A língua portuguesa surgiu na Galícia (Espanha)

Língua portuguesa

10/10/2021 às 11:48
Leia nesta página:

Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

Em todos os aspectos, fonética, morfologia, léxico e sintaxe, a língua portuguesa é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica do latim vulgar trazido por colonos romanos no Século III a.C., com influências menores de outros idiomas e com um marcado substrato céltico.

O Latim é oriundo da região do Lácio, em Roma, e deu origem às chamadas línguas românicas. O latim foi durante mil anos a língua franca, ou seja, a língua usada por pessoas de diferentes regiões e nacionalidades do mundo para se comunicar algo como o inglês é hoje. É considerado o ancestral de uma série de línguas modernas, como o italiano, o francês, o espanhol e até mesmo o português.

Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas. A partir daí, o latim entra em contato com as línguas desses lugares e começa a se modificar.

Séculos mais tarde, a partir de 409 d.C., povos germânicos também chegam na Península e causam novas modificações no idioma. Isso demora, mais ou menos, 300 anos até que invadem a região os povos árabes e mais mudanças aparecem.

Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

Galícia, Comunidade autônoma da Espanha; situada no noroeste do país; tendo como cidade mais importante e capital Santiago de Compostela. A Galícia também é conhecida como Galízia. Situada no noroeste da Península Ibérica, ocupa uma parte do território histórico da antiga Galécia e do Reino da Galiza.

A língua portuguesa é originária do latim vulgar. O português é resultado da transformação do latim vulgar (uma das variantes da língua romana) e do galego (falado na província da Galícia - hoje em território espanhol). Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego).

Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500. Os jesuítas foram os responsáveis por difundir a língua portuguesa no Brasil, mas em 1759 eles foram expulsos e o português se tornou a língua oficial do Brasil.

Fases do português: Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa. Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI. Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII. Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.

O português é, atualmente, a língua oficial de nove países: Brasil; Portugal; Angola; Moçambique; Cabo Verde; Timor-Leste; Guiné-Bissau; Guiné Equatorial; São Tomé e Príncipe.

Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.

A língua portuguesa somam mais de 260 milhões de pessoas em nove países que têm o idioma como oficial. Trata-se do quinto mais usado no mundo, o terceiro no Ocidente e o primeiro no Hemisfério Sul.

 

Referências bibliográficas

BUENO, Joaquim Silveira. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2000.

CÂMARA JR., Joaquim Matoso. História e estrutura da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Padrão, 1979.

ILARI, Rodolfo. Linguística românica. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1997.

TERSARIOL, Alpheu. Biblioteca da língua portuguesa. 7ª ed. São Paulo: Lisa, 1968.

Sobre o autor
Benigno Núñez Novo

Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília (SP), mestre em ciências da educação pela Universidad Autónoma de Asunción, especialista em educação: área de concentração: ensino pela Faculdade Piauiense, especialista em direitos humanos pelo EDUCAMUNDO, especialista em tutoria em educação a distância pelo EDUCAMUNDO, especialista em auditoria governamental pelo EDUCAMUNDO e bacharel em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessor de gabinete de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos