Infoprodutos, marketing digital e contratos: como proteger minha empresa.

Proteção para negócios digitais

03/11/2021 às 17:17
Leia nesta página:

Proteção para negócios digitais: contrato

 

No mundo digital de hoje, não se fala em outra coisa lançamento, semente, 6 em 7 e infoprodutos. Nada mais do que nomenclaturas utilizadas no marketing digital, o qual movimenta bilhões e que encontrou no cenário vivenciado no ano de 2020 o seu apogeu e evidencia que existe dinheiro na mesa, para ser recolhido pelos que melhor utilizarem as estratégias de venda.

A nova economia, esta movimentando o mercado brasileiro e possibilitando nova forma de auferir renda e construir novos negócios, essa é a promessa do digital e seus embaixadores, que prometem um oceano azul de oportunidades.

Nesse universo digital, surgiram figuras que causam muitas dúvidas aos que se encontram fora desse universo, vamos entender quais são:

Expert ou especialista é o profissional que possui o conhecimento técnico e que irá converter seu conhecimento em um produto, mediante aplicação de estratégias de marketing. É detentor de audiência, que ele esta vinculado e que provavelmente irá adquirir seus serviços e produtos;

Coprodutor é aquele que possui o conhecimento em estratégias de marketing, métricas, não necessariamente irá desempenhar as funções de gestor de tráfego, copy, design, dependerá do que foi estabelecido e conhecimento do mesmo. Podemos entender esse profissional como o estrategista do lançamento;

Gestor de Tráfego, é o profissional que possui conhecimento e estratégias a nível de divulgação em mídias digitais de campanhas publicitárias, os famosos anúncios, que serão direcionados ao público pretendido.

Copywriter, é o profissional que escreve de modo comercial, para conversão de palavras em dinheiro. Lembre-se dos e-mails de campanhas, são direcionados e bem elaborados, buscam mostrar a você como aquele produto ou serviço irá atender suas expectativas, pautando-se no desejo ou outro formato que é definido mediante a estratégia aplicada pela equipe;

Esses serviços podem ser prestados por um profissional, uma equipe e até mesmo uma agência, aplicando alguma estratégia para que este produto venha a ser comercializado, ao que chamamos de lançamento. O lançamento possui formatos diferentes, ou seja técnicas de marketing, nos formatos de: semente, relâmpago, sete dias, perpétuo, dentre outros.

 

Antes de firmar uma parceria, qual cuidado devo possuir?

 

Se você é o expert, ou seja o profissional que possui o conhecimento, desenvolveu seu produto, como um curso, livro, e-book, mentoria, é necessário que entenda que a a propriedade intelectual é amparada por lei.

A obra, desenvolvida pelo profissional ou em conjunto, deve ser protegida, apesar de legislação, é importante adoção de mecanismos eficientes, pois ao efetuar a publicização ou comercializar, existe a possibilidade de surgirem cópias, comercialização indevida. Acredite, ainda que não possua um alcance e grande público, está passível de ocorrer e prevenir irá não só lhe proteger, mas estar respaldado até mesmo para buscar seus direitos na via legal (via judicial).

Logo, é importante que sua obra possua registro, no caso de livros, periódicos, revista, e-book, apostila, é imprescindível o Registro ISBN. ISBN é o número identificador de uma obra, não se limitando ao Brasil, neste registro constará o número da edição, autores, data e demais detalhes relevantes.

O Registro Autoral, que é o meio de registrar e demonstrar autenticidade, trazendo mecanismos de prova a sua obra intelectual, é garantir meios de proteção.

Vai lançar um curso? É possível proceder com o registro do mesmo, aumentando os mecanismos de proteção.

Lembre-se, se desenvolveu um método ele não é registrável, contudo, ao direcionar em material especifico, obras e cursos, você estará garantido meio de exercer o direito autoral.

Registro de marca:o registro é efetuado junto ao INPI, é o único meio de se tornar dono da marca que utiliza, pois o @ em rede social não o torna dono, tampouco possuir um CNPJ, nome fantasia ou ainda domínio de site.

No registro, poderá ser registrado a marca do produto ou serviço, por exemplo:

Você possui uma conta em mídia social, com dezenas de seguidores, vai lançar seu produto. O @ do seu perfil possui um nome diferente, é a sua marca boraserdiferente seu produto será um curso, com material de educação alimentar, que você criou com o nome de VT50: Vida transformada em 50 dias.

Veja, trata-se de duas marcas e ainda que o seu próprio nome fosse a sua marca, caberia o registro, assim como Bianca Andrade (Boca Rosa), Fenty (Rihaana) e tantos outros que registraram o próprio nome como marca, você pode!

 

Como firmar essa parceria com profissionais?

 

Toda parceria implica em riscos, neste cenário virtual não é exceção, sendo necessário adoção do contrato, pois é o único meio de proteção em caso da parceria não funcionar e garantia do cumprimento das obrigações de cada profissional.

Entenda, o contrato não é uma garantia de que não haverá problemas ou ainda que os envolvidos possam tomar atitudes contrárias ao combinado. Contudo, ele é o único meio de dar força ao que estabelecido, é a proteção.

Um contrato deve ir de encontro ao que foi negociado, não é incomum que o acordo venha a ser estabelecido com base no percentual de vendas, mas as cláusulas devem ser claras, bem como não é obrigatório que o valor entre coprodutor e expert venha a ser de 50/50, cada caso é um caso.

A negociação é uma fase de extrema relevância, pois o contrato seguirá o que foi estabelecido, bem como irá estabelecer as condições para o cumprimento das obrigações de todos os envolvidos, até mesmo em relação ao expert que foge de suas obrigações, ou outros personagens, infelizmente ocorre.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O contrato deve conter a correta identificação dos envolvidos, meios de contato e até mesmo inclusão de identificação de mídias sociais, prazo de cumprimento, responsabilidades, valores, formas de fim do vínculo, sigilo e demais condições que se fizerem necessárias. Esse documento não deve ser negligenciado, utilizar um simples modelo ou o mesmo para obrigações completamente distintas poderá comprometer todo o negócio.

O contrato deve ser claro quanto à existência ou de vínculo de emprego (depende do formato de negócio), bem como estipular o que será efetuado nas fases de:

*pré lançamento;

*lançamento;

*pós lançamento;

Cada fase engloba aos envolvidos obrigações distintas, sendo importante estabelecer o que será cumprido em cada etapa, para o bom relacionamento das partes, bem como entregáveis, se haverá exclusividade no lançamento do produto, ou ainda estipulação de quem é o detentor do formato do produto, se produtos similares poderão ser lançados, deve estar claro em contrato.

Saiba, o trabalho no online é um negócio, ser influenciador é ser empresário, expert possui um negócio, encare dessa forma e negocie com profissionalismo e dimensione os riscos, para não amargar prejuízos ou danos decorrentes de uma parceria ruim.

 

Proteção de dados:

 

Dados são as informações que identificam um indivíduo, muito comum na coleta de leads informações como e-mail, nome e telefone, essas informações devem ser tratadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Proteção de Dados abrange a forma que o dado será tratado, práticas de compartilhamento de dados e direitos dos titular dos dados, ou seja, a pessoa física precisam ser revistas, sob pena de possibilidade de perder o banco de dados.

É importante estabelecer até mesmo em contrato quem será o controlador dos dados, se é um caso de controladores em conjunto, ou ainda o operador, essas etapas são realizadas mediante um profissional que possua conhecimento técnico, pois a análise deve ser minuciosa e de acordo com a finalidade prevista em lei.

Essa temática não pode ser negligenciada, pois engloba a necessidade de adoção de procedimentos que garantam que os potenciais clientes possam exercer seus direitos, ou ainda na relação contratual estabelecer as obrigações do tratamento e coleta dessas informações entre expert e agência, ou entre coprodutor, acessos aos dados e meios de segurança, bem garantir segurança para que efetue o seu trabalho.

A proteção de dados não veio para impedir que você exerça sua atividade profissional, mas veio regulamentar a forma de ofertar o seu serviço com maior responsabilidade.

O mercado de infoprodutos, online, permite inúmeras possibilidades, mas lembre-se que o seu negócio é uma empresa e cuidados devem ser tomados e riscos calculados, com segurança e estratégia você irá caminhar com crescimento.

 

Conclusão:

 

O cenário de criar um negócio digital do absoluto zero já é uma realidade, mas exige que você busque fazer uso de todas as ferramentas legais disponíveis para o crescimento do negócio e não se esqueça antes de contatar um profissional para compartilhar a ideia de eventual parceria e possua receio de que utilizem sua ideia com outro profissional, faça uso de um NDA - Acordo de confidencialidade, para segurança jurídica no caso de um problema.

 

E então, gostou do conteúdo? Conhece alguém que precisa ler este conteúdo?

 

Compartilhe este post com ele. Você pode ajudar a planejar um negócio que cresce.

Agora, para finalizar, vou deixar 5 conteúdos para você ficar craque em estruturar a sua empresa com estratégia:

 

Infoprodutos, como proteger o seu negócio antes de aplicar fórmula de lançamento.

Influenciador digital: o que você precisa saber ao contratar.

Lei de Proteção de Dados: entenda o que muda principais pontos para adequar a sua empresa.

Registro de Marca: importância e Riscos de Não proteger a sua marca

 

Você precisa de um Termo de Autorização do Uso de Imagem e Voz, para os fins comerciais.

 

Até a próxima.

Você me encontra:

Site: www.albertacci.com.br

Instagram: @lauraalbertacci

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos