A espada de Dâmocles

10/08/2021 às 18:47
Leia nesta página:

Reza a lenda a respeito da espada de Dâmocles que era um dos participantes de uma história moral que faz parte da cultura grega clássica.

 

 

Reza a lenda a respeito da espada de Dâmocles que era um dos participantes de uma história moral que faz parte da cultura grega clássica. O referido mito pertence mais exatamente à história perdida da Sicília que foi escrita por Timaes de Tauromenium por volta de 260 antes de Cristo. É provável que Cícero pode tê-la lido e fez uso desta em suas Tusculanae Disputations.

 

Dâmocles era um cortesão bajulador na corte de Dionísio Primeiro de Siracusa, um tirano notável do século 4 antes de Cristo, na Sicília. Afirmava que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado. Então, Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele somente por um dia, para que ele também pudesse sentir o afável gosto de toda esta sorte.

 

Desta forma, à noite, um grandioso banquete fora realizado onde Dâmocles adorou ser servido como um rei e não se deu conta do que se passava por cima de si. Somente no final da refeição, ele olhou para cima e viu uma enorme espada afiada suspensa por um único fio de rabo de cavalo, exatamente em direção de sua cabeça. Imediatamente perdeu todo o interesse pela excelente comida e pelas belíssimas mulheres ou eunucos que o rodeavam e, então, abdicou de seu lugar afirmando que não desejava mais ser tão afortunado. A lâmina da espada brilhava intensamente diretamente nos olhos de Dâmocles.

 

A espada de Dâmocles é, portanto, uma alusão metafórica, muito usada, para representar a insegurança daqueles com grande poder que podem perdê-lo de repente e para sempre devido a qualquer contingência ou dano iminente.

 

A verdade é que quem inveja o sucesso alheio, certamente desconhece as responsabilidades e mazelas que há em troca. Assim, cada um tem uma espada sobre sua cabeça. Mas a espada não deve ser assustadora nem intimidadora e, sim, uma boa advertência de que a fortuna conquistada se vai e o que realmente vale são as marcas que ganhamos em nossa existência, em contínua aprendizagem.

 

Nada mais dantesco que a incerteza sobre a ética daqueles que foram eleitos para governar. Os recentes acontecimentos políticos no mundo, particularmente, nos EUA, influenciam países como o nosso, onde a democracia ainda insipiente que vige  engatinhante.

 

Em nosso pobre país, muitos que galgam cargos políticos não estão munidos com o desejo sincero de servir o país, nem da entrega vocacional para o bem comum, mas sim, com a esperança de se perpetuar no poder e, ainda, desfrutar da fartura de privilégios e enriquecimento diverso.

 

O atual Chefe de Estado afirmou em 7.1.2021 que a cena de invasão do Capitólio (Congresso norte-americano) ocorrido no dia anterior, poderá se repetir no Brasil, caso o voto impresso não seja instituído. A fim de que possa ser auditado. Justificou que a motivação do fato se deveu a falta de confiança da população no sistema eleitoral. Sem provas, voltou a cogitar, tal qual Trump, de que a eleição fora fraudada.

 

Após mais essa bizarrice presidencial, o Ministro Barroso rechaçou a possibilidade de retorno ao voto impresso no Brasil. Apesar de manifestar respeito à opinião do presidente, o voto impresso traria enorme tumulto ao processo eleitoral brasileiro porque todo candidato derrotado iria pedir recontagem, impugnações e provocar judicializações.

 

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso classificou a invasão do Capitólio como um ato de “apoiadores do fascismo” que finalmente mostraram sua verdadeira face que é antidemocrática e truculenta. Igualmente Maia e Alcolumbre condenaram tais atos nos EUA.

 

O Ministro Luiz Edson Fachin, atual vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do STF afirmou que a democracia brasileira deve ficar em alerta, em razão do triste episódio, que tenta impedir a certificação do presidente efetivamente eleito Joe Biden.

 

Afinal, a alternância de poder não pode motivar nem legitimar a truculência que deixou no episódio um saldo final de quatro mortes e cinquenta e dois presos, na capital dos EUA, em Washington.

 

Também o Ministro Barro condenou a invasão classificando-a como triste episódio. Ratificando a lisura do sistema eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas, assinalando que um novo modelo para eleições futuras no Brasil seria apenas mais um aperfeiçoamento tecnológico.

 

O Ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do TSE, se manifestou in litteris: “A invasão do Capitólio norte-americano revela as graves consequências do sectarismo político odioso. O episódio reforça a importância de uma Justiça Eleitoral altiva. Notícias falsas e milícias digitais não apenas corroem a democracia: elas colocam em risco a vida humana”, destacou no Twitter.

 

A propósito, o Twitter retirou a conta de Trump permanentemente do ar. E, tal decisão fora motivado ao risco de mais incitação à violência. Desta forma, o atual Presidente dos WEUA fica sem se comunicar por suas páginas pessoais nas três principais redes sociais. A página pessoa de Trump no Twitter conta com mais de oitenta e nove milhões de seguidores e era o principal meio de comunicação com o público. Os perfis de Trump igualmente bloqueados no Facebook e no Instagram por prazo indeterminado.

 

Tomara que esse recente pronunciamento do Presidente da República não signifique uma espada de Dâmocles a balançar sobre a democracia brasileira ainda frágil e imatura.

Sobre a autora
Gisele Leite

Professora universitária há três décadas. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Pesquisadora - Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Presidente da Seccional Rio de Janeiro, ABRADE Associação Brasileira de Direito Educacional. Vinte e nove obras jurídicas publicadas. Articulistas dos sites JURID, Lex Magister. Portal Investidura, Letras Jurídicas. Membro do ABDPC Associação Brasileira do Direito Processual Civil. Pedagoga. Conselheira das Revistas de Direito Civil e Processual Civil, Trabalhista e Previdenciária, da Paixão Editores POA -RS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos