A diferença entre recuperação judicial e extrajudicial

30/11/2021 às 22:03
Leia nesta página:

Antes de descrever as diferenças entre a Recuperação Judicial e Recuperação Extrajudicial, vale ressaltar que ambas só podem ser pleiteadas por empresários ou sociedade empresária devidamente registrada na junta comercial há mais de 2 anos. A recuperação extrajudicial nada mais é do que um acordo prévio entre o devedor e os seus credores, onde os mesmos aderem o plano de recuperação. Caso a unanimidade venha aderir, a recuperação extrajudicial produz efeitos mesmo sem a homologação do juiz, porém se apenas 3/5 de cada classe de credores aderirem ao plano, para que possa produzir efeitos deverá ser homologada pelo juiz.


1- Judicial

Nesse tipo de recuperação, o Poder Judiciário auxilia as instituições por meio da lei 11.101 de 2005, conhecida como Lei da Falência e Recuperação de Empresas. A norma busca viabilizar a superação da crise econômica do devedor ao permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, bem como o estímulo à atividade econômica.

Os principais requisitos para ser contemplado com essa lei são:

  • ter atividades regulares há mais de dois anos;

  • não ter falido;

  • em caso de falência, desde que esteja declarada como extinta, por sentença transitada em julgado;

  • não ter concessão de recuperação judicial há, pelo menos, cinco anos;

  • não ter concessão de recuperação judicial com base no plano especial há, pelo menos, oito anos;

  • não ter sofrido nenhum tipo de condenação ou não ter, como administrador ou sócio, pessoa (s) condenada (s) por crimes previstos/relacionados pela lei de falência.



Processo

O plano de recuperação da empresa deverá ser apresentado pela organização no prazo de 60 dias, a partir da publicação da decisão judicial. A instituição ficará em recuperação até cumprir as obrigações previstas no plano, que tem validade de dois anos a partir da concessão. Caso haja descumprimento de qualquer obrigação planejada no decorrer desse período, a recuperação é cancelada.

A lei também atende microempresas e empresas de pequeno porte. As organizações precisam apresentar um plano especial de recuperação judicial afirmando suas intenções em petição inicial. No entanto, o pedido não suspende o curso da prescrição das ações e execuções por créditos não abrangidos.


2- Extrajudicial


Essa recuperação trata-se de uma renegociação das dívidas empresariais, fora das vias judiciais. Com esse benefício, o empresário pode negociar diretamente com seus credores e elaborar um acordo que poderá ou não ser homologado pelo juiz.

O compromisso não pode incluir titulares de créditos de natureza tributária, derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidente do trabalho. Também não contempla pagamento antecipado de dívidas e tratamento desfavorável aos credores. Feito o acordo, o cumprimento se torna obrigatório para todas as partes.

Esse plano de recuperação não abrange os créditos trabalhistas decorrentes de dívidas com garantia fiduciária, arrendamento mercantil e compra e venda de bem como contrato de câmbio.


A diferença entre as duas alternativas legais que visam evitar a falência:


1) Quem já obteve uma recuperação judicial, para pedir novamente uma recuperação judicial deve esperar o prazo de 5 anos. Na extrajudicial apenas 2 anos.

2) A recuperação judicial pode abranger credores trabalhistas e de acidente de trabalho. A extrajudicial não pode abranger credores trabalhistas e de acidente de trabalho.

3) A simples distribuição do pedido de recuperação judicial depois da distribuição gera dois efeitos:
3.1 o devedor não poderá mais alienar bens do seu ativo permanente, salvo com autorização do juiz.
3.2 o pedido de falência, ou seja, a ação em andamento é suspensa.
Diferente disso, a recuperação extra judicial não produz nenhum desses efeitos, pois nesse caso, o devedor poderá vender seus bens mesmo sem ordem expressa do juiz; se houver um pedido de falência em andamento, a recuperação extrajudicial não suspende a ação de falência.

4) O despacho de processamento da recuperação judicial, ou seja, quando o juiz recebe a petição inicial e manda prosseguir o processo, o mesmo suspende as ações de execuções e prescrições contra o devedor por 180 dias, já na recuperação extrajudicial não há essa suspensão.

5) Se o plano prevê uma venda do estabelecimento empresarial (trespasse), na recuperação judicial via de regra, o adquirente dos bens (vale para falência também) não será sucessor nas dívidas existentes. Na recuperação extrajudicial quem adquire os bens, responderá pelas dívidas.

6) Caso o juiz  de ofício rejeitar o plano de recuperação judicial, o mesmo deve decretar falência. Já na recuperação extrajudicial se o juiz não homologar não será decretada a falência.

7) Depois que foi concedida a recuperação judicial, se posteriormente o juiz decretar a falência, extingue a novação gerada pelo plano, dessa forma, o devedor volta a dever aquilo que devia antes do plano. Já na recuperação extrajudicial, se ela foi homologada e depois posteriormente foi decretada a falência, a novação não é cancelada, o devedor continua devendo aquilo que consta no plano.


Vantagens

Os principais incentivos da recuperação extrajudicial são a celeridade e o custo mais acessível do que os da recuperação judicial. Com menos burocracia, as pequenas, médias e grandes empresas e os credores privados (como instituições financeiras e fornecedores) passam a ter uma maior comodidade na superação da crise.

Em ambos os casos é interessante contar com a assessoria contínua de um escritório de advocacia especializado na área, para que sejam resolvidas as dúvidas jurídicas que surgirem ao longo da etapa e preservados os direitos e deveres da empresa.






REFERÊNCIAS:

ARMANDO, J. N. Falência de Contribuinte Promovida pelo Fisco, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Revista Jurídiia da Proiuradoria Geral da Fazenda Estadual. Minas Gerais, n. 20, out./dez. 1995, pp. 15 e ss.

BRASIL. Lei que regula a reiuperação judiiial, a extrajudiiial e a falêniia do empresário e da soiiedade empresária. 2005. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2005/lei/l11101.htm. Acesso em 30 nov 2021.

BRASIL. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Apelação nº 10s0s1975.-61.20s19.8.26.0s491. Disponível em https://esaj.tjsp.jus.br. Acesso em 30 nov 2021.

COELHO, Fábio Ulhoa. Comentários à Lei de Falêniia e de Reiuperação de empresas. 11. ed. revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

MACHADO, H de B. Curso de Direito Tributário. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2003.

Melo, Jairo George. Entenda a diferença entre recuperação judicial e extrajudicial
Disponível em: <https://jairoegeorgemeloadvogados.jusbrasil.com.br/noticias/223806568/entenda-a-diferenca-entre-recuperacao-judicial-e-extrajudicial> Acesso em 30 nov 2021.

MENDONÇA, J. X. C. de. Tratado de direito iomeriial brasileiro. v. VII, Parte I, n. 89. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1954, p. 157.

Sobre o autor
Robinson Lino Gonçalves

Robinson é Bacharel em Direito pela Faculdade IMMES, Bacharel em Marketing pela Faculdade Estácio e atualmente atua no setor jurídico no escritório Gorni Advocacia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos