O que é Blockchain? Uma explicação rápida e simples

17/11/2021 às 19:39
Leia nesta página:

Esta tecnologia consiste em um programa de computador que faz duas coisas: Verificação rápida de integridade de dados, aliada a sua correção com base em replicadores dos mesmos dados. Com isso gera imutabilidade dos dados, não permitindo a modificação do seu conteúdo.

Explicando melhor, a cada novo bloco de dados, pega-se uma impressão digital do bloco anterior e grava-se junto com esta nova informação, fazendo um "encadeamento de blocos" (origem do termo blockchain). Isso facilita a verificação de modificações no seu conjunto de dados, afinal, se mudar um o resto não "se encaixa".  

Depois, se for detectada alguma corrupção nos dados, aciona-se os replicadores para se obter a informação original do bloco. Neste caso, há uma verificação de consenso onde a maioria dos replicadores diz quais dados realmente deveriam estar nos blocos alterados.

É importante citar que a imutabilidade digital já existia antes, entretanto dependia de uma autoridade central confiável que garantisse as informações. A Blockchain permitiu a criação de confiança dividindo a autoridade entre replicadores que precisam ter interesses divergentes, do contrário, pode haver um conluio para modificação dos dados.

Esta tecnologia permitiu a criação de relações de confianças sem a dependência da autoridade central do estado em algumas situações, ou mesmo a criação de grupos menores, gerenciando informações privadas com a autoridade compartilhada sobre elas.

Provavelmente haverão muitos usos para a Blockchain no futuro, mas até então os casos mais validados desta tecnologia são:

  • A criação de um "objeto digital", ou seja, algo que não possa ser duplicado e que haja uma ligação de posse, como por exemplo criptomoedas, NFT, diversos títulos privados, o case de uso no BNDES e outros;

  • Gestão conjunta de informações em um livro razão comum, como a Blockchain entre bancos da Febraban para realização de transações financeiras interbancárias, monitoramento de eventos na cadeias de suprimento (supply chain) e a gestão conjunta de patentes na União Europeia;

  • Geração de prova de integridade e anterioridade de dados, comprovando que um material não foi modificado a partir de uma determinada data. O que pode ajudar na verificação da autenticidade de documentos, desde que atendidas as condições que citarei em seguida.

Porém, nem toda toda Blockchain é segura. Sua segurança depende absolutamente do interesse divergente dos replicadores. Nas redes públicas isto é obtido a partir da quantidade de replicadores, enquanto nas privadas restringe-se o acesso a somente alguns atores com um bom argumento para evitar o conluio. Nas públicas ainda há a possibilidade da criação de "replicadores falsos", que podem tentar assumir o controle da rede através do ataque de maioria. Mas no final, será tão segura o quanto houver divergências entre os replicadores.

Outro ponto está no seu uso para gestão conjunta de informações ou autenticação de documentos, onde a Blockchain não faz juízo de valor sobre a informação que lhe é inserida. Ou seja, aceita qualquer tipo de informação, seja falsa ou verdadeira.  

Por isso é importante que hajam processos anteriores que gerem uma informação confiável, para somente depois serem "congeladas" com a tecnologia. Neste cenário, a Blockchain pode atuar como um item de segurança que facilite a verificação de autenticidade desde que tenha sido realizada por um emissor confiável, que por sua vez, executou procedimentos adequados para gerar uma informação também confiável antes do seu registro com a tecnologia.

Podemos fazer uma analogia com o selo holográfico usado pelos tabeliães. Neste exemplo o tabelião é um emissor confiável, que também gera um documento confiável através de procedimentos adequados, para depois usar o selo com o objetivo de facilitar a verificação de sua autoria e autenticidade. Ou seja, o selo só faz uma parte do trabalho, sendo útil ao facilitar a verificação posterior do documento de forma mais rápida.

Estes problemas citados não tiram o valor da tecnologia e sua inovação, mas sim indicam os cenários mais adequados e quais os benefícios que ela efetivamente entrega. Há muito o que se inovar a partir da Blockchain e uma visão mais clara irá trazer soluções mais confiáveis.

No próximo artigo explicarei os Smart Contracts.

Veja outros artigos:

A Blockchain permite provas digitais confiáveis?

Discussão sobre a cadeia de custódia da PROVA DIGITAL

Autor do artigo:

Alexandre Munhoz - Founder Verifact 100 Startups to Watch 2021 | Designer de inovação (BIZ+DEV+DESIGN) | CTO | Mentor | Professor de pós graduação | Design Thinker | UX |

Sobre o autor
Verifact Tecnologia

A Verifact é uma renomada empresa especializada em tecnologia para coleta de provas digitais. Com uma ampla experiência no campo forense e no contexto jurídico, a Verifact desenvolveu uma plataforma inovadora que permite a captura técnica de conteúdos da internet, fornecendo evidências confiáveis e relevantes para uso em processos judiciais. Através de parcerias estratégicas com órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública, a Verifact se estabeleceu como uma referência na área, oferecendo soluções ágeis e eficientes para coleta e preservação de provas digitais. A tecnologia da Verifact é baseada em princípios forenses e na cadeia de custódia, garantindo a integridade e a validade das provas coletadas. Sua plataforma permite registrar detalhes técnicos, contexto e origem dos conteúdos, superando as limitações dos prints de tela comumente utilizados. Com um histórico de sucesso e aceitação nas três instâncias do judiciário, a Verifact tem sido amplamente adotada por órgãos públicos, grandes empresas e escritórios de advocacia. Seu compromisso em fornecer evidências digitais confiáveis e irrefutáveis fortalece a justiça e contribui para a resolução eficiente de conflitos no mundo digital. A solução tecnológica da Verifact está disponível para todos os players do meio jurídico, abrangendo órgãos públicos, empresas, escritórios de advocacia e até mesmo pessoas físicas que se envolvem em conflitos onde a internet desempenha um papel crucial na comprovação dos fatos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos