O que é Crime Virtual?

28/09/2021 às 17:47
Leia nesta página:

Entenda o que é Crime Virtual, como denunciá-lo e o que fazer para garantir que seus direitos sejam cumpridos na internet. Brasília DF.

Há um bom tempo desde que o mundo digital deixou de ser parte separada da vida cotidiana, abarcando grandes partes do trabalho, da vida social, das comunicações, das compras e, é claro, de alguns aspectos negativos – e o crime virtual é parte desse espelhamento entre o mundo tradicional e o digital.

Não são raras as ocasiões em que o assunto passa por nossa vida. De brigas exaltadas em redes sociais, a grandes fraudes e prisões, o crime virtual já faz parte das ofensas legais que ocorrem diariamente na sociedade. Sendo assim, é necessário que o cidadão tenha meios de se proteger destas ofensas.

Mas o que são os crimes virtuais? Como a lei os prevê? O que fazer ao se deparar com um? Confira este artigo para ter as respostas às dúvidas mais frequentes sobre o assunto!

O que é Crime Virtual e o que a Lei diz?

Legalmente falando, nada diferencia um crime virtual de um crime realizado fora dos meios digitais. Isso não significa dizer, no entanto, que eles não existam. Pelo contrário: significa que tudo aquilo que é considerado um crime no mundo analógico, é crime quando realizado na internet.

Por isso, a lei não precisa ter um rol de crimes contra a honra na internet, por exemplo. Qualquer situação de calúnia, injúria ou difamação da vida comum também são configuradas assim na vida digital. O mesmo vale para fraudes, extorsões ou disponibilização de produtos ilegais.

Com isso esclarecido, a resposta resumida para “O que é um crime virtual?” é: tudo aquilo que já é crime, mas se realiza no mundo digital!

Quais são os tipos de crime virtual?

Há várias maneiras de se dividir os tipos de crime virtual. Em geral, a maneira mais eficiente é dividir entre aqueles de interesse de ação privada ou pública.

Crimes virtuais cujo interesse de ação seja privado, são aqueles em que a denúncia deve ser feita por quem o sofreu. O exemplo clássico é o dos crimes contra a honra, especialmente comuns na internet. São os casos de difamação, calúnia ou injúria que aconteçam em redes sociais, aplicativos de comunicação ou fóruns, por exemplo.

Já os crimes virtuais em que o interesse é público, são aqueles em que o Estado tem o dever de agir sempre que o encontrar. É o caso de fraudes, disponibilização de conteúdo ilegal, apologia a crimes, e outros crimes de natureza pública.

Ambos tipos devem ser sempre denunciados pelas vítimas, mas os públicos independem de que a vítima queira prosseguir com um processo para que ele ocorra.

Como denunciar um Crime Virtual?

A forma correta de denunciar um crime virtual é por um Boletim de Ocorrência, junto à delegacia de polícia, ou no site da polícia, que já disponibiliza a possibilidade de realiza-lo de forma digital.

A denúncia pode ser realizada pela própria vítima, ou por alguém que tenha constatado o crime, mas sempre é recomendável que seja instruída por um advogado(a), de forma a torna-la o mais eficiente possível.

Como o Advogado por me ajudar?

A sua contratação é muito recomendável. No entanto, o prosseguimento do processo contra o criminoso necessariamente exigirá um profissional representando a vítima, salvo nos casos em que se utilize a defensoria pública.

Mesmo assim, o papel do cliente não acaba na contratação de seu representante. Crimes virtuais quase sempre precisam ser provados de forma documental, ou seja, registros de que aquilo efetivamente aconteceu.

Por isso, o mais recomendado é que assim que o ato for constatado, a pessoa entre em contato imediato com seu advogado, para entender o que deve ser registrado, copiado e salvo, de forma a não perder provas que podem fazer toda a diferença no processo!

 

Precisa de uma consultoria especializada?
Ligue agora e Agende uma reunião! Nossa equipe de Advogados Especialistas está à disposição para melhor te atender

Sobre o autor
Galvão & Silva Advocacia

O escritório Galvão & Silva Advocacia presta serviços jurídicos em várias áreas do Direito, tendo uma equipe devidamente especializada e apta a trabalhar desde questões mais simples, até casos complexos, que exigem o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Nossa carteira de clientes compreende um grupo diversificado, o que nos força a ter uma equipe multidisciplinar, que atua em diversos segmentos, priorizando a ética em suas relações e a constante busca pela excelência na qualidade dos serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos