Aviso prévio no Brasil

02/12/2021 às 01:50
Leia nesta página:

RESUMO:

O presente artigo pretende explicitar o conceito de aviso prévio, sob a perspectiva das relações de trabalho, seguindo os pressupostos fundamentais que alicerçam o Direito do Trabalho. Vale destacar que não existe apenas um tipo de aviso prévio, é ele quem garante uma segurança para ambas as partes; funcionário e empresa, em caso de rescisão de contrato. Entretanto, dependendo de algumas decisões, nem sempre o aviso prévio será cumprido da mesma forma. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) traz direitos e também deveres que empregados e empregadores precisam necessariamente cumprir, em meio a relação de trabalho. Um dos itens previstos na legislação é o aviso prévio, valendo para todos os contratos de trabalho por tempo indeterminado. Não importando a função ou profissão exercida pelo empregado. O aviso prévio é uma obrigação legal prevista na CLT e que deve acontecer 30 dias antes da data de encerramento da relação de trabalho.

INTRODUÇÃO

Esse artigo aborda sobre o aviso prévio como direito trabalhista previsto em lei e que deve ser respeitado pelas empresas. Tal importância define alguns critérios que norteiam a jornada do empregado no trabalho, como por exemplo, a demissão sem justa causa.

O que é aviso prévio? Aviso prévio é um período de dias corridos antes do desligamento oficial de um empregado. Segundo a CLT, o prazo é de 30 dias seguidos. Mas, em alguns casos, depende do tempo que o profissional trabalhou na empresa.

De forma geral, o aviso prévio, pode ser solicitado por ambas as partes: empregado e empregador, é um direito, uma espécie de segurança, uma garantia para a empresa, para que a mesma tenha tempo para substituir o profissional. Apontaremos neste artigo o que a lei aborda sobre o assunto e as mudanças que porventura tenham surgido após a Reforma Trabalhista.

COMO SE CARACTERIZA O AVISO PRÉVIO NA PRÁTICA

Segundo a Lei Nº 12.506, O aviso prévio é válido para todos os empregados que possuem um ano em regime de contratação CLT, funcionando da seguinte forma:

O empregado irá cumprir esse prazo, trabalhando ou ser dispensado imediatamente, mediante o pagamento de multa.

É importante destacar que ambos as partes têm o direito da quebra do vínculo trabalhista quando assim o desejar. Contudo é de suma importância que o desligamento seja informado com antecedência, para que ambos tenham a possibilidade de se organizar.

TIPOS DE AVISO PRÉVIO

De acordo com as condições que levaram a finalização do contrato, o aviso prévio pode aparecer de diferentes formas, dentre eles três tipos podem ser seguidos pelas empresas.

  • AVISO PRÉVIO TRABALHADO.

  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO.

  • AVISO PRÉVIO CUMPRIDO EM CASA.

AVISO PRÉVIO TRABALHADO.

Como o próprio nome já supõe, aviso prévio trabalhado é aquele em que o colaborador cumpre os 30 dias mínimos de notificação de encerramento do contrato trabalhando na empresa, acrescidos dos dias do aviso prévio proporcional. É possível ser realizado o aviso prévio trabalhado, desde que a empresa e/ou o colaborador assim desejem. Durante esse período, o funcionário vai receber seu salário normalmente, até o dia da sua rescisão contratual, efetivando suas obrigações e, se necessário treinar o profissional que virá substituí-lo. Destacando que geralmente a empresa é quem acaba tomando essa decisão sobre o cumprimento do aviso prévio trabalhado.

AVISO PRÉVIO INDENIZADO

Ocorre quando o empregado pede demissão ou a própria empresa solicita a finalização do contrato, o empregado pode ser dispensado de cumprir o aviso prévio. É uma decisão que só pode ser tomada apenas pelo empregador. O funcionário dispensado não precisa cumprir o período do aviso prévio, mas receberá o valor referente ao período o qual teria que cumprir trabalhando.

Se o empregado optar por não cumprir o aviso prévio trabalhado, é ele quem terá que indenizar a empresa com o valor de um salário. Isso acontece, quando o profissional tem uma nova oportunidade de emprego e não tem a possibilidade de cumprir o aviso prévio. Destarte, o salário será descontado dos outros direitos do trabalhador, na rescisão do contrato.

AVISO PRÉVIO CUMPRIDO EM CASA

Ocorre quando a empresa determina que o empregado venha cumprir o aviso prévio, mas que a carga horária seja realizada em modelo home office, ou seja em casa. Não haverá diferença ou redução salarial, nem dos demais direitos do profissional, caso a empresa opte pelo cumprimento do aviso em casa. O objetivo é evitar constrangimento tanto para o profissional quanto para a empresa, principalmente se a demissão partiu da empresa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebe-se assim que, o aviso prévio é um importante direito previsto nas leis trabalhistas a fim de defender os interesses de ambas as partes, tanto do trabalhador quanto da empresa. Dessa forma, o prazo de 30 a 90 dias permite um tempo maior para organizar o que for necessário, além de possibilitar que ambas as partes sejam beneficiadas.

Por um lado as empresas têm tempo para encontrar um novo empregado e os profissionais têm a oportunidade de um novo emprego, com a possibilidade de certa segurança financeira de aquisição de um salário integral.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Vale destacar sobretudo, que o aviso prévio não é obrigatório, tendo opção do trabalhador ou da empresa para realizar o cumprimento do mesmo, ou optar por arcar com as consequências, vigentes em Lei.

Destarte, embora haja atualizações na legislação trabalhista, o aviso prévio continua sendo um direito do funcionário e um dever do empregador em todo o Brasil.

Percebe-se assim que, mesmo com a possibilidade de acordo entre as partes, o aviso prévio continua protegendo as relações trabalhistas.

REFERÊNCIAS

DELGADO, Maurício Godinho. Capitalismo, trabalho e emprego: entre o paradigma da destruição e os caminhos da reconstrução. São Paulo: LTr, 2005.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 18. ed. São Paulo: LTr, 2019.

JORGE NETO, F. Ferreira. Direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

PIPEK, Arnaldo; DUTRA Alexandre Lauria; MAGANO, Isabella. Reforma trabalhista. São Paulo: Blucher, 2017.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos