso de medidas de força contra determinado Estado, mas há exceções que ocorrem nas hipóteses de legítima defesa ou violência sem justificativa contra Estados.

A base para tal posicionamento se encontra no artigo 2 da Carta das Nações Unidas juntamente com os seus 7 primeiros artigos indicando os princípios que devem nortear a relação da organização internacional com seus membros e também dos Estados entre si. Mediante a leitura dos princípios temos que na Organização prevalece o principio da igualdade soberana entre os Estados membros, e para que eles possam ter direitos e vantagens deverão cumprir de boa fé com as obrigações por eles assumidas em conformidade com a Carta, como resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos para que a paz, a segurança e a justiça internacional não fiquem ameaçados, e não recorrerem à ameaça ou ao uso da força nas suas relações internacionais, ou seja, a Carta apresenta inovação na medida em que proíbe não apenas a guerra, mas toda a forma de uso ou ameaça da força. Além disso, cria todo um sistema de segurança coletiva destinada a coibir um conflito.

Tendo em vista os preceitos acerca da Carta das Nações, é importante uma conclusão de acordo entre os países Coreia do Norte e Estados Unidos para que eles possam resolver pacificamente as suas controvérsias e evitarem, assim, disputas, pois ambos configuram Estados fortes com grande potencial bélico. Além do mais, um acordo é importante para assegurar relações entre estas nações baseadas no respeito ao princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos.

É relevante notar que a Carta das Nações Unidas foi criada no cenário internacional para a proteção dos direitos humanos em prol do pacifismo. Ela é o tratado que estabeleceu a criação da Organização das Nações Unidas, que é intitulada como o principal organismo internacional que tem por objetivo proteger e assegurar os direitos humanos, defender a paz mundial e a segurança internacional, promover o desenvolvimento econômico e social dos Estados e provocar um impulso na representação daqueles entes mais frágeis no contexto das relações exteriores, ou seja, a ONU tem a responsabilidade de fazer permanecer o equilíbrio geopolítico.  

A finalidade da Carta das Nações Unidas é bem clara: manter a paz e a segurança nas relações internacionais entre os Estados, mediante um sistema que proíbe o uso indevido da força contra qualquer Estado, pois os Estados são igualmente soberanos e gozam dos mesmos direitos e obrigações, embora constituam potências distintas.

Os recentes acontecimentos evidenciam que o mundo está em um período de constantes instabilidades. Há autores que consideram a existência de cerca de 40 conflitos armados espalhados pelo mundo, e como consequência dessas guerras locais e nacionais, temos a intensificação dos ataques terroristas culminando na morte de indivíduos inocentes e o deslocamento de milhares de pessoas de seus países para outros com a intenção de melhorar a qualidade de vida, além do fato de que toda guerra gera um grande gasto de dinheiro e uma vasta destruição do patrimônio da nação.

Sabe-se que os conflitos existentes podem ser resolvidos por meio da diplomacia, quando os representantes de cada Estado, como embaixadores e cônsules, tentem, através da conversa, a chegar em acordos vantajosos para ambas as partes. Quando a diplomacia e todos os instrumentos pacíficos falham, surge a guerra, mas, há de se ressaltar que cada guerra tem sua particularidade. Ela pode visar a destruição do adversário, ou a anexação dos seus territórios, ou ainda a sujeição da política interna desse Estado que está sendo atingido aos interesses do Estado agressor.

A partir desse ponto, percebe-se uma grande tensão na geopolítica mundial, principalmente no que se refere ao armamento de alguns Estados, como a Coreia do Norte, que obteve dois avanços: ela demonstrou que tem capacidade para lançar um míssil que poderia atingir a Costa Oeste Norte Americana, e ainda realizou o teste da sua bomba de hidrogênio, que possui uma capacidade grande de destruição em massa. Isso demonstra que as sociedades estão vivendo numa guerra fria entre panos, pois assim como a Coreia, os EUA e a Rússia também vêm demonstrando seu crescente estoque de armamentos bélicos. Diante disso, cresce na população o medo de eclodir uma terceira guerra mundial, o que não seria plausível, pois causaria a destruição da humanidade devido a esse potencial bélico dos Estados.

Mas, é sabido e conforme a ONU que, existindo ameaça à paz, o Conselho de Segurança órgão responsável pelo restabelecimento da paz tomará devidas providências a fim de recuperar a segurança internacional entre os Estados.


Referências:

MACEDO, Paulo Emílio Vauthier Borges de. Comentário ao artigo 2§§ 1 a 4. In: BRANT, Leonardo Caldeira Brant (organizador). Comentário à Carta das Nações Unidas. Editora CEDIN: Belo Horizonte, 2008.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

SIMÕES, Bruno Graça. A Carta das Nações Unidas e a Solução Pacífica das Controvérsias Internacionais , Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, vol.102, p. 913 949, 20107.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos