Você sabia que o planejamento previdenciário pode deixar a sua aposentadoria muito mais vantajosa?

02/08/2021 às 15:48
Leia nesta página:

Como é sabido, com a reforma da Previdência Social as aposentadorias até então existentes passaram a ser chamadas de aposentadorias programadas, assim o planejamento previdenciário nada mais é que isso, programar a sua aposentadoria.

Como é sabido, com a reforma da Previdência Social as aposentadorias até então existentes passaram a ser chamadas de aposentadorias programadas, assim o planejamento previdenciário nada mais é que isso, programar a sua aposentadoria de modo a deixa-la mais vantajosa. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas de como fazer esse planejamento.

Para fazer o planejamento previdenciário o interessado que não dispõe de conhecimento em normas previdenciárias deve necessariamente procurar um profissional que o auxilie e o oriente nesse sentido, é importante que antes de se aposentar o segurado busque um profissional com conhecimento técnico na área para orientá-lo,  pois é ele quem vai analisar o caso de forma correta, encontrar erros que possam prejudicar o cálculo da renda mensal inicial, verificar o melhor momento para se aposentar, se existem, por acaso, períodos que possam beneficiá-lo de alguma forma, a melhor regra para o caso concreto, verificar períodos que possam ser contabilizados e que não constam do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, erros e omissões que devem ser regularizadas perante o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, dentre tantos outros pontos que podem ser avaliados por este profissional, que na maioria das vezes é um advogado.

No entanto, uma grande maioria dos segurados só procura um profissional após o ato de concessão de aposentadoria, e muitas nem tomam ciência de que poderiam estar fruindo de um benefício muito melhor, ou quando não é mais possível a revisão do benefício.

Por isso, é muito importante que antes de se aposentar o segurado procure um advogado de sua confiança para orientá-lo e auxiliá-lo nesse sentido, ou mesmo com o fim de planejar a melhor forma e momento de garantir uma aposentadoria mais segura e vantajosa no futuro, esteja esse futuro próximo ou nem tão próximo assim, e, o melhor, sem jogar dinheiro fora e ganhando muito mais.

O melhor é que o planejamento previdenciário não deve ser utilizado apenas para quem já está perto de se aposentar, mas qualquer pessoa pode fazer uso deste instrumento de grande valia e com vistas a colher os melhores frutos no futuro, como por exemplo, o jovem que acabou de iniciar a sua carreira profissional ou que pretende iniciar.

Portanto, se você for requerer o benefício de aposentadoria, ou tem interesse sem saber quando poderá se aposentar e descobrir a melhor forma e momento de fazer isso, procure logo um advogado de sua confiança e peça uma análise de seu caso, você só precisa levar cópias de sua carteira de trabalho, extrato do contribuições (CNIS), e se existentes, carnês de contribuição, contratos de prestação de serviços, demonstrativos de pagamentos etc.

Sobre a autora
Edilene Pereira de Andrade

Bacharel em Direito pela Universidade Uninove (2009-2013);

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos