Auxílio Doença ou Aposentadoria por Invalidez ? Qual benefício devo receber ? Quais são os Requisitos necessários ?

08/03/2022 às 14:50
Leia nesta página:

Primeiramente, é válido distinguir os dois institutos elencatos no título, visto algumas semelhanças existentes entre ambos os benefícios, como, por exemplo, a imprescindibilidade de comprovação da incapacidade laboral, ou seja, em outras palavras, é necessário que a pessoa faça comprovação de sua impossibilidade trabalhar.

Porém, o ponto crontroverso em questão, é o tempo em que a pessoa estará impedida de realizar o seu trabalho. Então, no Auxílio Doença tem-se por entendimento que o beneficiário está inápto de trabalhar por um certo período, ou seja, temporária. Agora, pois, na Aposentadoria por Invalidez é quando o beneficiário tem uma incapacidade total e permanente que impede o exercício de seu trabalho.

Então, se você recebe ou não, o Auxílio Doença, ainda sim pode requer a Aposentadoria por Invalidez, visto que o requisito está na temporariedade da incapacidade, ou seja, se permanente ou temporária. O que irá mudar é o procedimento, pois, se o INSS deferiu um Auxílio, subtende-se que fora negada a Aposentadoria, portanto sendo necessário o requerimento judicial, através de um advogado da Aposentadoria por Invalidez.

Mas você pode estar se perguntando:

Quais os Requisitos para o recebimento de Auxílio Doença ou Aposentadoria por Invalidez ?

Em síntese são três: 1. Qualidade de segurado; 2. Carência; 3. Incapacidade laboral.

O primeiro requisito é justamente o que a maioria das pessoas se questionam: Tenho direito ? Porém está não é uma pergunta que se responde facilmente, primeiro, para saber se você enquadra-se na Qualidade de Segurado, é necessário analisar se você está trabalhando, quanto tempo trabalhou ou se ficou desempregado.

O segundo requisito, de forma simples, podemos dizer que é o número mínimo de recolhimentos que você precisa ter realizado à previdência social, para ter direito a concessão de algum benefício.

Então se você contribui ou contribuia com o INSS, é possível que você consiga a concessão de um dos benefícios mas desde que a incapacidade laboral ocorreu enquanto trabalhava.

De outro modo, meso nunca ter contribuido, mas é trabalhador rural (segurado especial), por exemplo, é possível a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença desde que você consiga comprovar o labor (exercío do trabalho) e concomitantemente a Incapacidade total temporária ou permanente

Ficou com Dúvidas ?

Fale Conosco:

(98) 98870-9331 ou E-mail: [email protected]

LUCAS DE LIMA CAVALCANTE

ADVOGADO

Sobre o autor
Lucas de Lima Cavalcante

Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Especialista em Direito Constitucional e Tributário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos