Da Violência Psicológica Contra a Mulher e o Programa de Cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica

19/08/2021 às 00:36
Leia nesta página:

a Lei nº 14.188/2021 que define o programa de cooperação “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica” como uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar, alterando a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e também o Código Penal.

A Lei 14.188 / 2021, que estabeleceu um plano de sinalização vermelha contra a violência doméstica, foi aprovada sem rejeição. O texto também incluiu o crime de violência psicológica contra a mulher no Código Penal.

De acordo com a nova lei, os poderes administrativos e judiciário, o Ministério da Relações Públicas, a Defensoria Pública e os órgãos de segurança pública devem estabelecer parcerias para empresas privadas. A letra X escrita na mão de uma mulher, de preferência vermelha, deve ser um sinal de condenação à violência.

De maneira geral, o plano Sinal Vermelho formulado pelo CNJ em 2020 estipula que as mulheres vítimas de violência doméstica escrevam um X na palma da mão ou no papel, exibam em instituições públicas ou empresas participantes, e essas pessoas liguem para a polícia.
 No que se refere ao crime de violência psicológica previsto no artigo 147-B do CP, é importante ressaltar que foi criado para punir os dispositivos existentes na Lei Maria da Penha a respeito dessa violência. Ressalte-se que o crime inclui: “Dano emocional à mulher, dano, perturbação, degradação, ações controladas, comportamentos, crenças e decisões, com ameaças, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, extorsão, ridículo, etc.”. Os crimes podem ser cometidos por homens e mulheres (comum) contra as mulheres, sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos (próprio). Também pode atingir mulheres trans. Para a caracterização de um crime, deve haver intenção, vontade e consciência. Desta forma, o crime terminará em dano emocional e não precisa ser realizado da forma usual, desde que um tipo de comportamento (híbrido alternativo) seja suficiente.
 Ressalte-se que o crime de violência psicológica contra a mulher é crime material, pois requer resultados naturalísticos, não necessariamente conhecimentos profissionais, desde que sejam suficientes relatórios médicos e psicológicos, testemunhos e depoimentos das vítimas. O crime é um crime público incondicional e não requer um representante da vítima.
 De acordo com o artigo 61 da Lei nº 9.099 / 95, esta é uma violação da lei menos provável, entretanto, todos os benefícios previstos em lei estão excluídos. Da mesma forma, um acordo de ação penal não criminal pelo Ministério Público é impossível, mas as prisões no local são possíveis e devem ser determinadas por investigação policial, em vez de um limite de tempo detalhado (TCO), incluindo arbitragem de fiança por um representante ou juiz.
 Se o crime for mais grave, será aplicado primeiro, como sequestro ou prisão particular, se for crime menos grave será absorvido, como lesão. Não se confunde a perseguição à mulher (CP art. 147-A, § 1º, II) com violência psicológica (CP art. 147-B), que é crime público formal, habitual e condicional. Processo significativo, incomum e incondicional.

  Não há dúvida de que a criação deste novo tipo de punição contribuirá para um avanço efetivo no combate à violência contra a mulher. Sob diferentes perspectivas, combaterá a discriminação de gênero e a cultura patriarcal que ainda existe na sociedade e evitará a omissão de normas de se tornar culpado. Razões para impunidade. Por outro lado, há vozes que criticam o artigo 147-B por ser muito aberto, o que pode violar o princípio da legalidade.

Para melhor esclarecer, in verbis

Art. 1º  Esta Lei define o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como uma das medidas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher previstas na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), altera a modalidade da pena da lesão corporal simples cometida contra a mulher por razões da condição do sexo feminino e cria o tipo penal de violência psicológica contra a mulher.

Art. 2º  Fica autorizada a integração entre o Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os órgãos de segurança pública e as entidades privadas, para a promoção e a realização do programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica como medida de ajuda à mulher vítima de violência doméstica e familiar, conforme os incisos I, V e VII do caput do art. 8º da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.

Parágrafo único. Os órgãos mencionados no caput deste artigo deverão estabelecer um canal de comunicação imediata com as entidades privadas de todo o País participantes do programa, a fim de viabilizar assistência e segurança à vítima, a partir do momento em que houver sido efetuada a denúncia por meio do código “sinal em formato de X”, preferencialmente feito na mão e na cor vermelha.

Art. 3º  A identificação do código referido no parágrafo único do art. 2º desta Lei poderá ser feita pela vítima pessoalmente em repartições públicas e entidades privadas de todo o País e, para isso, deverão ser realizadas campanha informativa e capacitação permanente dos profissionais pertencentes ao programa, conforme dispõe o inciso VII do caput do art. 8º da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), para encaminhamento da vítima ao atendimento especializado na localidade.

A nova legislação sinaliza quanto à maior gravidade da lesão corporal em contexto de violência de gênero e dá maior visibilidade à violência psicológica, tanto na esfera criminal quanto para o deferimento de medidas protetivas de urgência. Além do mais, A lei também se aplica às mulheres transexuais, ou seja, pessoas que têm identidade de gênero de mulher.
 Vale ressaltar que a elevação das penas ou criação de crimes, isoladamente, não possuem o condão de trazer automaticamente efeito dissuasório da prática de novos atos de violência contra as mulheres. É essencial que as novas normas penais sejam aplicadas dentro do espírito holístico da Lei Maria da Penha, que prevê a necessidade de concretização de políticas públicas de prevenção e proteção à mulher.
 

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre o autor
Silvio Moreira Alves Júnior

Advogado; Especialista em Direito Digital pela FASG - Faculdade Serra Geral; Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela FASG - Faculdade Serra Geral; Especialista em Direito Penal pela Faculminas; Especialista em Compliance pela Faculminas; Especialista em Direito Civil pela Faculminas; Especialista em Direito Público pela Faculminas. Mestrando em Negócios Internacionais pela MUST University - Flórida - USA

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos