LGPD: Como adequar seu escritório de advocacia

22/09/2021 às 12:54
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Entenda a importância da LGPD e consequências em casos de descumprimento das normas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não somente impactou pequenas e grandes empresas como também os escritórios de advocacia, que precisam ainda ter mais cautela na forma como trata as informações dos seus clientes.

Isso porque, ao contrário de uma loja que vende luva de vaqueta, por exemplo, um escritório retém uma quantidade muito maior de dados, uma vez que elaboração de contratos entre outros trâmites jurídicos necessitam de um volume de dados pessoas mais robusto do que é geralmente visto em outros setores. 

Qual a importância da LGPD e consequências em casos de descumprimento das normas

A LGPD foi criada com o objetivo de proporcionar mais segurança aos usuários quanto ao uso de seus dados pessoais, no qual deve-se assegurar a privacidade do cliente e mantê-lo informado sobre a utilização das informações.

Portanto, a lei gera mais transparência e, consequentemente, gera mais confiança entre empresas e consumidores, bem como, melhora a organização de dados da organização, sendo importante para ambos os lados.

As penalidades, seja para uma loja especializada em caixa de papelão e qualquer outra empresa ou escritório de advocacia podem ser, de acordo com a infração, desde advertência e impedimentos do uso de bancos de dados à multas.

8 dicas para adequar o escritório às normas da LGPD

  1. Crie um banco de dados: é importante que o escritório de advocacia tenha um banco de dados bem organizado com todas as informações dos clientes, isso significa classificar os dados conforme cada operação. Desta forma, o escritório tem pleno conhecimento sobre todas as informações que possui e precisam ser tratadas.

  2. Analise quais informações são realmente importantes: para reduzir o excesso de dados que torna a necessidade de tratamento ainda maior, verificar quais informações são imprescindíveis, é tarefa fundamental.

  3. Alinhe o departamento de tecnologia da informação com as diretrizes: para ter tratar as informações conforme a lei exige, é essencial que o departamento de TI, tenha os conhecimentos necessários para a produção de mecanismo de segurança de dados eficiente para minimizar os riscos de vazamentos.

  4. Treine as equipes: assim como uma empresa que produz um equipamento que contém variadas especificidades, como um compressor parafuso, por exemplo, é preciso que todos os profissionais do escritório receba treinamentos contínuos para reduzir as chances de erros de processos diários.

  5. Reforce os controles de acesso: para reduzir ainda mais as chances de vazamentos, restringir o acesso de pessoas a documentos, dados e processos, tanto digitais quanto físicos, é medida que deve ser tomada com agilidade.

  6. Elabore um método de avaliação de controle de dados: para que a identificação de vulnerabilidades seja realizada de uma forma mais rápida, crie uma metodologia capaz de mensurar a efetividade dos controles de acesso às informações.

  7. Insira cláusulas de adesão à política de privacidade nos contratos: todos os contratos firmados devem conter a cláusula, já que a tarefa é premissa na adequação dos escritórios à lei.

  8. Construa um canal específico de atendimento de solicitações de dados pelo cliente: para agilizar o atendimento ao cliente que pede os dados e para facilitar a organização dos pedidos, crie canais somente para essa demanda.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado na tarefa de adequação à LGPD.

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