Moral e Ética
Um tema tão estudado há tempos e tão presente nos dias atuais, no entanto, por vezes, ausente conscientemente nas relações humanas.
Primeiramente, temos que entender que moral e ética tem definições diferentes, apesar de empregadas como sinônimos.
A palavra Moral é de origem latina e está relacionada a “Morales”, costumes. Assim, pode-se dizer que moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, em um determinado tempo. A moral sofre mudanças constantemente, pois seus valores mudam a todo tempo de acordo com o desenvolvimento social dos povos.
Os valores morais podem ser entendidos como direcionamentos para a escolha das ações, o chamado senso moral. Na vida dentro de uma mesma sociedade os indivíduos compartilham os mesmos valores morais, direcionando assim as atitudes, de modo que sejam identificadas aquelas que são aceitáveis ou inaceitáveis.
O Direito positivado é o conjunto de normas que pautam a conduta social humana, prevendo uma sanção para sua violação. A lei não obriga o indivíduo a nada, no entanto, ao descumpri-la, há sanções previstas. O mesmo ocorre com a moral, que sendo “violada” gera consequências sociais ao indivíduo.
Apesar de haver entendimentos de que o Direito está totalmente inserido no campo da moral, para o professor Miguel Reale isso nem sempre ocorre. Ele entende que há casos pertencentes ao Direito que não estão incluídos no conceito de moral, ou por ser contra a mesma em si, ou por ser alheia ou indiferente a ela. Exemplificando, em um contrato de sociedade em que se haja a divisão equalitária de lucros, no entanto, havendo também divisão desigual de trabalho, situação aceita juridicamente, no entanto, moralmente errada. Outro exemplo são as leis de trânsito; elas são normas impostas, no entanto, alheias à moral.
Sob outro prisma tem-se o Jusnaturalismo que adota a visão de que os princípios, normas e direitos independe da vontade humana. Assim, o Direito é algo natural e anterior ao ser humano, devendo seguir o que condiz com o direito à vida, à liberdade e ao ideal de justiça.
As leis que fazem parte do jusnaturalismo são vistas como imutáveis, atemporais, invioláveis e universais. Concluindo, o Direito Natural é baseado no bom senso, sendo este pautado nos princípios da moral, ética, liberdade e equidade entre as pessoas.
Vale ressaltar que, o filósofo Friedrich Nietzsche tentou desconstruir a imagem que a sociedade tinha sobre os valores morais, pois ele acreditava que estes valores eram influenciados pela religião, o que desvalorizava a natureza animal do ser humano.
Ética deriva da palavra “ethos”, que significa caráter, modo de ser. Pode-se entender por ética como o comportamento individual baseado em um código de conduta que deve ter aplicabilidade geral. A ética é refletida para se chegar a melhor escolha, de modo que não se abale a vida em sociedade e não desrespeite a individualidade dos outros.
Há os chamados códigos de ética que são condutas de determinados grupos dentro da sociedade. Eles são distintos, dependendo do grupo a que se referem.
Há códigos de ética para cada profissão, outros que envolvem a política e a sociedade, enfim, há vários códigos de ética e cada um deles tem por objetivo orientar as ações de cada grupo.
Não há pessoas ou grupos SEM ética. O que se encontra são pessoas ou grupos éticos ou antiéticos.
Trazendo o conceito de ética aos dias atuais, temos muito o que refletir, pois existem vários discursos inflamados acerca de comportamentos antiéticos de representantes do governo, de grupos em destaque na sociedade, no entanto, não se ressalta que a ética está presente a todo momento e em todos nós. Então, ao furar uma fila, ao jogar lixo no local impróprio, ao escolher se beneficiar individualmente em detrimento da sociedade, tem-se atitudes antiéticas.
A finalidade da ética é orientar as pessoas sobre os valores e a moral e serem seguidos, evitando o caos da sociedade. A ética nos faz refletir sobre o certo ou errado, o bem e o mal, enfim, nos faz escolher o melhor caminho a seguir.
Conclusão
Moral e ética são conceito de extrema importância tanto para a vida pessoal, quanto em sociedade. Importante sempre colocar estes conceitos em prática, objetivando a integridade, justiça, ordem e crescimento.
Referências
https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/diferenca-entre-etica-moral.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ética
Gibson, Peter – Filosofia para quem não é filósofo – Universo dos Livros