Universo de marca: importância para seu negócio e Registro de Marca

07/03/2022 às 21:48
Leia nesta página:

O universo de marca, é construído por diversos fatores, que você verá ao longo desse artigo, elementos que conectam e proporcionam a transformação de negócios, que se for utilizado de forma estratégica permite o desenvolvimento de um posicionamento.

Esses elementos, podem ser transmitidos por meio de cores, embalagens, sons, dentre outros, mas antes de avançarmos, observe as imagens abaixo:


Você reconheceu as marcas, pelo formato da embalagem?

Apliquei em um exercício, mostrando essas imagens a um grupo de pessoas, que se surpreenderam em como a presença da marca está ao nosso redor e inconsciente.

Esse exercício, é a primeira etapa para avançarmos na experiência que uma marca pode proporcionar aos seus clientes, como pode ser visto aqui.Acesse o link para ver o vídeo.

Esse comercial da marca Rolex é belo, possui elementos que transmitem a essência da empresa, ao que ela se propõe, mas o vídeo foi além, gera emoção, sensibilidade e desejo, ao mesmo tempo ele deixa claro o público que se destina, tendo em vista o mercado de luxo. Podemos observar a presença marcante de:

  • Os acordes musicais;

  • A cor predominante, demarcando luxo;

  • O esporte, filtrando um tipo de público que era desejado criar conexão e demonstrando que apesar do esporte existe a conexão com o profissional de outros segmentos;

  • A vestimenta e o modelo comunicam.

Cada detalhe foi pensado. Uma marca jamais vai se resumir ao nome, mas é um conjunto de elementos, a construção estratégica é presente no universo de marca.

O que é o universo de marca?

São inúmeros os elementos que compõem uma marca, o universo de marca vai além de elementos visuais, sendo um conjunto de elementos verbais e não verbais, mas ele também reúne:

  •  A personalidade da sua marca;

  • Valores;

  •  Visão;

  • Missão;

  • Elementos gráficos;

  • Tom de voz.

Esses são alguns pontos, existem marcas que fazem isso de forma bem executada, que por vezes não percebemos e outras se revelam diante de nossos olhos, com estratégia, para atrair.

Quando nos deparamos com um símbolo, uma forma de embalagem, um som, cor, pode nos remeter a uma marca.

Essa estratégia existe para se inserir na vida das pessoas, estar em suas mentes, como vimos nos exemplos dados.

O que é uma marca?

A marca, é a uma representação, o ponto de contato com o cliente, se manifesta por meio de símbolos, cores, nome, logomarca e até mesmo no formato de embalagem de um produto, como por exemplo:

 (Exemplo de marcas tridimensionias, em que o formato do produto possui registro e proteção.)

Através dessa forma de identificação, ela se diferencia dos demais produtos e serviços similares ao seu, sendo possível que o cliente a reconheça por meio das demais, de forma que não existam dúvidas.

Qual a função da proteção marcaria?

A proteção para uma marca, existe para evitar práticas lesivas a quem possui um negócio, por exemplo, impedir que copiem o nome do seu negócio, seu logo, suas cores e utilizem para confundir seus clientes. Veja os exemplos abaixo:



Caso em que a marca Jeronimo, da rede Madero, que enfrenta uma batalha para impedir o registro da marca Gerônimo, que busca vender o mesmo produto, atrapalhando a comercialização de seus produtos, pois causa confusão com clientes.

A proteção de uma marca, garantes os seguintes benefícios:

  • Credibilidade perante seus clientes, sinalizando que não irão se surpreender com fraudadores do seu negócio;

  • Segurança para sua empresa, ao ser dono da marca, garante que não será impedido de usar a marca por terceiros que poderiam se tornar dono dela;

  • Exclusividade da marca em sua atuação;

  • O registro vale por 10 anos, sendo renovável por igual período.

Ao efetuar o registro de marcas, no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, aquele que a registrar se tornará o dono, auferindo para si ou sua empresa a titularidade da marca, com o registro em mãos, poderá agir em caso de cópias.

Mediante o registro, é possível buscar a proteção das cores da sua marca e até mesmo a forma de embalagem de seu produto pode ser protegida.

Eu preciso criar uma atmosfera de marca para o meu negócio?

Uma marca sólida, trabalha em todos os pontos de contato para ser reconhecida, um exemplo, imagina se Pepsi agisse da seguinte forma:

  •  Criasse comerciais apenas com pessoas de um tipo de biotipo físico e no comercial a cor predominante fosse laranja;

  • A embalagem em lata fosse o seu tradicional azul;

  • Em garrafa de vidro a cor fosse verde;

  • Em garrafa pet a cor do rótulo seria vermelha.

Você não reconheceria a marca. Ela afastaria diversos potenciais clientes, não se conectaria e se quer possuiria uma base de fãs fiéis.

A construção de todos os elementos para a sua marca, irá diferenciá-la e a tornar única.


Vale lembrar, que no Documentário a Guerra das Colas, que este comercial faz parte, é abordado a construção de marketing e marca da Pepsi. É possível observarmos que buscava o público jovem, valendo-se inclusive de comerciais com Michael Jackson, quando o mesmo era jovem, evidenciando essa busca.

Uma marca ao ser criada, precisa transmitir seus valores, sua essência, se comunicar com quem almeja e fazer uso das estratégias necessárias que a conectem aos seus clientes.

As marcas aqui apresentadas, buscaram formas de proteger o que construíram, para que não corressem o risco de serem confundidas. A confusão afasta o cliente.

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Isso nos mostra o quanto uma marca, bem construída é importante e se torna valiosa, ela ocupa um espaço em nossa mente, em nossas vidas, pensa na sua avó, ela provavelmente tem uma marca preferida de sabão em pó e nenhuma outra serve, certo?

Ela tem aquela marca de referência, sabe que atende suas necessidades e não vai mudar. É isso que todos buscam ao criar um produto ou vender serviços, alguém que lhe é fiel, um fã verdadeiro.

A marca que você usa é sua?

Investir recursos na construção da sua marca é importante, mas o fazer sem ser o real dono dela, que só é possível por meio do registro no INPI, é investir em terreno alheio, ainda incorrer no risco de uma pessoa inocente ou má intencionada efetuar o registro primeiro que você.

Possuir um CNPJ, não o torna dono da marca, tal registro refere-se a constituição da empresa e não da marca.

Ao investir em uma marca sem dono, você está comprometendo recursos financeiros e empenho, correndo o risco de amargar uma situação que pode ser evitada.

O Registro de Marca no INPI, existe para a proteção e crescimento das empresas de todos os portes, como MEI , EPP, ME, até mesmo para quem ainda não possui o CNPJ, sendo possível efetuar o registro como pessoa física.

Conclusão:

Conforme vimos nesse artigo, uma marca bem construída pode transformar a relação entre empresa e seu cliente, sendo este um segredo de grandes negócios e possível para o seu negócio.

É uma forma de proteger a sua marca e aos que lhes são preciosos, pois uma marca pode até mesmo ser vendida, ela adquire valor, ou se desejar transformar em uma franquia: é requisito possuir o registro.

Se você possui interesse em formas de proteção para seu negócio, estratégias, assessoria, entre em contato.


Artigo escrito por Laura Albertacci

Instagram: @lauraalbertacci

www.albertacci.com.br

Fontes:

Fotos das marcas de Andrew Miller.

https://albertacci.com.br/blog/universo-de-marca-importancia-para-seu-negocio-e-registro-de-marca

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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