Empresário x LTDA: esse erro fará você perder todo o seu patrimônio pessoal no risco do negócio

28/01/2022 às 08:58
Leia nesta página:

Talvez você já tenha dado o primeiro passo para proteger o seu patrimônio pessoal ao constituir uma Sociedade LTDA tipo societário que limita a responsabilidade da empresa ao capital social do negócio deixando o patrimônio dos sócios protegido de eventuais cobranças ou obrigações que venham atingir a sociedade.

No entanto, pode ser que você esteja acabando com toda essa proteção fornecida por esse tipo societário tão valioso para o empresário.

E isso porque você pode estar cometendo um erro clássico do empreendedor que não tem uma assessoria jurídica especializada, que é a famosa confusão patrimonial.

Quer dizer, você utiliza a conta bancária da empresa para comprar ou pagar contas e coisas pessoais ou, do mesmo modo, paga contas da empresa com sua conta bancária pessoal.

Sinto dizer que, caso esteja fazendo isso, você invalidou toda a proteção fornecida pela limitação da responsabilidade na LTDA, já que, configurada a confusão patrimonial, agora é possível a desconsideração da personalidade jurídica da empresa para atingir o patrimônio particular dos sócios ou empresário caso seja uma Sociedade Unipessoal Limitada (tipo societário que substituiu a EIRELI).

Você está exposto e o seu patrimônio em risco

Nessas circunstâncias, você está pessoalmente exposto no caso de eventuais demandas judiciais contra a empresa e, até mesmo, incentivando o surgimento dessas demandas contra a sua empresa, pois você estará muito vulnerável e a outra parte fará valer essa vantagem além de diminuir consideravelmente o seu poder de barganha no momento da resolução desses problemas seja na via judicial ou na busca por um acordo.

O Bill Gates certa vez falou o seguinte: a principal obrigação do investidor é proteger a sua confiança.

Costumo adaptar essa observação para o empresário, de modo que entendo também ser a principal obrigação do empresário defender a sua confiança, pois sem confiança você não faz absolutamente nada.

Estou dizendo isso, pois, caso você esteja cometendo o erro destacado nesse texto, você está inserido numa situação em que a sua confiança está correndo um enorme perigo.

Afinal, o seu patrimônio pessoal está exposto!

E sabemos que o próprio ato de empreendedor é definido pelo risco, então, caso algo não saia como o planejado e você tenha que iniciar novamente, você o fará

Mas isso, caso você esteja com a confiança defendida e o seu capital pessoal, certamente, o ajudará nesse recomeço.

Entretanto, se você perdeu todo o patrimônio pessoal num empreendimento mal sucedido porque você não separou CNPJ e CPF da forma adequada, após o patrimônio, a coisa seguinte a ser perdida será a sua confiança.

Portanto, insisto, defenda a sua confiança não cometendo esse tipo de erro. E como bônus, tenha o seu patrimônio protegido!

O que fazer para não cometer esse erro?

O primeiro passo agora é interromper esse modo de se relacionar com a empresa e entender que você é uma pessoa (CPF) e a empresa é tem uma existência própria (CNPJ) distinta da sua, não podendo haver qualquer confusão entre ambos.

Para isso, as retiradas de dinheiro devem ser apenas conforme definido em contrato (seja pró-labore ou distribuição de lucros) e todas, quando ocorrerem, devem ser registradas e formalizadas.

Além de jamais pagar conta da empresa na sua pessoa física e nem pagar contas pessoais com a conta da pessoa jurídica.

Fazendo isso você estará com seu patrimônio e da sua família protegidos de problemas surgidos no curso do atividade empresarial, pois a responsabilidade da empresa se manterá limitada ao capital integralizado (aquele definido no contrato social).

Espero que você tenha compreendido o ponto abordado e a importância de agir conforme as orientações destacadas.

Se restaram dúvidas ou haja a necessidade de auxílio na estruturação da sua empresa não hesite falar com um advogado especialista no assunto.


Que tal levar o conhecimento adiante? Compartilhe com seu amigo empreendedor ou sócio para que ele veja esse erro que o está colocando em perigo.

Para mais informações entre em contato!

E-mail: [email protected]

WhatsApp: (86) 9 9911-1835

Atendimento online em todo o Brasil.

Sobre o autor
Wesley Mata

Especialista em Direito Tributário Empresarial e Operações Empresariais Societárias e Tributárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos