Requisitos para que o contrato tenha validade

04/10/2021 às 19:02
Leia nesta página:

saiba o conceito de contrato e quais os requisitos mínimos para que ele tenha validade

Resumo

O objetivo do presente trabalho consite em compreender o conceito de contrato, adquirir um breve conhecimento das diversas epécies de contratos e por fim compreender quais os requisitos para que um contrato tenha validade.

palavras chaves

contrato; relações jurídicas 

Conceito de contrato

o contrato e as relações jurídicas dele decorrentes, as obrigações, são o elemento dinâ-mico do direito patrimonial, tendo por objetivo a cooperação das pessoas, por meio da prestação de serviços, e a circulação dos bens econômicos.  

O contrato é o acordo de vontades contrapostas para o fim de criar, modificar ou extinguir relações jurídicas, podendo uma das partes exigir da outra uma prestação específica. É a figura-símbolo da igualdade formal dos sujeitos jurídicos e constitui-se na fonte principal das obrigações, restrita, porém, a liberdade de contratar aos limites decorrentes da função social do contrato, isto é, a sua eficácia em face de terceiros (CC, art. 421). Sua respectiva disciplina orienta-se pelos princípios da autonomia privada, do consensualismo, da força obrigatória, da boa-fé, da relatividade dos efeitos, do equilíbrio econômico e da função social.

Espécies de contrato

Quanto às suas espécies, o Código Civil disciplina os seguintes contratos: compra e venda, troca ou permuta, contrato estimatório, doação, locação de coisas, prestação de serviço, empreitada, empréstimo, comodato, mútuo, depósito, mandato, comissão, agência e distribuição, corretagem, transporte, seguro, constituição de renda, jogo e aposta, fiança, transação, compromisso e sociedade.

Requisitos para que o contrato tenha validade

⦁ As partes serem capazes, ou seja: os contratantes devem ter capacidade civil para agirem em seu próprio nome, praticando atos da vida civil (artigo 5, CC/2002 ), ou estarem devidamente representados ou assistidos. 

⦁ Haver um objeto licito: O objeto do contrato não pode ser vedado por lei, sendo portanto lícito, tem que ser realizável, faticamente possível, e delimitado quanto ao seu conteúdo, ou ao menos passível de ser delimitado (artigo 104 e incisos CC/2002 ).

⦁ Forma prescrita em lei, a forma da contratação, se escrita ou verbal, se por meio de escritura pública ou por instrumento particular, deve ser adequada ao que a lei estabelece. Não pode ser uma forma proibida, nem uma forma diversa daquela que a lei impõe para uma determinada espécie de contrato.

Conclusão

Conforme descrito no texto acima, o contrato tem como principal objetivo gerar obrigações para as partes, o mesmo possui com base no código civil diversas espécies, sendo assim o contrato está presente em todas as relações humanas na sociedade, por conta disso, é de sulma importância que se saiba quais os requisitos que são necessários para que um contrato tenha validade perante a lei, como citado a cima, para que o mesmo tenha validade é necessário que, as partes sejam capazes, haja objeto licito e por fi,m que seja prescrito em lei.

Bibliografia

Livro Direito Civil- 10° edição- Francisco Amaral;

site Escola Livre de Direito

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos