Com a Usucapião Extrajudicial teremos Escritura e Registro de Imóvel em nosso nome?

16/01/2022 às 12:08
Leia nesta página:

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - para quem ainda não sabe - é o procedimento que é realizado diretamente nos Cartórios Extrajudiciais (Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis) e, tal como o Processo Judicial, regulariza situações já consolidadas envolvendo a propriedade de imóveis, desde que preenchidos os requisitos legais.

Uma espécie de Usucapião (e temos várias, com requisitos variados) é aquela do art. 1.238 do Código Civil - Usucapião Extraordinária, que pode exigir 15 (quinze) ou 10 (dez) anos:

"Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Parágrafo único. O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se-á a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo."

Como alerta toda a doutrina especializada no assunto, efetivamente tendo preenchido os requisitos da modalidade preenchida A USUCAPIÃO JÁ ACONTECE, o DIREITO NASCE - independentemente de qualquer medida judicial ou extrajudicial.

Aparentemente um paradoxo, porém, temos que a adoção do procedimento judicial ou extrajudicial servirá sim para dar CERTEZA e, portanto, SEGURANÇA JURÍDICA aos envolvidos já que enquanto tal não for feito permanecerá o Registro Imobiliário (e também outros cadastros, como o da Municipalidade) ainda desatualizados. Na verdade a regularização imobiliária por completo, através da USUCAPIÃO conferirá, por importante, o condão da DISPONIBILIDADE, da OPONIBILIDADE e da PUBLICIDADE aos usucapientes.

A realização do procedimento, portanto, não dá para os interessados uma "ESCRITURA" porém assenta no Registro Público - a nova TITULARIDADE - e sim, confere CERTEZA e SEGURANÇA JURÍDICA - desdobrando, consequentemente em favor do novo PROPRIETÁRIO todos os demais DIREITOS E DEVERES que decorrem da existência da propriedade imobiliária.

A jurisprudência da Corte Superior é sólida:

"RECURSO ESPECIAL. CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. (...). TÍTULO DE PROPRIEDADE. SENTENÇA DE USUCAPIÃO. NATUREZA JURÍDICA (DECLARATÓRIA). FORMA DE AQUISIÇÃO ORIGINÁRIA. FINALIDADE DO REGISTRO NO CARTÓRIO DE IMÓVEIS. PUBLICIDADE E DIREITO DE DISPOR DO USUCAPIENTE. RECURSO DESPROVIDO. (...). 2. A usucapião é modo originário de aquisição da propriedade; ou seja, não há transferência de domínio ou vinculação entre o proprietário anterior e o usucapiente. 3. A sentença proferida no processo de usucapião (art. 941 do CPC) possui natureza MERAMENTE DECLARATÓRIA (e não constitutiva), pois APENAS RECONHECE, com oponibilidade erga omnes, um direito já existente com a posse ad usucapionem, exalando, por isso mesmo, efeitos ex tunc. O efeito retroativo da sentença se dá desde a consumação da prescrição aquisitiva. 4. O REGISTRO DA SENTENÇA DE USUCAPIÃO NO CARTÓRIO EXTRAJUDICIAL NÃO É ESSENCIAL PARA A CONSOLIDAÇÃO da propriedade imobiliária, porquanto, ao contrário do que ocorre com as aquisições derivadas de imóveis, o ato registral, em tais casos, não possui caráter constitutivo. Assim, a sentença oriunda do processo de usucapião é tão somente título para registro (arts. 945 do CPC; 550 do CC/1916; 1.241, parágrafo único, do CC/2002) - e não título constitutivo do direito do usucapiente, buscando este, com a demanda, atribuir segurança jurídica e efeitos de coisa julgada com a declaração formal de sua condição. 5. O registro da usucapião no cartório de imóveis SERVE NÃO PARA CONSTITUIR, mas para dar publicidade à aquisição originária (alertando terceiros), bem como para permitir o exercício do ius disponendi (direito de dispor), além de regularizar o próprio registro cartorial. (...)" . (REsp 118.360/SP. J. em: 16/12/2010)

Sobre o autor
Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ - OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos