13° SALÁRIO : TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

23/11/2021 às 20:11
Leia nesta página:

NOME DO ALUNO : NELSON LEITE JUNIOR

NOME DO PROFESSOR : GLEIBE

RESUMO :

Criado em 1962, foi um enorme alivio a todos empregados com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores.

Podendo receber em duas parcelas : a primeira entre 1° fevereiro e 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro. Seu cálculo é feito pela divisão da remuneração por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados.

.DESENVOLVIMENTO :

O funcionário que por ocasião sair de férias poderá receber 1 primeira parcela do 13° assim como a extinção do contrato de trabalho e os que trabalharem a partir de 15 dias, já os funcionários dispensados por justa causa não terão direito a seu recebimento.Quando da data de recebimento das parcelas do 13° cair em dias de finais de semanas e feriados o empregador deverá antecipar seu pagamento.Sendo por ordem o empregador não será obrigado a pagar todos os funcionários no mesmo mês, desde que respeite o prazo legal entre fevereiro e novembro.

Após inúmeros debates o então deputado federal Aarão Steinbruch, entrou na pauta o seu projeto para votação da Câmara dos deputados em 11/12/1961, sendo aprovado de forma definitiva e sua forma original em 13/07/1962.

Sancionada em julho de 2017, a reforma trabalhista sequer alterou algum ponto relacionado ao 13° salário.

Também conhecido como gratificação natalina o auxilio representava um costume, baseado em caridade em vários países como Portugal, México, Argentina, Uruguai, Espanha e Itália.

CONCLUSÃO :

De reconhecimento nacional o 13° salário proporcionado a todos os trabalhadores com carteira assinada, faz com que esta gratificação ajude a aliviar o orçamento doméstico ao final de ano.

Podendo receber em duas parcelas : a primeira entre 1° fevereiro e 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro. Seu cálculo é feito pela divisão da remuneração por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados.

Sobre o autor
Nelson Leite Júnior

Estudante de direito do 6° Semestre

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos