Quais as consequências da cobrança indevida para uma empresa?

15/03/2022 às 11:50
Leia nesta página:

Neste artigo apresento as principais consequências legais da cobrança indevida.

A cobrança de devedores, faz parte da rotina de toda empresa que trabalha com vendas a crédito. No entanto, o empresário deve ficar atento a algumas observações que a lei determina, Isto porque porque se a empresa realiza uma cobrança de forma indevida terá prejuízos financeiros , é o que veremos a seguir.


COBRANÇA DE DÍVIDA ANTES DO VENCIMENTO

O credor que cobrar judicialmente uma dívida antes de vencida ,é obrigado a esperar o tempo que falta para o vencimento do título e será condenado a pagar custas processuais em dobro, conforme o art. 239 do Código Civil.

Ressalta-se, que ainda poderá ser condenado por litigância de má fé ,ou seja, o credor poderá ser condenado a pagar multa que será de 10% do valor corrigido da causa ,além de arcar com os honorários advocatícios e despesas que o réu efetuou, nos termos do art. 81 do Código de Processo Civil.


COBRANÇA DE DÍVIDA JÁ PAGA

Caso a empresa realize cobrança de dívida já paga , ou ainda que paga parcialmente, mas não mencione o valor já pago, será condenada a pagar o devedor o dobro do que houver cobrado, caso a dívida tenha sido paga totalmente ou o valor que está se cobrando ,caso a dívida tenha sido parcialmente paga, conforme o art. 940 do Código Civil.

Caso ainda, que poderá incorrer em litigância de má fé, e ainda poderá ser condenada a pagar as custas e honorários advocatícios. Sem prejuízo das demais penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor e em lei especial.

No entanto , caso a empresa desista da ação antes de contestada se livrará das multas prevista em lei, resguardado o direito do devedor cobrar os danos que venha haver sofrido com a cobrança, devidamente provados.

Sobre o autor
André Sales

Advogado no escritório ANDRÉ SALES ADVOGADOS ASSOCIADOS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos