Criar um negócio é um desafio. Vamos ser honestos que abrir uma empresa e trabalhar para o seu negócio crescer demanda uma série de decisões que devem ser tomadas.
2021 foi um ano de crescimento do mercado digital, apesar de todo o contexto que vivemos no ano de 2020 foram abertas 3.359.750 empresas no país, a pandemia antecipou o mercado digital em torno de 5 anos.
Veja, apenas 275 mil pedidos de registro de marca foram efetuados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), os números não batem, pois com o crescimento do número de empresas crescem também o número de concorrentes e de cópias.
Sou completamente a favor do crescimento de empresas em nosso país, mas infelizmente a desinformação quanto aos cuidados para proteção da marca que escolheram é uma realidade e isso frustra sonhos e deixam empresas vulneráveis.
Noto um padrão que é necessário desmistificar em relação ao uso da marca:
· Acreditar que ao abrir o CNPJ com o nome escolhido é ser dono da marca;
· Acreditar que ao possuir um @ em mídia social com a marca escolhida o torna dono;
· Adquirir o domínio do seu site com a marca escolhida e acreditar ser suficiente.
Nenhuma dessas ações o tornará dono da marca que escolheu utilizar, tornar-se dono da marca só é possível mediante o registro de marca efetuado no INPI.
MARCA
Uma marca é aquilo que identifica o seu produto ou seu negócio dos demais, é a forma pela qual os seus clientes vão chamá-lo e se identificam.
Quando você não possui uma marca definida, não possui identidade.
VOCÊ PODE PERDER A SUA MARCA
Ao não registrar a sua marca, você não é dono do nome que escolheu e esta sujeito a se deparar com a concorrência utilizando esse nome ou ainda receber uma notificação informando que esta impedido de usar a marca, pois ela pertence à outra pessoa.
Você já imaginou esse cenário?
Perder o nome que escolheu?
Além do estresse com a situação, perder os valores gastos com marketing e publicidade, gastos com uniforme ou produtos, não ser reconhecido por seu público? Sem mencionar todo o seu prejuízo financeiro?
A perda da identidade?
Saber que tudo isso poderia ser evitado, você poderia ser dono da sua marca e possuir exclusividade do nome escolhido, o registro é proteção.
BENEFICÍOS DE REGISTRAR A MARCA QUE USA
É provável que não tenham contado a você da necessidade de registrar a sua marca ou seu logotipo, mas essa é a única forma de você possuir:
-
· Exclusividade no nome escolhido;
-
· Ser dono da sua marca;
-
· Você poderá franquear a marca;
-
· Negociar e até mesmo vender a sua marca;
-
· Não perder aporte financeiro, pois é requisito ser dono da marca.
Eu quero que você possua as ferramentas necessárias para crescer o seu negócio e impedir cópias da sua marca ou seu produto.
Quer saber mais a respeito? Vamos conversar
Abraço,
Laura Albertacci.
Você me encontra no Instagram @lauraalbertacci e
Separei quatro artigos que vão explicar o tema.
Não registre a sua marca antes de analisar estes pontos.
Se você não registra a sua marca, ela não é sua.
Direitos autorais: contrato de licença e meios de proteção da sua obra.