O campo do direito abre portas para muitas profissões. Por exemplo, um advogado que queira trabalhar com uma empresa não precisa necessariamente abrir um escritório de advocacia comercial. Em vez disso, ele pode fornecer aconselhamento jurídico para a empresa. Esta é uma alternativa cada vez mais poderosa. Quem investe neste setor de negócios certamente encontrará ótimas oportunidades.
Você sabe como funciona a consultoria jurídica? Mais importante: você sabe por que as empresas procuram esse serviço? Se você é novo neste tema, fique atento, pois nos próximos parágrafos você encontrará respostas para as principais dúvidas sobre o papel da assessoria jurídica.
O que é a consultoria jurídica?
A assessoria jurídica é um serviço de auxílio. Assim, inclui o esclarecimento de questões relacionadas com a área jurídica e a prestação de informação e aconselhamento profissional. Dessa forma, as empresas que contratam assessoria jurídica tomam conhecimento de fatores importantes antes da tomada de decisão.
Portanto, o advogado não é a pessoa que atua em nome da empresa na ação. No entanto, quem fornece suporte para as questões jurídicas que enfrentam diariamente.
Quem pode prestar?
Devido à natureza desta atividade, o aconselhamento jurídico só pode ser prestado por um advogado. Não basta ser bacharel em Direito para prestar esse serviço. Você também deve estar validamente registrado na OAB. Aliás, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB chegou a se pronunciar sobre isso (E-3.279/06).
"E-3.279/06 EXERCÍCIO DA PROFISSÃO CONSULTORIA JURÍDICA PRESTADA POR BACHAREL EM DIREITO IMPOSSIBILIDADE. Não basta cursar a faculdade de direito, obter aprovação e ter expedido seu diploma ou certificado de conclusão do curso, para ser advogado. Para ser advogado é preciso estar inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. São atividades privativas de advocacia a postulação em juízo e as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídica. São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas (artigos 1o e 4o do EOAB). O bacharel em direito não pode sob qualquer hipótese prestar consultoria jurídica, que é atividade privativa da advocacia, sob pena de cometer crime de exercício ilegal da profissão (Regulamento Geral artigo 4º). V.U., em 16/02/2006, do parecer e ementa do Rel. Dr. LUIZ ANTÔNIO GAMBELLI Rev. Dr. FABIO KALIL VILELA LEITE Presidente Dr. JOÃO TEIXEIRA GRANDE." Para mais informações acesse: https://jus.com.br/
Como funciona
O primeiro ponto que devemos destacar é o caráter preventivo deste serviço. Em outras palavras, as empresas utilizam a assessoria jurídica para determinar a melhor forma de agir em determinada situação. Ou seja, para evitar ações judiciais ou sanções. Difere da propaganda tradicional, que costuma ser feita de forma mais reativa.
A assessoria jurídica pode ser um serviço contínuo ou recorrente. No entanto, também pode ser apenas um serviço único que ajuda uma empresa a resolver um problema específico. Quando uma consulta é recorrente, ela pode ser agendada de diferentes maneiras: trabalho por hora, por projeto, ou por uma taxa mensal fixa.
Como conquistar clientes
Se você é advogado e quer entrar na consultoria jurídica, precisa de um bom plano e bons argumentos para conquistar clientes. Desenvolver uma apresentação educativa pode ser uma grande ferramenta de captação. Por isso, é aconselhável explicar os principais benefícios da assessoria jurídica para a empresa. Mesmo quando e como ela deve ser contratada.
Na verdade, informar os clientes sobre seus serviços por meio de conteúdo é um dos princípios fundamentais do inbound marketing legítimo!
Em Quais setores o consultor pode atuar
O profissional poderá atuar nos mais variados setores, gerando uma infinidade de oportunidades e serviços. Dentro do mercado, os mais variado setores necessitam de consultoria jurídica, como por exemplo:
-
Setor de informática e tecnologia (startups, empresas de software, empresas de TI, etc.);
-
Indústria (empresas de fundição, metalúrgicas, reciclagem, entre outros):
-
Comércio (varejistas, atacadistas, franquias):
-
Saúde (hospitais, clínicas odontológica, clínicas estéticas);
-
Entre outros.
Maiores benefícios Da consultoria jurídica
A consultoria jurídica pode auxiliar diversos negócios de várias formas. Os modos como isso ocorre varia de acordo com algumas características da empresa, como tamanho, número de sócios e modelo de negócio. A seguir, foram listados os principais benefícios de se adquirir uma consultoria jurídica de qualidade.
-
Antecipação de riscos legais
-
Redução de Impostos e Verbas Trabalhistas
-
Atualização sobre alterações na lei
-
Preparação de defesas judiciais
-
Não comprometimento com obrigações trabalhistas
Segurança das informações prestadas
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais!
Referências: https://www.galvaoesilva.com/fique-por-dentro-das-maiores-vantagens-da-consultoria-juridica