Algumas vezes me questionei sobre qual seria a importância da disciplina filosofia do direito, e de que forma seria aplicada no dia a dia de um estudante ou de um profissional do Direito.
Qual seria seu papel, contribuição e objetivo.
E faz repensar e questionar o próprio conhecimento proposto pela doutrina.
Já que aos olhos de um acadêmico como esse que escreve, a filosofia se aplica no modo moral, ética, política e jurídica.
É a capacidade de problematizar o que a outros olhos estão resolvidos, questionar razões, é argumentar algo que está resolvido por concreto. E que não pode ser vista de forma pejorativa, como se fosse uma forma de criar obstáculos para o desenvolvimento do direito. E exatamente o oposto disso, é instigar o direito a evoluir.
Respeitando princípios e costumes, buscando conceitos já que no mundo a diversidade impera! E cada com sua realidade jurídica, praticando de forma que haja maior lucidez ao utiliza-lo. E como ter um olhar amplo da realidade humana, levar em conta sua origem, cultura, história. Trata-se de relacionar sua realidade aos dos outros.
Filosofia do direito vai além, é a forma utilizada para demostrar fragilidades para aqueles, que demonstra sempre credibilidade.
Portanto a filosofia do direito, propõe a nós estudantes ir além, ver o que não é visto, tocar o intocável, questionar, debater e dialogar.
Assim como respeitar valores, contra valores, motivos, ideologias e interesses.
https:/ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-100/finalidades-da-filosofia-do-direito/
https://www.youtube.com/watch?v=xyu8EbF4t5s