Prescrição eletrônica no Brasil

O que é e como funciona

30/09/2021 às 09:18
Leia nesta página:

A prescrição electronica no Brasil foi criada em 2020 como forma de ajudar a previnir a dissipação do coronavirus. Este artigo traz como se aplica, as regras, e para o que é utilizada, bem como as leis que foram criadas a respeito.

Por muitos anos a prescrição médica no Brasil foi exercida usando um receituário médico, caneta e carimbo do profissional. Através desse método, muitas dúvidas surgiram nas farmácias em relação à dosagem e a correta prescrição que o profissional de saúde planejou para cada paciente. Rasuras, nomes ilegíveis e informações incompletas atrasavam o processo e poderiam até colocar a vida do paciente em risco por criar ambiguidade. 

Com a pandemia da Covid-19, o Brasil viu-se frente a necessidade de modificar esse processo, pois a teleconsulta se tornou tangível no sistema de saúde brasileiro. O Ministério da Saúde, em 20 de março de 2020, publicou a Portaria MS/GM n° 467, que autorizou a prática, em caráter excepcional e temporário, da telemedicina. Com atendimentos online, a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames acompanharam essa mudança repentina no sistema, sendo criado a prescrição eletrônica, uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF) que permite o envio de receita pelo profissional de saúde, em arquivo PDF, tanto para o paciente como diretamente para a farmácia. 

Alguns pontos e requerimentos são obrigatórios para que seja emitida uma prescrição eletrônica:

  • O médico deve possuir um certificado digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) para assinar as receitas; De acordo com a lei no 14.063, de 23 de setembro de 2020, dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos, em atos de pessoas jurídicas e em questões de saúde e sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos. 

  • Utilização do “Validador de documentos digitais em saúde” a fim de validar a autenticidade das receitas. 

  • Os medicamentos pertencentes às classes de antibióticos e medicamentos controlados tais como os ansiolíticos, os antidepressivos, os anticonvulsivantes, os antipsicóticos e os controladores de hormônios são os únicos, até o momento, que podem ser prescritos eletronicamente. 

  • Os profissionais de saúde não são obrigados por lei a efetuar a prescrição eletrônica, bem como as farmácias as quais não possuem autonomia para verificar online a veracidade e autenticidade das receitas. 

pesar de o Conselho Federal de Medicina disponibilizar online alguns modelos para as receitas, há algumas distinções em cada estado devido aos conselhos regionais por solicitarem diferentes ferramentas tais como a presença de QR code nas receitas, por exemplo. 

Receita digital vs. Prescrição eletrônica

A receita digital e a prescrição eletrônica não são a mesma coisa. A receita digital é um documento eletrônico que possui a foto da receita impressa. Esse tipo de receita contém os mesmos dados da receita impressa, porém falha no aspecto da veracidade e integridade comprovada.  Por outro lado, a prescrição eletrônica leva a assinatura eletrônica do profissional (regulada pelos órgãos competentes) e garante a autenticidade das prescrições. 

Documentos médicos gerados eletronicamente

Além da prescrição de medicamentos controlados eletronicamente, outros documentos gerados por profissionais da saúde tais como atestado médico, relatório médico e solicitação de exames também podem ser disponibilizados de maneira eletrônica. Através disso, uma redução significativa de contato físico é atingida, além de atuar de forma coletiva no combate da disseminação do coronavírus e prezar pela vida humana. 

Referências:

Receita Digital: entenda o que é, como funciona e como validar. (2020, July 22). Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. 

Prescrição Eletrônica. (2020). Conselho Federal de Medicina. 

Sobre a autora
Doctoranytime

O doctoranytime é uma plataforma online que conecta através da tecnologia profissionais da saude a pacientes, proporciona opções para agendamento online, teleconsultas e gerenciamento de consultório em uma única plataforma. Temos a missão de informar e promover saúde em todo o Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Este texto foi criado como forma de informar a respeito das prescrições eletrônicas no Brasil.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos