O contribuinte do IPTU é sempre o proprietário

Leia nesta página:

De acordo com a Lei do Inquilinato, o dono de um imóvel pode incluir no contrato de locação uma cláusula dizendo que o inquilino deverá pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) junto a outras despesas, como aluguel e condomínio. Contudo, o Código Tributário Nacional diz que o IPTU é um imposto que se refere a propriedades.

Portanto, o responsável final pelo pagamento é o dono da propriedade e não quem aluga. O contribuinte do IPTU é sempre o proprietário. A lei prevê que ele é o principal devedor do imposto, ainda que tenha ficado estabelecido no contrato de locação que o inquilino pagaria.

Dessa forma, nos casos em que as partes decidam que o inquilino irá pagar o IPTU, é interessante o proprietário conferir na prefeitura municipal se o IPTU está sendo pago regularmente pelo inquilino, para evitar prejuízos.

Por fim, cabe ressaltar o atual posicionamento do Tribunal de Justiça de São Paulo que decidiu que o IPTU cabia aos locatários, no caso concreto, em razão do contrato estabelecido entre as partes:

Vistos. Dispensado o relatório. Recurso inominado. Ação de cobrança de valores relacionados a IPTU. Contrato de locação no qual os recorrentes figuraram como fiadores. Sentença de procedência. Locatários que utilizaram para fins comerciais imóvel destinado a residência, ensejando o lançamento de diferenças de IPTU por parte do Município. Tributo cujo pagamento cabia aos locatários ou aos fiadores, por força contratual e diante da renúncia ao benefício de ordem, respectivamente. Ilegitimidade passiva e prescrição não verificadas. Decisão mantida por seus próprios e jurídicos fundamentos, nos termos do artigo 46 da Lei n.º 9.009/95. Recurso desprovido. (TJSP - Acórdão Recurso Inominado 1020619-62.2016.8.26.0554, Relator(a): Des. Daniel Serpentino, data de julgamento: 25/01/2018, data de publicação: 28/01/2018, 4ª Turma Recursal Cível).

Sobre o autor
Rafael Alves Ferreira de Godoy

Advogado (OAB/SP nº 461.174), expert em advocacia Cível. Pós Graduado em Direito Processual Civil (EBRADI). Atualmente, proprietário e advogado do escritório Ferreira & Godoy Advogados, atuante no Direito Imobiliário, Consumidor, dentre outras áreas cíveis.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos