Humanização nas empresas

Importância e benefícios

07/10/2021 às 15:17

Resumo:


  • A humanização nas empresas visa melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, investindo em ambientes de trabalho modernos e descontraídos.

  • Os benefícios da humanização incluem aumento do engajamento e fidelização dos funcionários, melhora do clima organizacional e redução do turnover.

  • Empresas como Google, Microsoft e Facebook são exemplos de organizações que aplicam a humanização, oferecendo ambientes colaborativos e estimulantes para seus colaboradores.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

A humanização nas empresas vem ganhando cada vez mais popularidade entre as pequenas e grandes instituições, mostrando-se uma prática indispensável que oferece um grande retorno de curto a médio prazo,

Humanização nas empresas: importância e benefícios.

Com a ascensão de novos ramos e áreas de atividade tecnológicas que chamam atenção por aplicar modelos de negócio mais flexíveis, focados na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

A ideia de se compor um ambiente de trabalho moderno e evoluído parte em confronto ao clichê de escritório “cinzento” de décadas atrás, que mais lembravam um mausoléu.

Assim, cresceu a ideia de inserir elementos lúdicos no ambiente de trabalho, como videogames, salas de relaxamento, incentivo para levar animais de estimação para lhe fazer companhia, entre outros meios.

O resultado de todo esse investimento é garantido, com um ambiente descontraído e divertido, teremos um profissional feliz e energizado, pronto para produzir mais e enfrentar os desafios diários.

É sobre isso que irei tratar no texto a seguir.

O que é humanização nas empresas?

Humanização nas empresas é um conceito moderno baseado em medidas que elevam a satisfação do trabalhador, contribuindo para ambientes colaborativos e harmônicos.

Essa ideia parte da premissa de que o consciente humano do profissional é o recurso de maior importância para qualquer empresa. Investir na motivação do funcionário, tornando seu período de trabalho leve e satisfatório, é o maior remédio para doenças potencialmente ocasionadas pelos excessos profissionais. Investir na motivação de seus funcionários agrega benefícios para investidores, líderes, clientes e para os próprios empregados.

Para exemplificar, trago a definição concisa citada no artigo “Empresa Humanizada: a organização necessária e possível”, escrito pelos especialistas em Administração Sylvia Constant Vergara e Paulo Durval Branco:

“Entende por empresa humanizada aquela que, voltada para seus funcionários e/ou para o ambiente, agrega outros valores que não somente a maximização do retorno para os acionistas.”

Para promover essa valorização dos empregados, as organizações costumam adotar iniciativas que contribuem para: Melhorar a qualidade de vida e de trabalho, Construir relações mais democráticas e justas, Mitigar as desigualdades e diferenças de raça, sexo ou credo e fomentar o desenvolvimento e crescimento das pessoas.

Para tanto, é preciso conhecer os pontos de convergência entre os valores e missão da companhia e os desejos do cliente interno, investindo em práticas que alinhem esses pontos.

O que é o conceito de humanização?

O conceito de humanização está ligado à valorização das pessoas e das equipes, exaltando características como compaixão, benevolência e empatia.

Essa dinâmica aplicada passa a combater ao princípio da busca pelo lucro a todo o custo sejam eles colaboradores ou clientes externos. Quando os gestores apostam nesse conceito, ele marca presença na cultura empresarial, com efeitos sobre os valores, relacionamentos e interações.

O objetivo é construir relações em que todos ganham. O empregado ganha aperfeiçoamento e crescimento profissional, a empresa ganha um colaborador mais dedicado, comprometido e realizado e o cliente ou consumidor ganha maior atenção no atendimento, agilidade e foco na solução de problemas.

Por fim, a sociedade ganha com organizações mais produtivas, que colaboram com a formação de cidadãos saudáveis e satisfeitos.

O que é humanização no ambiente de trabalho?

Humanização no ambiente de trabalho é feita com a aplicação desse conceito moderno no dia a dia das empresas.

Significa, de forma resumida, investir em ações e ferramentas que aumentem o bem-estar do colaborador, fazendo os profissionais se sentirem acolhidos durante sua rotina.

Um ambiente de trabalho humanizado reúne condições dignas, confortáveis e divertidas para aliviar o estresse e a pressão por resultados. No aspecto físico, esse local atende aos requisitos básicos de organização, ou seja, um ambiente limpo, arejado, em temperatura e iluminação agradáveis, proporcionando um conforto ao empregado.

Sobre a Segurança do trabalho

Outro fator importante é a aplicação devida das normas de segurança e saúde do trabalho, mantendo os empregados protegidos de acidentes, contaminações e doenças desencadeadas pela exposição a agentes químicos físicos e biológicos.

Há, ainda, uma aposta na prevenção, através do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI, quando necessário), medidas de proteção coletiva e adaptações ergonômicas para deixar os postos de trabalho confortáveis, evitando dores nas costas, por exemplo.

A importância do acompanhamento psicológico.

Assim como é importante a aplicabilidade das normas de segurança do trabalho, é de extrema importância o acompanhamento psicológico dos funcionários. Neste conceito moderno de humanização, é indicado o acompanhamento dos profissionais por meio de terapia psicológica.

O acompanhamento pode ser feito tanto com profissionais de psicologia terceirizados, como também, dentro da empresa por psicólogos contratados para tornar este acompanhamento mais acessível para todos os colaboradores.

O bem-estar de qualquer trabalhador se estende ao campo psíquico, isso não é nenhuma novidade. Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de prevenir o adoecimento devido ao estresse, sobrecarga, assédio moral, metas inatingíveis, cobrança excessiva e clima organizacional pesado.

Para tanto, funcionários de todos os setores devem ter espaço para se expressar diretamente aos seus superiores sugerindo melhorias, oferecendo e recebendo feedbacks.

Com todo esse acompanhamento, e troca de informações, torna-se viável a aplicação do conceito de humanização configurando sua funcionalidade para cada tipo de profissional.

Bullying entre colaboradores.

O Bullying é um ato de violência física e/ou psicológica, promovido de uma pessoa ou grupo para um individuo.

Na área profissional estes atos podem ocorrer com sinônimos de “brincadeira” tornando algo repetitivo e constrangedor para a vitima. Seja por aspectos físicos, crenças, orientação sexual, entre outros.

Um ambiente profissional em que se propaga a pratica de Bullying acaba consequentemente se tornando um ambiente pesado. Não só para vitima, mas para os causadores desta pratica, pois muitas das vezes o resultado deste importuno é o rompimento de contrato dos colaboradores, tanto do causador quanto da vitima.

Para evitar esta pratica entre os colaboradores à empresa pode proporcionar o acompanhamento de palestras educativas de como se comportar diante de tal situação. Além disso, será bem-vinda a distribuição de cartazes educativos, propagando a empatia entre os colaboradores.

Quais são os principais benefícios de uma empresa humanizada?

O conceito de humanização aplicado deverá agregar diversos benefícios à empresa, dependendo da estratégia, do nível de alinhamento às aspirações dos funcionários e de sua inclusão.

Divulgado em 2019, o levantamento Empresas Humanizadas evidenciou que essas organizações geram 225% mais engajamento entre os funcionários, e 240% maior fidelização de clientes. Entre os principais benefícios, abaixo detalho algumas das vantagens que estão por trás desses números:

Ambiente colaborativo

Ninguém gostaria de trabalhar em um ambiente onde é constantemente oprimido e cobrado. A maneira com a qual o profissional será tratado, diretamente influenciará no seu rendimento profissional, muitas das vezes gerando desmotivação.

O processo de humanização reverte esse cenário, valorizando a colaboração como um dos pilares para alcançar os objetivos.

Melhora do clima organizacional

Se existe colaboração, a tendência é que o clima corporativo prospere, pois os colegas passam a se enxergar como companheiros, e não competidores, evitando a disputa de egos entre os colegas.

Redução do turnover

Turnover é o termo que descreve a taxa de rotatividade dentro da organização.

Quando essa taxa é alta, há grande impacto nas finanças da companhia, que precisa arcar frequentemente com despesas de recrutamento, seleção, demissões e treinamento de novos empregados.

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Mas a aposta na humanização é capaz de mudar isso, pois oferece motivos para que os profissionais permaneçam e façam carreira na empresa.

Por isso, estratégias de humanização costumam resultar na retenção de talentos, respondendo a um dos maiores desafios para os profissionais de Recursos Humanos e gestão.

Aumento da produtividade e eficiência

Uma equipe motivada tem o potencial de inovar, encontrando soluções diferentes que elevam a eficiência. Em outras palavras, eles produzem resultados melhores com menores gastos, sejam financeiros, de tempo, de matéria-prima ou outros.

Diminuição do Absenteísmo e Presenteísmo.

Absenteísmo e presenteísmo são fenômenos que prejudicam a qualidade do trabalho e a produtividade dos colaboradores, com efeitos para equipes e empresas.

No Absenteísmo, o funcionário passa a se ausentar fisicamente do local de trabalho por doença, condições degradantes, problemas de relacionamento, pressão demasiada, entre outros fatores. A fim de se proteger, o empregado recorre a atrasos e faltas constantes, que acabam comprometendo ainda mais suas entregas, iniciando um ciclo de quedas na produtividade.

Já no Presenteísmo, o empregado não chega a faltar, no entanto, aparece doente e exausto no trabalho, o que impede que execute suas tarefas de forma satisfatória. Esses males podem ser combatidos com a humanização, pois essa dinâmica ajuda a corrigir práticas com impacto adverso na saúde física e mental dos funcionários.

Exemplos aplicados da humanização

As maiores empresas do mundo têm enraizadas em seus conceitos a humanização do trabalho, entre elas: Google, Microsoft, Facebook, entre outras empresas.

Os escritórios das gigantescas empresas de tecnologia estimulam a criatividade e o bem-estar de seus colaborares ao inserir plantas, cores e espaços de lazer para os funcionários, como mesas de pebolim, mesa de sinuca, consoles, entre outras atividades de entretenimento.

Também é comum proporcionar a autonomia dos colaboradores, que podem escolher onde vão trabalhar para aumentar a produtividade. Se precisarem de concentração, podem ir para pequenas salas fechadas. Se estiverem desenvolvendo novas ideias, podem trabalhar em pufes, poltronas ou na varanda, por exemplo.

Além dos espaços de jogos e áreas harmonizadas dedicadas aos profissionais, é comum que haja espaços dedicados aos cuidados com os pets, proporcionando a possibilidade dos colaboradores levarem os seus “bichinhos” para um divertido dia de trabalho. Afinal, qual a maneira mais fácil de relaxar que não seja ao lado do seu maior companheiro.

Não tão distante de nossa realidade, estive visitando a empresa Aragão & Souza Metais, uma pequena empresa do ramo de comercio de metais não ferrosos, e que faz uso do conceito de Humanização do Trabalho.

A pequena empresa, recém-fundada, oferece a seus colaboradores área de jogos com televisão e console jogos de tabuleiro e um espaço com pufes de descanso.

O fundador da empresa Mauricio Aragão buscou referencias em empresas como Google e Microsoft para desenvolver o conceito de humanização de sua empresa. Embora seja uma empresa pequena do ramo de comercio, ela faz uso deste conceito e aplica a sua rotina as praticas de humanização. O resultado é satisfatório para os funcionários, como diz o Auxiliar de Vendas Eduardo Ramos:

“O clima em nosso escritório é leve, temos liberdade para trabalhar tanto nas mesas quanto descansados ao Puff, temos uma sala de jogos que podemos acessa-la a qualquer momento do dia para nosso lazer e também para aliviar o estresse”. Concluiu.

Segundo o diretor Mauricio Aragão, a evolução de seus funcionários é impressionante, tanto no profissional quanto nas relações pessoais. A taxa de faltas e atrasos praticamente não existe na Aragão & Souza Metais, exceto para os imprevistos, como por exemplo, o transito caótico da cidade de São Paulo, onde se encontra localizada a empresa.

Conclusão

A humanização nas empresas é um requisito para melhorar os ambientes de trabalho, a produtividade e conquistar a lealdade dos colaboradores e clientes. Por isso, empresas de sucesso estão investindo cada vez mais nessa estratégia, e pode ter certeza que o retorno é garantido.

Metade dos trabalhadores Brasileiros passa mais tempo em seus empregos, do que no aconchego do lar. Então nada mais eficiente que tornar o ambiente de trabalho um lugar confortável para o desenvolvimento de suas atividades.

Além do conforto, que por sinal é algo muito importante, gostaria de ressaltar o acompanhamento psicológico de todos os colaboradores. Afinal, uma cabeça saudável é essencial para o desenvolvimento de profissionais qualificados e empresas desenvolvidas.

Sobre o autor
Lucas Icaro Lopes Malaquias

7º SEMESTRE – NOTURNO

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Centro Universitário e Colégio Carlos Drummond de Andrade - Campus Penha I Curso de Direito - 7º semestre. Matéria: Direito do Trabalho - Prof. Gleibe Pretti.

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