Aposentadoria da pessoa com deficiência.

14/10/2021 às 08:48
Leia nesta página:

Tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência o trabalhador que exerceu atividade remunerada na condição de deficiente.

Tem direito à aposentadoria da pessoa com deficiência o trabalhador que exerceu atividade remunerada na condição de deficiente. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas conforme consta do art. 2° da lei complementar n° 124. Por sua vez, a deficiência, a depender do grau, pode ser leve, média e gravem, sendo esse grau de deficiência que vai determinar quem tem esse direito e se poderá aposentar-se mais cedo ou não. Para aferição do grau de deficiência, o segurado, necessariamente, deve ser submetido a uma perícia a ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

São duas as espécies de aposentadoria da pessoa com deficiência: aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo de contribuição. A aposentadoria por tempo de contribuição é devida ao segurado empregado, inclusive o doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual e facultativo: I – aos vinte e cinco anos de tempo de contribuição na condição de pessoa com deficiência, se homem, e vinte anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência grave; II – aos vinte e nove anos de tempo de contribuição na condição de pessoa com deficiência, se homem, e vinte e quatro anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência moderada; e   III – aos trinta e três anos de tempo de contribuição na condição de pessoa com deficiência, se homem, e vinte e oito anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência leve. Em todo caso, deve, ainda, o segurado cumprir o requisito da carência, equivalente a 180 (cento e oitenta) meses e o valor da renda mensal corresponderá à 100%(cem por cento) da média obtida.  Já a aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, é devida ao segurado que, cumprida a carência, completar sessenta anos de idade, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade, se mulher e a renda mensal inicial corresponderá a 70% (setenta por cento) mais 1% (um por cento) do salário de benefício por grupo de 12 (doze) contribuições mensais até o máximo de 30% (trinta por cento).

Os requisitos da aposentadoria da pessoa com deficiência em nada mudou com a reforma da Previdência Social, porém, o artigo 32 e o artigo 70-J, ambos do Decreto nº 3.048/1999 (alterado pelo Decreto nº 10.410/2020), dispõem que a renda mensal inicial das duas modalidades de aposentadoria da pessoa com deficiência no Regime Geral da Previdência Social – RGPS (por tempo de contribuição ou por idade) será calculada com base na média aritmética simples de todos os salários de contribuição (100%) existentes a partir de julho de 1994 ou desde o início da contribuição, se posterior a essa competência, conforme regra trazida pela Emenda Constitucional nº 103/2019, e não mais a determinada pelo artigo 29 da Lei nº 8.213/91 (80% (oitenta por cento) das maiores contribuições).

Em todo caso, é muito importante dizer que antes de fazer qualquer requerimento administrativo o segurado procure um advogado de sua confiança para que ele possa esclarecer eventuais dúvidas e receber orientações quanto ao melhor benefício a receber.

Sobre a autora
Edilene Pereira de Andrade

Bacharel em Direito pela Universidade Uninove (2009-2013);

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos